Instrutor da 4Linux recebe menção honrosa no WSCAD 2018 e publica artigo no IEEE

Instrutor da 4Linux recebe menção honrosa no WSCAD 2018 e publica artigo no IEEE

Prêmio durante o WSCAD

Neste ano o XIX WSCAD aconteceu na cidade de São Paulo, no período de 01 a 03 de outubro e o nosso instrutor e consultor Leonardo Amorim, responsável pela criação do treinamento de Python and Hadoop for Data Engineering – um dos cursos lançados em 2018 pela 4Linux –  foi premiado no Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD) –  evento anual que apresenta os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos.

O artigo “A Fast Similarity Search kNN for Textual Datasets“, com autorias de Leonardo Amorim, Mateus Freitas, Paulo Silva e Wellington Martins foi selecionado dentre os 3 melhores e escolhido para menção honrosa.

Conversamos com o Leonardo Amorim e pedimos para ele nos contar um pouco mais sobre o artigo:

O artigo “A Fast Similarity Search kNN for Textual Datasets” trata da melhora de desempenho do algoritmo KNN (Os “k” vizinhos mais próximos) que tem como objetivo encontrar os “k” – documentos mais próximos dado um documento de consulta. Devido ao seu alto custo computacional, várias soluções paralelas tem sido propostas para acelerar o KNN incluindo aceleradores modernos como as GPUs.

No entanto, a maioria das propostas assumem que os dados são densos e de baixa dimensionalidade, estas condições não se aplicam a documento de texto, que é conhecido pela sua alta dimensionalidade e alta esparsidade.

Este artigo apresenta um algoritmo de granularidade fina que aplica técnica de filtragem baseada nos termos em comum mais importantes do documento de consulta usando para isto um índice invertido e sua implementação em GPU. Os resultados foram promissores alcançando um speedup de até 37 vezes.

 

Publicação de artigo no IEEE

Leonardo também teve um artigo publicado no IEEE World Congress on Computational Intelligence (IEEE WCCI) –  maior evento técnico no campo de Inteligência Computacional.

O IEEE WCCI 2018 sediou três conferências: a IJCNN 2018 (Redes Neurais Artificiais), a FUZZ-IEEE 2018 (Lógica Nebulosa) e o IEEE CEC 2018 (Computação Evolutiva) e o objetivo deste congresso é incentivar o cruzamento de ideias entre estas três grandes áreas e fornecer um fórum para intelectuais de todo o mundo discutir e apresentar seus resultados de pesquisa em Inteligência Computacional.

O evento ocorre a cada 2 anos e neste ano ocorreu entre 8 e 13 de Julho no Rio de Janeiro, os eventos anteriores ocorreram no Canadá, China e Austrália e o próximo evento está previsto para acontecer na Escócia, em 2020.

Ele também nos deu detalhes e explicou mais sobre este artigo:

A principal contribuição do artigo “A new word embedding approach to evaluate potential fixes for automated program repair” publicado na IJCNN 2018 foi propor um novo método para avaliar a qualidade de patches (ou correções) gerados automaticamente por métodos de Reparo Automatizado de Software. Para isto foi aplicado o algoritmo Word2Vec adaptado pelos autores do artigo a fim de dar uma “nota” indicando a qualidade semântica de um código-fonte que recebeu uma correção gerada automaticamente.

O Word2Vec é uma classe de algoritmos usada para verificar a similaridade entre palavras, sentenças e até documentos de textos e é muito usado em aplicações de Processamento Natural de Linguagem, ele utiliza uma Rede Neural Artificial (RNA) simples quem tem como objetivos:

(i) criar um vetor compacto para cada palavra de um vocabulário a fim de que possa ser calculada a similaridade entre duas palavras usando como métrica o cálculo de distância cosseno;
(ii) aumentar a probabilidade quando as palavras de um corpus (como, por exemplo, a Wikipedia) concorrem com muita frequência e diminuir a probabilidade quando elas não concorrem.

Com isso é possível analisar a qualidade semântica de um documento de texto que pode ser um código-fonte de um programa. Para o segundo objetivo, a RNA usa um classificador chamado Softmax.

O Word2Vec só gera como resultado os vetores compactados que representam as palavras de um texto, mas não mostra o valor de probabilidade, dada duas palavras ou tokens de um código-fonte acontecerem em uma determinada sequência.

Para obter este valor de probabilidade, o Word2Vec foi adaptado para obtê-lo a fim de compor a “nota” que diz, que um código-fonte corrigido automaticamente é natural ou não, isto é, se é próximo de uma correção gerada por um ser humano, o algoritmo Word2Vec para atingir resultados satisfatórios deve ser treinado com uma grande base de dados (Big Data) de códigos-fontes que podem ser obtidos de projetos de Software Livre.

E porque este trabalho é importante?

É importante pois a depuração de código é frequentemente uma tarefa manual e dispendiosa, alguns trabalhos recentemente apresentaram métodos automatizados de reparo de softwares com o objetivo de reduzir o tempo de depuração.

O artigo pode ser obtido em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8489079.

Leonardo Amorim foi responsável pela criação e atualmente ministra o treinamento Python and Hadoop for Data Engineering oferecido pela 4Linux. Para os interessados, no link é possível conhecer o conteúdo programático, diferencias e pré-requisitos do treinamento.

 

Anterior Palestra: DevSecOps – Entregando Softwares seguros e Compliance como Código
Próxima Como sair da "Operação Tradicional" de TI para um "ambiente DevOps" ?

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 14 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

4Linux estará presente no DevOpsDays São Paulo

4Linux patrocina evento DevOpsDays São Paulo edição 2019! No dia 10/04/2019 acontecerá o evento DevOpsDays São Paulo no hotel Century Paulista, próximo à Avenida Paulista. O evento deste ano está

Notícias

4LINUX APLICARÁ PROVAS BETA-TEST DOS NOVOS EXAMES LPI 101 e 102.

As provas “beta-test” acontecerão no dia 30/06/2018 na sede da 4Linux em São Paulo, confira abaixo os selecionados para fazerem a prova. O Linux e o mundo open source estão

Notícias

4Linux lança curso gratuito para quem quer entrar no mundo DevOps.

Iniciativa visa facilitar a entrada dos novos profissionais neste mercado que está bastante aquecido A 4Linux anunciou nesta data o lançamento do curso DevOps Essencials (cod4523 ) que será oferecido