Dia do Profissional de Informática: Conheça as datas comemorativas da área

Dia do Profissional de Informática: Conheça as datas comemorativas da área

19 de outubro: Dia do Profissional de Informática.

Faça uma busca no Google por ‘datas comemorativas’ ou ‘ hoje é dia do quê?’ ou ‘o que é comemorado no dia de hoje” e você encontrará sites especializados em fornecer uma lista do que é comemorado dia a dia durante o ano. 

As datas comemorativas revestem-se de importância por representarem o esforço de se manter vivo na memória coletiva algum acontecimento em determinada data, reconhecimento ou homenagem a uma categoria profissional. Algumas datas comemorativas são tão importantes que se tornam datas comemorativas oficiais e consequentemente  feriados para que todos pausem seus trabalhos e tenham tempo para celebrar.

Por exemplo: no dia que este artigo está sendo escrito (18 de outubro) comemora-se o dia do Pintor, do Médico, do Estivador, do Pensamento Infantil e dia de São Lucas.

Geralmente as datas comemorativas de uma profissão são definidas por algum fato que aconteceu naquela data ou para homenagear alguém que teve destaque naquela profissão. Por exemplo: o dia do médico e o dia de São Lucas caem no mesmo dia enão é por acaso: São Lucas é o padroeiro dos médicos porque ele exercia esta profissão, além de ser um dos quatro evangelistas.

Os profissionais de informática não poderiam ficar sem o seu dia e sem a suas merecidas homenagens. Por ser profissões mais novas, as datas comemorativas foram instituídas mais recentemente. Vamos conhecê-las.

Dia do Profissional de Informática – 19 de outubro

O Dia do Profissional de Informática – ou Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI) surgiu para homenagear profissionais que trabalham com softwares,  sistemas de dados e automatização de tarefas do cotidiano.

Dia da Informática – 15 de agosto

A data marca o dia em que foi apresentado o aparelho considerado o primeiro computador do mundo, o ENIAC, em 1946, nos Estados Unidos. 

Dia do Programador – 13 de setembro (ou 12 de setembro em anos bissextos)

O programador também tem um dia para chamar de seu mas possui uma particularidade: ele não tem um dia fixo pois ele é comemorado mundialmente no 256º dia do ano. Por conta disso, o dia pode variar entre o dia 12 ou 13 de setembro, dependendo se o ano for bissexto ou não. A data foi instituída na Rússia em 2009. O motivo para ser celebrado no 256º dia do ano é que: (a)  256 significa a quantidade de valores que podem ser representados com um byte de oito bits; (b) o 256 é o resultado da 8ª potência do número dois, a maior potência de 2 abaixo de 365 e ( c ) em hexadecimal, 256 é igual à ‘100’.  Coisa de nerd, não é não??  E por falar em Nerd, eles também tem uma data comemorativa.

Dia do Administrador de Sistemas – última sexta-feira de julho

O dia do Administrador de Sistemas é comemorado na última sexta-feira do mês de Julho. Esta data comemorativa foi criada pelo administrador do sistema americano Ted Kekatos. O primeiro Dia do Administrador do Sistema foi comemorado em 28 de julho de 2000. Kekatos foi inspirado a criar o dia especial por um anúncio da revista Hewlett-Packard no qual um administrador do sistema é presenteado com flores e cestas de frutas por colegas de trabalho agradecidos pela instalação de novas impressoras. Kekatos tinha acabado de fazer o mesmo serviço em seu local de trabalho.

Dia do Orgulho Nerd – 25 de maio

Nem todo nerd trabalha com informática, mas todos que trabalham com informática são meio Nerds. Concorda?  Acabou que Nerds e profissionais de informática acabaram tendo uma simbiose muito forte. O  dia 25 de maio foi escolhido  porque foi nesta data, no ano de 1977, que estreou Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. Guerra nas Estrelas é um ícone para os Nerds.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Descubra como o Elastic APM pode melhorar a performance da sua aplicação
Próxima Gerenciando custos e projetos com Kubernetes, Terraform e AWS

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Participe do Beta Test para certificação LPI na 4Linux

O Linux e o mundo open source estão em constante evolução e o LPI trabalha arduamente para garantir que os seus exames de certificação reflitam os mais recentes avanços na

Notícias

Descubra o Doode: a nova rede social para usuários de Linux

Este ano o Linux completa 20 anos de existência e justamente nesta ocasião foi anunciada uma nova rede social, focada nos usuários do GNU/Linux: o Doode. O projeto que começou como

Notícias

Descubra o Rankdone: a inovação que está revolucionando o recrutamento de RH

Os sócios da 4Linux, Rodolfo Gobbi e Marcelo Marques, lançaram um novo empreendimento fora da área de TI. Nesta entrevista eles apresentam o Rankdone. O que é o Rankdone? O Rankdone é um