ELK Stack vs OpenSearch Stack: Qual escolher?

ELK Stack vs OpenSearch Stack: Qual escolher?

Ter uma observabilidade completa do seu ambiente com poucas ferramentas, é o sonho de todo profissional DevOps. Diversas ferramentas no mercado atendem essa demanda prometendo entregar apenas uma solução para todo o processo de observabilidade, porém isso tem um preço e costuma ser BEM alto.

A busca por soluções open source cresceu muito nos últimos anos e se tornou um caminho mais assertivo para ter desempenho, confiabilidade e gratuito para análise de logs, monitoramento e observabilidade. Duas grandes ferramentas dominam esse cenário: o ELK Stack (Elasticsearch, Logstash e Kibana) e o OpenSearch Stack (OpenSearch e OpenSearch Dashboards).

Vamos entender um pouco as diferenças, vantagens e desvantagens dessas stacks.

O que são ELK Stack e OpenSearch Stack? Sopa de Letrinhas?

Bom podemos começar entendo quais ferramentas estão por trás dessa palavra “stack”:

  • ELK Stack: Combinação de Elasticsearch (motor de busca, análise e armazenamento), Logstash (pipeline de ingestão de dados) e Kibana (visualização de dados).
  • OpenSearch Stack: Fork do Elasticsearch e do Kibana, criado pela Amazon em 2021, após mudanças na licença do Elasticsearch. Inclui o OpenSearch (busca, análise e armazenamento), Data Prepper (Ingestão de dados) e o OpenSearch Dashboards (visualização).

Principais Diferenças: Round 1

Análise ampliada sobre os principais aspectos das ferramentas:

CritérioELK Stack (Elasticsearch)OpenSearch Stack
LicençaAGPL/ELv2 (desde 2021)Apache 2.0 (open source)
ComunidadeForte, com longa históriaCrescendo, com apoio da Linux Foundation
FuncionalidadesAlgumas avançadas só em versões pagasRecursos avançados disponíveis na versão open source
DesempenhoSuperior em benchmarks recentes (40-140% mais rápido)Bom desempenho, mas pode ser inferior em cargas pesadas
CompatibilidadeAmpla, com integração em múltiplas nuvensAmpla, com integrações para nuvem e infraestrutura local
InovaçãoLiderada pela Elastic, ritmo aceleradoLiderada pela Linux Foundation e com comunidade aberta, ritmo mais colaborativo

Vantagens das Versões Open Source: Round 2

Tá, até aqui tivemos uma visão sobre as principais diferenças e que pode contribuir na escolha, mas a busca visa ter custo/benefício. Então como avaliar as ferramentas no âmbito de Software Livre?

OpenSearch Stack

  • Totalmente open source: O OpenSearch mantém a licença Apache 2.0, garantindo liberdade de uso, modificação e distribuição sem custos ou restrições comerciais.
  • Recursos avançados gratuitos: Funcionalidades como integrações para controle de acesso (LDAP, OpenID), replicação entre clusters, detecção de anomalias, conectores JDBC/ODBC, filtros de IP e Processamento de geolocalização estão disponíveis sem necessidade de cusco de licenças, ao contrário do que ocorre no Elasticsearch.
  • Comunidade aberta e colaborativa: O desenvolvimento é transparente, com contribuições de empresas e usuários do mundo todo.
  • Foco em acessibilidade: Ideal para empresas que buscam autonomia e querem evitar custos com licenciamento ou dependência de fornecedores.

ELK Stack

  • Histórico e maturidade: O Elasticsearch é referência em busca e análise de dados, com uma comunidade consolidada e muitos recursos, inclusive integrados com Logstash, Beats e Agente próprio.
  • Inovação contínua: A Elastic investe pesado em pesquisa e desenvolvimento, trazendo novidades rapidamente para o stack.
  • Suporte multi-cloud: O Elastic Cloud está disponível em múltiplos provedores, e pode ser implantado em ambientes locais ou híbridos.

Desvantagens e Pontos de Atenção: Round 3

No fim das contas, não existe bala de prata. Cada stack tem seu charme (e suas dores de cabeça). Ter uma única stack para uma solução completa vai além de vantagens, saber o diferencial e principalmente o que a ferramenta não entrega é primordial para a escolha certa.

