Gerente brasileiro participa de atualização de provas de certificação Linux
Gerente de Desenvolvimento foi o único brasileiro participante do seleto grupo de trabalho.
As provas de certificação da Linux Foundation passam constantemente por revisões e atualizações. Em 2013, William Welter já havia participado do grupo que criou as provas de certificação Linux da Linux Foundation e agora foi convidado para participar dos trabalhos de atualização e revisão das provas.
A área de marketing da 4Linux entrevistou o William Welter para ele nos contar como foi esta experiência.
- Onde o grupo de trabalho se encontrou?
O grupo de trabalho se reuniu em San Francisco na Califórnia -USA. A Linux Foundation fica situada próxima a Golden Gate em um parque denominado “Presidio”, este nome se deve ao fato desta área ter sido um forte militar que em espanhol se chama presidio. No primeiro dia fizemos um tour e tivemos a oportunidade de conhecer a Yoda Fountain e a Lucas Films que também ficam sediadas neste parque.
- Qual o tamanho deste grupo de trabalho?
Éramos em poucas pessoas, mas todos muito “feras” em linux. O grupo era composto por 4 americanos, um austríaco, um argelino, um de trindade e tobago, um australiano e um indiano.
- No que consistiu este trabalho?
Inicialmente fizemos a revisão dos domínios das provas LFCA e LCFE e logo na sequência iniciamos a revisão das tarefas que administradores e engenheiros costumam realizar dentro de cada domínio. Após revisar os domínios e tarefas, começamos a criar rascunhos de questões em cada uma das tarefas definidas. Com a fase de rascunhos encerrada, iniciamos a criação das questões em si, que envolvem definição de um contexto, a questão propriamente dita, como validar se o candidato executou a tarefa corretamente e a resolução da questão para validar se a questão está correta com intuito de ser usado em testes automatizados para controle de qualidade. Neste momento cada membro da time ficou responsável por um dos domínios de uma prova e teve de criar um número X de questões de acordo com o peso do domínio na prova. Um ponto interessante é que como o candidato pode escolher a distribuição Linux que quer realizar a prova, questões que não agnósticas a distribuição precisam ter as validações e resolução descritas em Ubuntu, CentOS e Suse.
- O que você fizeram no terceiro e quarto dias de trabalho?
No terceiro dia concluímos a escrita das questões e cada membro apresentou uma de suas questões para o time utilizando uma máquina similar a que o candidato irá realizar o teste. Após esta etapa, foi realizada uma revisão com todo o time para detectar se tarefas importantes ficaram sem questões. Realizada a revisão, algumas questões foram descartas e novas foram criadas com intuito de cobrir os assuntos que o time julgou mais relevante dentro de cada domínio.
Para encerrar os trabalhos, realizamos revisão das questões de forma que cada membro ficou responsável por revisar o domínio de outro membro. Ao fim do quarto dia conseguimos concluir os dois testes (LFCA e LFCE) com todas as questões já revisadas.
- Os novos domínios, tarefas e questões mudarão muito a prova em relação a atual? Os cursos da 4Linux estão preparados para atender estas novas provas?
O que posso falar no momento é que com esta revisão as provas ficarão bem mais modernas e novos assuntos serão cobrados. Eu não trabalho mais com treinamentos na 4Linux pois agora sou gerente de desenvolvimento do projeto www.rankdone.com idealizado pela 4Linux mas pelo que converso com a Gabriela Dias, que é a Diretora de Operações da 4linux, os cursos da 4Linux passam constantemente por atualizações e acredito que eles estão bem atualizados e se adaptarão rapidamente as novidades da novas provas de certificação da Linux Foundation.
William, agradecemos sua participação.
About author
Você pode gostar também
Por que aprender Python? Descubra os motivos e vantagens
Dizem que se alguém quer trabalhar no Google, o caminho mais simples é aprender Python. Será este o único motivo? De fato, a linguagem Python é intensivamente usada pelo Google.
Descubra o Doode: a nova rede social para usuários de Linux
Este ano o Linux completa 20 anos de existência e justamente nesta ocasião foi anunciada uma nova rede social, focada nos usuários do GNU/Linux: o Doode. O projeto que começou como
Conheça a experiência de um Arquiteto de Software no mundo DEVOPS
No último dia 3 de setembro aconteceu a prova beta test na sede da 4Linux em SP. Foram mais de 150 inscritos que fizeram a prova de seleção na plataforma





