Torne-se um especialista em Linux com a certificação LPIC-2
Linux Professional Institute LPIC-2
O Linux se tornou um dos sistemas operacionais com maior crescimento em ambientes de servidor. A maioria das empresas utiliza algum tipo de sistema Linux em sua infraestrutura, e o Linux é um dos principais players no mundo da computação em nuvem. A capacidade de construir e gerenciar sistemas Linux é uma habilidade que muitas empresas estão procurando agora. Quanto mais você souber sobre o Linux, mais atrativo para o mercado de trabalho você se tornará.
A Linux Professional Institute (LPI) desenvolveu uma série de certificações para guiar profissionais de TI em uma carreira Linux. A certificação LPIC-2 tem seu público-alvo voltado para profissionais mais experientes (plenos). O exame tem como objetivo certificar que você possui as habilidades necessárias para administrar de uma maneira avançada o sistema operacional Linux, instalar e administrar serviços de rede, além de operar redes mistas de pequeno e médio porte.
Com a popularidade crescente do Linux (e o aumento de empregos relacionados ao Linux) vem o exagero. Como todo o hype que cerca o Linux, tornou-se difícil para os empregadores distinguir funcionários que são administradores Linux competentes, daqueles que apenas conhecem o sistema operacional superficialmente. É aqui que entra a certificação LPIC-2. Com uma certificação LPIC-2, você se estabelecerá como um administrador Linux avançado podendo instalar, manter e solucionar problemas de sistemas Linux de alta complexidade. A LPI criou os exames LPIC-2 como uma forma
Que tipo de profissional eu serei?
Ao concluir este treinamento, além de estar apto tirar a certificação, você será um profissional capaz de realizar administração avançada do sistema, incluindo tarefas comuns relacionadas ao kernel Linux, inicialização e manutenção do sistema, realizar gerenciamento avançado de armazenamento em bloco e sistemas de arquivos, bem como rede avançada e autenticação e segurança do sistema, incluindo firewall e VPN, ainda, instalar e configurar serviços de rede fundamentais, incluindo DHCP, DNS, SSH, servidores Web, servidores de arquivos usando FTP, NFS e Samba, entrega de e-mail; e supervisionar assistentes e aconselhar a gerência sobre automação e compras.
Agora acompanhe comigo alguns dos principais tópicos cobrados na prova e cobertos completamente por este treinamento.
- Tópico 200: Planejamento de Capacidade
As aulas aqui ministradas preparam os candidatos para serem capazes de medir recursos de hardware e largura de banda de rede, identificar e solucionar problemas de recursos, monitorar o uso de recursos para prever necessidades futuras de recursos.
- Tópico 201: Kernel Linux
Neste tópico são abordados assuntos que tornam o aluno capaz de utilizar os componentes do kernel necessários para hardware específico, drivers de hardware, recursos e requisitos do sistema. Este objetivo inclui implementar diferentes tipos de imagens de kernel, entender kernels e patches estáveis e de longo prazo, bem como usar módulos de kernel.
- Tópico 205: Configuração de Rede
Aqui o treinamento dá ênfase em configurar um dispositivo de rede para se conectar a uma rede local, com ou sem fio, e uma rede de longa distância. Esse objetivo inclui a capacidade de comunicação entre várias sub-redes dentro de uma única rede, incluindo redes IPv4 e IPv6.
- Tópico 212: Segurança do Sistema
Por fim, e não menos importante, ao concluir esse tópico, os candidatos devem ser capazes de configurar um sistema para encaminhar pacotes IP e realizar tradução de endereços de rede (NAT, mascaramento de IP) e declarar sua importância na proteção de uma rede. Este objetivo inclui configurar o redirecionamento de portas, gerenciar regras de filtro e evitar ataques.
Está posto, com esse treinamento, mais do que preparar o profissional para LPI, o objetivo da 4Linux é preparar para o mercado de trabalho, e transformar nossos alunos em excelentes profissionais.
Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:
About author
Você pode gostar também
AIA Responde: A nova ferramenta de aprendizagem da 4Linux com Inteligência Artificial
Agora todos os cursos contam com o AIA Responde, EXCLUSIVIDADE da 4Linux. Desde o último dia 13/6/2022, todos os cursos da 4Linux contam com um novo recurso de aprendizagem importantíssimo.
Novidades em cursos da 4Linux: Entrevista com o novo líder de treinamentos
Novidades educacionais devem ser introduzidas nos novos cursos da 4Linux já a partir de 2020! A área de marketing da 4Linux bateu um papo com André Luiz Oliveira – o
Torne-se um especialista em PBX-IP com o curso prático da 4Linux
4Linux relança seu curso sobre “Como construir um PBX-IP na prática com Asterisk e FreePBX”. O Asterisk é um software livre e de código aberto, que implementa em software, todos