Capacitação de 14 mil professores com LMS OpenSource em ambiente Cloud

Capacitação de 14 mil professores com LMS OpenSource em ambiente Cloud

Para capacitar mais de 14 mil professores por todo o Brasil a Instituição decidiu utilizar de uma ferramenta de LMS OpenSouce em um ambiente de Cloud com Auto-Scaling.

Cliente:

A Fundação foi criada inicialmente para planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso Vestibular de uma das maiores Universidades Públicas do Brasil. Além desta missão, desde 1988 a Fundação também realiza concursos para diversas instituições públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos governos federal, estaduais e municipais ou empresas privadas.

A necessidade do cliente.

A Fundação precisava capacitar 14 mil professores para corrigir aproximadamente 7milhões de redações do maior teste do Ensino Médio do Brasil, organizado pelo MEC. Esta capacitação tinha que acontecer em um prazo muito curto e a escolha de uma solução open source sem a necessidade de compras de licenças agilizaria o processo. O ambiente tinha que suportar picos de milhares de acesso consecutivos.

Por que o cliente escolheu o moodle em cloud?

Desde o planejamento do projeto estava claro que a utilização de uma plataforma em Cloud traria grandes benefícios, tornando viável a entrega do projeto dentro do prazo necessário – pois não haveria a necessidade de compra de servidores – e atenderia grandes demandas, pois o ambiente seria expandido de forma automática sem gerar paradas na produção.
Com a infraestrutura definida, optar pelo Moodle foi uma tarefa mais simples, uma vez que outras ferramentas de LMS precisam de licenciamento e como este projeto foi concebido para uso em demanda pontuais – com começo meio e fim em um prazo curto – e não de maneira contínua, não faria sentido fazer uma contratação de licenças para todo um ano ou um longo período se existe uma plataforma OpenSource que atende todos os objetivos do projeto e não precisa de licenciamento.

Por que a 4Linux foi escolhida?

A 4Linux possui uma vasta experiência em implementação de Moodle para ambientes críticos em cloud. O cliente optou pela Azure mas a 4Linux poderia fazer esta implementação também na AWS ou GoogleCloud) .Outro ponto que foi crucial para a escolha da 4linux era a necessidade de customização do tema e automatização de criação e matrículas de usuários. Além de atuar na parte de infraestrutura a 4Linux também oferece serviço de customização de temas e integração do Moodle com outros sistemas e com isso a 4Linux poderia atender todas as necessidades do projeto com excelência.

Quais os desafios foram vencidos durante a implantação.

O projeto foi definido para criação de cursos e capacitação de professores e estes deveriam ter entregas de tarefas em períodos específicos do dia o que poderia gerar um impacto no desempenho dos servidores. A customização dos serviços para suportar milhares de conexões consecutivas, tanto dos servidores web quanto os de banco de dados, com certeza, foi um dos principais desafios.
Outro desafio importante foi o provisionamento de instâncias do Auto Scaling, deixando-as prontas para suportar o Moodle sem que houvesse problemas ao colocá-la no Load Balance ou se a mesma fosse desligada.

Resultados obtidos pós implantação.

O gasto com a infraestrutura teve uma excelente relação custo benefício, pois parte dos servidores foram ligados automaticamente somente em momento de pico.
Todos os professores foram capacitados dentro do prazo, sem a necessidade de viagens ou encontro presenciais.
Tanto os responsáveis pela capacitação como os alunos ficaram muito satisfeitos com a experiência vivida nesta capacitação.

Anterior Descubra como a estratégia DevOps pode transformar sua empresa
Próxima Open Source: Economia e Riscos na Infraestrutura de T.I

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Treinamentos

4Linux lança novos cursos DEVOPS: Integração e Entrega Contínua e Controle de Versões com Git

A 4linux lança esta semana dois novos cursos para atender a crescente procura por profissionais que conheça as ferramentas do mundo DEVOPS. O curso Integração e Entrega Continua com Git,

Notícias

Por que aprender Python? Descubra os motivos e vantagens

Dizem que se alguém quer trabalhar no Google, o caminho mais simples é aprender Python. Será este o único motivo? De fato, a linguagem Python é intensivamente usada pelo Google.

DevOps

DevOpsDays Maringá: Evento internacional de tecnologia chega ao Paraná

Sétima edição no Brasil e a primeira a ser realizada no estado do Paraná, o DevOpsDays Maringá reunirá especialistas para expor e debater temas do mundo DevOps. O DevOpsDays terá