Descubra as novidades e vantagens da versão PostgreSQL 9.0
No dia 20 de setembro de 2010, o Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou o lançamento da versão PostgreSQL 9.0. De acordo com Flávio Henrique A. Gurgel, CONSTRUTOR 4Linux especialista em PostgreSQL e membro da comunidade PostgreSQL, esta versão oferece mudanças muito significativas e que os usuários precisavam há muito tempo.
Um dos principais cases mundiais do PostgreSQL é a utilização do banco de dados pela Caixa Econômica Federal, rodando em ambiente de missão crítica, com picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia. Saiba mais sobre o case Caixa.
Confira a entrevista com Flávio e saiba mais sobre a nova versão do banco de dados PostgreSQL.
1 – Quando foi o último lançamento e quais as evoluções para a versão 9.0? Flávio: A versão anterior, 8.4 havia sido lançada em Julho de 2009 e foi atualizada para 9.0 justamente por oferecer mudanças muito significativas e que os usuários precisavam há muito tempo. São elas:
- hot-standby: um ou mais servidores escravos recebem réplica constante do banco mestre, permitindo consultas de leitura.
- streaming-replication: as transações podem ser replicadas assim que acontecem, não precisamos mais esperar pela finalização dos logs de transação. Isso ajuda a manter servidores escravos mais atualizados, num tempo bem menor.
2 – Quais os cuidados que você aconselharia a quem deseja migrar de PostgreSQL versão 8.4 para a versão 9.0? Flávio: Apenas cuidados com bancos que usam funções (stored procedures) em pl/PgSQL. Tiveram algumas mudanças na linguagem que não aceita mais nomes de variáveis iguais a comandos SQL. Uma auditoria rápida resolve isso. As aplicações que já funcionam com PostgreSQL não precisam de alterações, pois o time de desenvolvimento cuida sempre para manter a compatibilidade. Um teste fora de produção sempre é recomendado antes de migrar, claro.
3 – Quais as vantagens de se utilizar o PostgreSQL 9.0 perante outros bancos de dados? Flávio: O PostgreSQL é um dos bancos de dados mais avançados do mundo e é considerado o mais aderente às normas SQL e ACID dentre todos os aplicativos da classe. Dentre os bancos de dados livres, ele é com certeza o mais avançado.
4 – Como poderemos aproveitar o hot-standby no ambiente já existente? Flávio: Você pode usar o hot-standby para criar servidores de relatórios, ou servidores que usuários fazem consultas com menos cuidados, ou para BI e OLAP. A carga sobre o servidor escravo não interfere no mestre, que fica sempre disponível para atender à aplicação principal.
5 – Os cursos da 4Linux já estão atualizados para essa versão 9.0 do PostgreSQL? Flávio: Algumas funções já são cobertas no nosso curso sobre alta performance desde que o PostgreSQL 9.0 era beta. As próximas edições dos nossos cursos PostgreSQL já cobrirão todas as novas funcionalidades.
6 – Qual a importância, na sua opinião, sobre o depoimento da Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal Clarice Coppetti sobre o banco de dados PostgreSQL? Flávio: O case da Caixa no Multicanal é de interesse internacional, porque é um dos maiores cases de uso de PostgreSQL no mundo, talvez o único case público em bancos. A opinião da Sra. Clarice é praticamente uma credencial que diz que o banco de dados PostgreSQL está pronto para atender aos ambientes mais críticos que uma instituição pode imaginar.
Flavio Henrique Araque Gurgel é instrutor e consultor de bancos de dados da 4Linux, engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua em projetos de dimensionamento, tuning de bases de dados e no suporte aos clientes.
Confira o press release sobre o lançamento da versão PostgreSQL 9.0 com citação de Clarice Coppetti.
About author
Você pode gostar também
Melhore a performance do seu banco Postgres com o PGbadger
O seu banco Postgres está lento? Você já alterou diversas configurações e mesmo assim não conseguiu identificar os problemas de performance? Pois bem, há uma luz no fim do tunel!
Descubra as vantagens e diferenciais do Banco de Dados NoSQL e MongoDB
NoSQL refere-se a um banco de dados não relacional. Um banco de dados relacional é um formato de banco de dados rigidamente estruturado, baseado em tabelas, como o MySQL ou o Oracle. Os bancos
Domine o Wildfly 8: Curso com foco em Administração e DevOps
Administração com Cluster de Alta Performance em ambiente DevOps. Novidades do Curso além dos recursos novos do Wildfly No curso existe uma máquina DEVOPS (com ferramentas dev, como GIT, Maven)