Descubra as vantagens e benefícios dos softwares Open Source

Descubra as vantagens e benefícios dos softwares Open Source

Como explica o opensource.com software open source ou de código aberto é um software com código-fonte que qualquer pessoa pode inspecionar, modificar e aprimorar.

O código-fonte é a parte do software que a maioria dos usuários de computador nunca vê; é o código que os programadores de computador podem manipular para mudar a forma como um pedaço de software – um programa ou aplicativo – funciona. Os programadores que têm acesso ao código-fonte de um programa de computador podem melhorar esse programa adicionando recursos a ele ou consertando partes que nem sempre funcionam corretamente.

Software aberto x Software fechado

Ainda de acordo com o opensource.com “alguns softwares possuem código-fonte que apenas a pessoa, equipe ou organização que o criou – e mantém controle exclusivo sobre ele – pode modificar. As pessoas chamam esse tipo de software de ‘proprietário’ ou de ‘código fechado’”.
O software de código aberto é diferente. “Seus autores disponibilizam seu código-fonte para outras pessoas que desejam visualizar esse código, copiá-lo, aprender com ele, alterá-lo ou compartilhá-lo.

Vantagens do software Open Source

• Mais segurança e confiabilidade

Uma das vantagens de adotar softwares open source é que eles oferecem mais segurança e confiabilidade em relação aos softwares comuns. Nos softwares abertos é possível analisar o programa para verificar se os fatores de proteção foram implementados. Já nos softwares fechados não é possível verificar se existem práticas de segurança no desenvolvimento do produto.

• Possibilidade de personalização

Outra vantagem de utilizar softwares abertos é a possibilidade de personalização do sistema. Isso permite, por exemplo, que uma empresa compre um software com licença open source e faça as modificações de acordo com a sua necessidade de negócio e ainda o distribua livremente para a utilização dos funcionários.

• Suporte mais independente

Além de mais segurança e personalização com os softwares open source é possível ter um suporte mais independente, sem a dependência de um fornecedor único. Sabe por quê? Porque os softwares abertos possuem muitos desenvolvedores e todos eles podem tentar achar a solução para o problema.

• Excelente relação custo-benefício

Um grande benefício do open source é a excelente relação custo-benefício, pois a maioria dos softwares desse tipo é gratuita. Às vezes é necessário pagar um valor para comprar o software, mas não é necessário pagar pelas licenças do usuário, por exemplo. Além disso, a empresa pode utilizá-lo diversas vezes e ir implementando melhorias, de acordo com as necessidades.

• Mais flexibilidade

Para terminar nossa lista de vantagens vale citar a flexibilidade, pois com open source é possível adicionar e retirar os recursos oferecidos. Assim, o desenvolvedor pode, por exemplo, retirar alguns recursos oferecidos pelo software e usar apenas os que são úteis para a empresa.

Viu as vantagens dos softwares open source? O mundo caminha para padrões abertos e cada vez mais as empresas vão adotar os softwares livres e é fundamental que os profissionais de TI estejam capacitados para utilizá-los. Sua equipe de TI está apta? E você, profissional ou estudante de TI, os domina?

Para dominar os softwares livres continue acompanhando o texto e conheça os treinamentos de software Open Source da 4Linux!

Veja também: Reflita, quando vale a pena contratar suporte para software open source?

4Linux: Líder em Treinamentos Open Source

A 4Linux é uma empresa referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos de Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.

Treinamentos para equipes

As metodologias de ensino dos cursos têm o objetivo de deixar o colaborador “fluente” o mais rápido possível e é ensinado o que é mais relevante, pois tempo é dinheiro. Seja presencialmente, em casa ou na empresa, os cursos são oferecidos sempre com a mesma qualidade e com horários flexíveis, que não atrapalham a produtividade do colaborador.

Veja também: Por que uma certificação faz tanta diferença para o profissional de TI ?

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Reduza custos com soluções open source para consultorias em TI
Próxima Conhecendo o kernel Linux pelo /proc (parte 5) – Recursos da memória virtual

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Carreiras

Vagas abertas na 4Linux em Brasília: Programador Python e Analista de Infraestrutura

Estamos procurando novos talentos para agregar na equipe da 4Linux em Brasília/DF! Confira nossas vagas disponíveis: Analista e Programador Python Pleno Descrição das atividades: Trabalhar como programador Python em consultoria

Negócios

Crescimento e Tendências do Mercado de TI no Brasil para 2021

A Tecnologia da Informação é uma área que vem crescendo a cada ano no Brasil e no mundo. O nosso país, por exemplo, é o 9º no ranking mundial de

Negócios

Consultoria 4Linux: A Vacina que Sua Empresa Precisa para Alavancar em 2021

Vacina, nos últimos meses é uma das palavras que os brasileiros mais têm ouvido e a que está na boca de todos os brasileiros. Mas, você sabia que a 4Linux