Impulsione sua carreira com o desenvolvimento em PHP: saiba como!

Impulsione sua carreira com o desenvolvimento em PHP: saiba como!

 

Vivemos em uma época totalmente inovadora. A tecnologia desenvolveu uma linguagem própria e muito abrangente. Embora seja considerada moderna, a linguagem de TI tem um histórico longo. Já no século XVII, o matemático Leibniz desenvolveu o código binário, usado atualmente pelos computadores.

Existem linguagens como Java, HTML e PHP. Leia o post e veja como o desenvolvimento em PHP pode ajudar a impulsionar sua carreira!

O que é a linguagem PHP

PHP significa Hypertext Preprocessor. Trata-se de uma linguagem interpretada livre (um tipo específico de linguagem programada) que vem sendo muito usada nos dias de hoje, sobretudo recomendada para o desenvolvimento web (ela pode ser embutida no interior da HTML).

Diferente do Java, o PHP gera o HTML, executando o código no servidor, no lado do cliente. O HTML é enviado depois para o navegador. É possível configurar o servidor web para realizar o processamento integral dos arquivos HTML com o PHP.

O projeto “Carreira PHP” e o desenvolvimento em PHP

Apesar de ainda não ser uma profissão regulamentada, a Associação Brasileira de Profissionais PHP desenvolveu um projeto denominado “Carreira PHP”. Nesse projeto, estão especificados os diferentes cargos que um profissional PHP pode exercer:

  1. Estagiário em Programação;
  2. Programador Júnior;
  3. Programador Pleno;
  4. Programador Sênior.

Quer ter mais informações sobre “Carreira PHP”? Então, clique aqui.

O importante é que essa iniciativa vem dar ao profissional de PHP a possibilidade de crescer dentro de suas funções, ocupando cargos diferentes e hierarquizados que devem implicar em salários diferentes.

Dessa forma, a profissão também fica mais valorizada diante das empresas contratantes.

O projeto “Carreira PHP” contribui para que os jovens sintam interesse no desenvolvimento em PHP, já que ele oferece melhores perspectivas no mercado.

Tudo que um profissional em PHP pode fazer

Existe uma variedade de operações que esse profissional pode realizar no setor de TI. Ele é focado especialmente em scripts no lado do servidor. Nesse sentido, ele pode realizar qualquer operação que programas CGI também efetuam: geração de páginas dinâmicas, coleta de dados de formulários, recebimento de cookies.

Além disso, ele pode atuar amplamente no campo de scripts. A principal área de atuação dele é gerando scripts do lado do servidor. Para isso são necessários um módulo do servidor ou um CGI (que equivalem ao interpretador do PHP), um servidor e um navegador web.

Contudo, ele ainda pode atuar com scripts de comando. É possível fazer um script PHP para executá-lo sem a necessidade de um navegador ou servidor web — basta o interpretador. Essa utilização é perfeita para scripts que são executados fazendo uso do cron (Linux, Unix) ou do agendador de tarefas (Windows).

O profissional com desenvolvimento em PHP também pode escrever aplicações desktop, mesmo considerando que essa linguagem não é a melhor para essa operação. É possível utilizar o PHP-GTK (que é uma extensão do PHP) com essa finalidade e para escrever aplicações multiplataformas. Contudo, o PHP-GTK não é oferecido na distribuição oficial.

As vantagens do PHP

O PHP pode ser aplicado na maior parte dos sistemas operacionais (Linux, Windows, Unix, Mac OS X e outros). A maior parte dos servidores da web suporta a linguagem. Assim, é possível escolher tanto o servidor quanto o sistema operacional para trabalhar com o PHP.

Também é possível escolher entre programação estruturada, programação orientada a projetos ou uma mistura de ambas.

O desenvolvimento em PHP permite não somente gerar HTML, mas produzir imagens, animações flash e arquivos em PDF, bem como criar padrões de texto do tipo XHTML e XML.

A linguagem dá suporte a diferentes tipos de banco de dados, à comunicação com outros serviços (utilizando protocolos IMAP, HTTP, NNTP e outros), ao intercâmbio de dados WDDX. Possui funções de processamento de texto e interpretação/acesso de documentos XML e possui outras extensões, além da XML.

O desenvolvimento em PHP permite ao profissional trabalhar em uma promissora área de TI! Qual a sua opinião sobre essa linguagem? Que perspectivas você tem a seu respeito? Comente nos espaços abaixo.

Anterior Descubra como Flexibilidade, Automação e Redução de Custo podem revolucionar a TI
Próxima PostgreSQL vs MySQL: Conheça os bancos de dados mais usados

About author

Você pode gostar também

Desenvolvimento

Curso Gratuito de Containers: Aprenda sem precisar de conta na nuvem

É isso mesmo, acabamos de criar um novo curso de containers gratuito! E sabe o que é mais legal? Você não precisa de uma conta na nuvem e muito menos

Desenvolvimento

Guia Prático: Configurando o Prometheus em um Cluster Kubernetes

Nesse artigo faremos um guia para configurar o Prometheus em um cluster Kubernetes. Essa configuração irá coletar métricas de nó, pods e serviços automaticamente usando um auto disconvery do Prometheus.

Desenvolvimento

Introdução ao Robot Framework: Ferramenta para Testes Automatizados

Hoje, no blog da 4Linux, vamos falar sobre Robot Framework, uma ferramenta voltada para testes automatizados. O objetivo é fazer uma séries de posts até a criação de uma pipeline