IA para maiores – A divisão do mundo por IA

Segundo o jornal, a IA está dividindo o mundo. É uma nova divisão digital no planeta em que apenas 32 países possuem data centers com capacidade para abrigar equipamentos de IA. Isso não é tecnologia. É poder econômico.
Estados Unidos, China e União Europeia detêm mais da metade desses centros, enquanto países em desenvolvimento como o Brasil praticamente não possuem infra estrutura local de IA.
O poder computacional de IA permite escalar negócios e levar inovação e riquezas ainda maiores para países desenvolvidos, pois o poder computacional permite treinar modelos mais inteligentes, acelerar inovações em saúde, segurança, indústria e serviço, bem como atrair talentos e gerar empregos de alta remuneração. O Brasil? Ficará ainda mais para trás.
Quem está usando qual IA de quem?
Hoje já existe uma dependência geopolítica do uso de Cloud no Brasil. Aumentará ainda mais com IA. Uma nova fuga de cérebros começa para estes países desenvolvidos.
Um data center deste custa uns 60 bilhões de dólares. O Brasil planeja investir 4 bilhões de dólares. Entende a profunda diferença?
Os melhores empregos estão e estarão lá fora, pois com a lentidão do Brasil em se preparar, não haverá tempo (se continuar nessa lentidão e com esse pouco valor a ser investido) para alcançar o mínimo necessário para competir.
Nossos governantes de Brasília não estão preocupados com a competitividade do Brasil em IA. Na verdade eles parecem ser mais americanos, pois gostam muito de comprar tecnologia dos Estados Unidos.
Estude como criar IA para não depender destes governantes brasileiros. A nossa newsletter, JedaiNews, vai apontar caminhos (já começamos com alguns).