Containers, Devops, Cloud, Big Data, Monitoramento, Banco de dados, Infra Web e Infraestrutura

Containers, Devops, Cloud, Big Data, Monitoramento, Banco de dados, Infra Web e Infraestrutura

As empresas estão constantemente em busca de novas estratégias e ferramentas para obter vantagem competitiva. Mas muitas equipes de nível empresarial hesitam em procurar ajuda externamente.

Seja para otimizar um processo ou simplesmente testar o software que você possui – as empresas de consultoria de TI garantem que você tenha os recursos certos para resolver o problema.

Eles desenvolvem uma compreensão crítica do problema e fornecem conselhos com base em anos de experiência na área.

Orquestração de Containers com Kubernetes, Openshift e Rancher

Você sabe o que é uma orquestração de containers? Um container se trata de uma unidade de software empacotado e padronizado.

Ele é extremamente necessário para que as aplicações sejam executadas e resolvidas, o que representa uma transição em diversos ambientes de desenvolvimento (Dev/Homolog/Prod) e também nas plataformas (Linux/Windows/Cloud)

Isso significa mais segurança e confiabilidade para os desenvolvedores desempenharem seu trabalho.

Dentro da orquestração de containers, existem vários tipos de serviços.

Assessment do Ambiente

É essencial para verificar todas as configurações dos ambientes e oferecer melhorias no cenário de desenvolvimento.

Tunning/Hardening

Garante todas as condições para que a plataforma esteja sendo desenvolvida com boas práticas de segurança.

Monitoramento de estrutura

Monitoramento utilizando as principais ferramentas open source do mercado, como: Zabbix, Prometheus, Grafana e Graylog – para centralização de logs de container.

Criação de clusters

Crie um ambiente altamente disponível e de alto desempenho com clustering para melhorar e oferecer balanceamento de carga de aplicativos de contêiner.

Monitoramento de infraestrutura

O Zabbix é um dos softwares de monitoramento de código aberto mais utilizados no mundo, utilizado por empresas de diferentes áreas devido à sua alta escalabilidade, desempenho poderoso e principalmente facilidade de uso.

Todo o seu gerenciamento é baseado em uma interface web que também permite realizar a maior parte da configuração, como criar regras de alerta com base nas métricas coletadas e notificar os usuários por meio de diferentes métodos como e-mail, SMS e abertura de chamada na ferramenta de helpdesk.

Centralização de Logs com Graylog

Graylog é uma ferramenta para gerenciar, centralizar, armazenar e indexar sua infraestrutura e/ou logs de aplicativos. Permite análise e pesquisa em tempo real de logs personalizados e criação de dashboards.

Isso garante uma visão rápida de eventos críticos de negócios, ajudando a analisar e descobrir falhas e/ou problemas na infraestrutura para uma visão mais abrangente e detalhada de um aplicativo ou dispositivo de rede.

O banco de dados é persistente e pode ser consultado após um incidente para garantir a análise adequada da causa raiz e a correção do problema para evitar a recorrência.

Monitoramento de serviços com Prometheus e Grafana

A combinação do Prometheus e Grafana é uma solução para serviços de monitoramento em ambientes críticos. O Prometheus atua como backend e é responsável pelas métricas de aplicativos ou serviços.

O Grafana é utilizado para análise de dados, gerando gráficos com informações em tempo real.

Além de utilizar o Prometheus como fonte de dados, o Grafana é compatível com diversas outras fontes de dados como Zabbix e soluções como: Elasticsearch, AWS Cloud Watch, InfluxDB, etc.

Observability com Elastic Stack

 

Reduza a complexidade do monitoramento e análise de logs do ambiente com o Elastic Stack Observability!

A observabilidade usando o Elastic Stack permite que você consolide sua infraestrutura, serviços, aplicativos e dados de negócios em uma única visualização.

Use o Elastic APM para monitorar rastreamentos, chamadas de função e APIs externas do seu aplicativo e use o Metricbeat para coletar métricas de serviços, rede e ativos do sistema operacional para uma visão íntegra do seu ambiente. Monitore a latência de links de rede, aplicativos e serviços com Heartbeat. Monitore facilmente os microsserviços com os agentes Beats.

Migração de Aplicações para Containers Docker

Nos últimos anos, a conteinerização de aplicativos tornou-se uma ferramenta indispensável para qualquer aplicativo web moderno.

O Docker fornece uma interface para gerenciamento eficiente de recursos do sistema, se seu aplicativo requer mais poder de processamento e vários núcleos no mesmo host, ou se seu aplicativo precisa menos poder de processamento e você deseja hospedar vários aplicativos.

O uso do Docker também beneficia a arquitetura de aplicativos em microsserviços, agilidade na criação de ciclos de entrega (pipelines CI/CD), escalabilidade e portabilidade de aplicativos.

Banco de dados

Bancos de dados como o MangoDB orientados a documentos são utilizados em soluções de mercado onde o principal requisito é lidar com grandes quantidades de dados, mas, com uma estrutura de dados que pode ser reduzida, podem ser dimensionados horizontalmente rapidamente.

Assim, ele se mostra como um banco de dados fácil de usar que é recomendado por desenvolvedores e DBAs, usado principalmente para projetos usando linguagens modernas.

Um ambiente MongoDB construído em Sharding é amplamente usado em cenários que precisam lidar com um grande número de operações de gravação em escala. Uma arquitetura típica de Sharding é mostrada na figura e consiste em 3 elementos principais: MongoS, ConfigServer e Sharding.

O MongoS pode ser comparado a um roteador de conexão, capaz de receber diferentes solicitações e executar consultas de forma transparente para os aplicativos que o utilizam.

Depois que o MongoS processa a consulta, o ConfigServer é consultado quanto a metadados. O último armazena a localização dos dados no conjunto fragmentado de servidores.

Infraestrutura Cloud e Multicloud com AWS, GCP e Digital Ocean

Conceitos de computação em nuvem estão cada vez mais integrados ao mercado de TI, como IaaS, SaaS, PaaS, etc. devido à sua capacidade de converter custos de aquisição em custos operacionais, economizando tempo e dinheiro.

Com toda a flexibilidade que a nuvem traz, isso gerou uma enorme “corrida de migração” para o ambiente de nuvem, que fica ainda mais evidente na diversidade de fornecedores que existem hoje, desde o mais inovador AWS até o mais inovador GCP, mais tradicional outros como o Azure, ou ainda mais econômicos como o Digital Ocean.

Consultoria para definição de uma nova arquitetura de nuvem compatível com os recursos utilizados localmente, levando em consideração as soluções mais adequadas às necessidades de cada cliente entre os principais fornecedores do mercado.

Fale com um de nossos especialistas e tenha a melhor solução para você.

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Portainer - Interface gráfica para seu Docker
Próxima Continuous Monitoring e sua importância

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 71 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Cloud

Open vSwitch: O que é? O que come? Onde vive?

Você que tem trabalhado com containers e VMs (máquinas virtuais) em nuvens públicas e privadas já deve ter ouvido falar do Open vSwitch (OVS). Ele é um switch virtual que

Banco de Dados

Sincronizando dados do PostgreSQL no Elasticsearch

Recebi a missão de gerar relatórios e estatísticas com os dados do Moodle. Porém, o LMS trabalha somente com bancos de dados relacionais como PostgreSQL e MySQL. O ambiente que

Big Data

Hadoop é o software mais usado em todo o mundo para construir infraestrutura de BigData

A 4Linux anuncia nesta data o lançamento  do curso Big Data Analytics com Hadoop , o primeiro curso na área de big data da 4Linux. O Hadoop é um projeto de software de código