OpenSearch Stack

  • Desempenho: Em testes realizados em 2023, o Elasticsearch mostrou desempenho superior em consultas, agregações e uso de recursos, especialmente em buscas vetoriais e grandes volumes de dados. Fonte: (clique aqui)
  • Maturidade: O OpenSearch é mais novo e pode não ter o mesmo nível de polimento, documentação ou suporte da Elastic em certos casos.
  • Ritmo de inovação: Por ser um fork, depende da comunidade para evoluir, o que pode ser mais lento em relação ao ritmo da Elastic.

ELK Stack

  • Licenciamento: Desde 2021, as versões mais recentes do Elasticsearch e Kibana não são mais Apache 2.0, mas sim AGPL/ELv2, que impõem restrições para uso comercial e distribuição.
  • Funcionalidades restritas: Alguns recursos avançados (como segurança corporativa, replicação cross-cluster e Integração para controle de acesso) só estão disponíveis nas versões pagas.
  • Custo: Para empresas que precisam de funcionalidades empresariais, pode ser necessário investir em licenças.

Custos: Round 4

Quer pagar quanto? Assunto sério ao analisar e comparar estas ferramentas.

  • OpenSearch Stack: Gratuito e open source, inclusive para uso empresarial, sem custos ocultos.
  • ELK Stack: A versão básica é gratuita, mas recursos avançados exigem licenciamento pago. O custo pode aumentar conforme a necessidade de funcionalidades empresariais.

Comunidade: Round Final

A comunidade determina o fácil acesso à soluções utilizando estas ferramentas, logo quanto mais difundida e mais falada a solução é, mais informações e documentações haverão sobre ela. Porém não determina a qualidade, apenas a facilidade de encontrar documentações.

  • OpenSearch: Comunidade crescente, com forte participação da Linux Foundation e de desenvolvedores independentes.
  • ELK Stack: Comunidade consolidada, vasta documentação e muitos plugins, mas com parte do desenvolvimento fechado pela Elastic.

Conclusão: Estatísticas dos Rounds! E agora qual escolher?

Escolher entre ELK e OpenSearch é como decidir entre café coado e espresso: ambos entregam o essencial, mas cada um tem seu sabor. Vamos ver o que podemos resumir para a escolha certa:

  • Se a prioridade é open source de verdade, sem custos ou restrições, e com recursos avançados liberados, o OpenSearch Stack é uma excelente escolha, principalmente para projetos que valorizam autonomia e flexibilidade.
  • Já o ELK Stack oferece mais maturidade, desempenho superior e inovação acelerada, mas pode exigir investimento em licenças para liberar todo o potencial.

Ambas as stacks são robustas, flexíveis e contam com comunidades ativas. A decisão depende do seu contexto: liberdade e custo zero (OpenSearch) ou performance e recursos de ponta (ELK Stack).

Nós da 4Linux temos diversos projetos utilizando Elasticsearch Stack e também utilizando Opensearch Stack, podemos afirmar que a melhor escolha será sempre a escolha que entregar maior valor para seu negócio. Não se limite a avaliar “apenas” custo/benefício, tente entender o contexto do processo de observabilidade e o que ele entregará como valor e assim a decisão será assertiva com qualquer dessas ferramentas.

Como dizia Capitão Planeta: “O poder é de vocês!”

Dica final: Para empresas e projetos que querem evitar custos e dependência de fornecedores, e ainda assim contar com recursos avançados, o OpenSearch Stack é hoje a principal alternativa open source no mercado de observabilidade e análise de logs.

Comente aqui se você já usa alguma dessas Stack e como está sua experiência com ela.

Anterior Automação de Processos para Controle de Estoque
Próxima Compartilhando conhecimento em IA – Agentes de IA: O que são, como funcionam e por que você deveria prestar atenção neles

About author

Jeovany Batista
Jeovany Batista 11 posts

Formado em Segurança da Informação, trabalha com tecnologia há 11 anos, atualmente é Analista de Infraestrutura e Monitoramento na 4Linux, nas horas vagas se aventura na culinária e nos games. Entusiasta em opensource tools e no momento curtindo a distro OpenSuse!

View all posts by this author →

Você pode gostar também