Melhore seus processos com a consultoria de TI especializada da 4Linux

Melhore seus processos com a consultoria de TI especializada da 4Linux

Nos últimos meses as empresas de todo o mundo passaram por diversas mudanças, por causa da pandemia. E mais do que nunca, a tecnologia é essencial para o sucesso dos processos e é preciso melhorar os sistemas de TI para atender às novas demandas. Neste cenário, serviços de TI como consultoria e suporte são fundamentais para a correção de erros, implementação de novos projetos e apoio para a equipe interna de TI.

O que é uma consultoria de TI?

Uma consultoria de TI é um serviço especializado que fornece um conjunto de técnicas, conhecimentos e competências para que uma determinada empresa possa atingir os seus objetivos referentes a uma determinada tecnologia. Uma empresa pode contratar um serviço de consultoria para diversas necessidades, desde uma simples análise no ambiente – com a finalidade de investigar algum problema que o time interno não conseguiu detectar – até a construção de um novo sistema de atendimento aos clientes ou ainda uma integração via API para os softwares utilizados por ela.

Consultoria x Suporte

Alguns gestores podem confundir a consultoria em TI com o suporte em TI, mas esses serviços são diferentes. Então, veja de forma simples algumas diferenças entre eles para saber qual é o melhor serviço para as necessidades da sua empresa.

Consultoria

  • Serviço pontual, de curto prazo;
  • Projeto com início, meio e fim;
  • Visa a implementação de um serviço/sistema/tecnologia.

Suporte

  • Serviço a médio ou longo prazo;
  • Apoio diário à equipe de TI;
  • Visa o bom funcionamento de um serviço/sistema/tecnologia.

4Linux: Tradição e Inovação em Tecnologia

A 4Linux é referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.

A consultoria 4Linux pode auxiliá-lo na definição da arquitetura de um novo projeto, no provisionamento de uma infraestrutura para microserviços, no planejamento de capacidade, entre diversos outros projetos.

Por que contratar a consultoria 4Linux?

Especialistas

Ao contratar uma consultoria de TI para a sua empresa, como a consultoria 4Linux, você conta com os serviços de especialistas. Por mais que você tenha profissionais internos dentro de um projeto, ter especialistas no assunto e com experiência em softwares open source é sempre importante para evitar qualquer erro e garantir o sucesso do projeto.

Softwares Open Source

Todos os serviços da 4Linux, incluindo a consultoria 4Linux, são entregues usando softwares open source e ela está está sempre envolvida com as comunidades dos softwares que oferece. Conheça alguns deles e veja como eles podem ajudar a sua empresa:

DevOps

O DevOps é o resultado da aplicação dos princípios mais confiáveis da área de manufatura no fluxo de valor da TI. DevOps conta, dentre outras particularidades, com conhecimentos de Lean e do sistema Toyota de produção, o que resultou em um processo de alta qualidade, confiabilidade, estabilidade e segurança a custo e esforços cada vez menores em todo o fluxo de valor tecnológico da organização. Além disso, conta com processos ágeis e padronizados em todos os setores envolvidos.

Um dos principais resultados de implementar o DevOps e processos automatizados na sua empresa é a criação de uma pipeline de integração e implantação contínua (CI/CD). Com este conjunto de culturas, ferramentas e práticas é possível entregar aplicações aos clientes com maior frequência e segurança, validando e testando a qualidade do software através de processos estruturados e automatizados, realizando o mínimo de intervenção humana possível.

Ambiente virtual de aprendizagem

O Sistema LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão da Aprendizagem), também conhecido como plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – é um tipo de aplicação que permite criar, organizar e gerenciar cursos e materiais de ensino que serão disponibilizados aos alunos de forma online, sendo o principal propulsor da popularização da modalidade de cursos à distância.

Ao escolher uma solução open source para sustentar o ambiente de ensino a distância as instituições de ensino e empresas contarão com uma plataforma flexível. As plataformas open source são altamente flexíveis, possibilitando customizações, personalizações e integrações com outros serviços, se adequando a qualquer tipo de projeto. Além disso, elas ainda contam com os principais recursos tecnológicos exigidos para os dias atuais como: alta disponibilidade, escalonabilidade, monitoramento e backup.

Banco de dados MySQL

O MySQL é o banco de dados relacional open source mais utilizado no mundo. Ao mesmo tempo que é um banco de dados leve e prático possui características que atendem aos mais complexos cenários em termos de recursos e escalonabilidade. Empresas renomadas como Facebook, Google, YouTube e Adobe usam o MySQL em seus sites e portais, onde existe um grande volume de transações e armazenamento de dados.

Ao contratar a consultoria e implementar o MySQL em sua empresa você terá recursos fundamentais para os dias atuais, que são oferecidos por ele. Alguns dos recursos são alta disponibilidade e replicação de dados em master-slave, alto desempenho e velocidade com cache de memória capaz de atender bilhões de requisições por dia, escalonabilidade e flexibilidade de ambiente podendo inserir novos nós somente leitura a fim de melhorar o tempo de resposta dos usuários e baixo custo de propriedade para a organização.

Outros softwares:

  • Infraestrutura Ágil;
  • Ambientes Cloud e Multicloud com AWS, GCP, Azure;
  • Cloud Privada com OpenStack;
  • Integração e entrega contínua CI/CD;
  • Gerência de Configuração Ansible – Chef – Puppet;
  • Containers com Docker, Kubernets e Openshift;
  • Monitoramento TI: Zabbix – Prometheus – Graylog – Grafana;
  • Consultoria e Suporte para Big Data com Hadoop;
  • MongoDB;
  • PostgreSQL;
  • pfSense;
  • Servidor Java EE com JBoss e WildFly;
  • Linux;
  • PHP;
  • Python;
  • Plataforma de chat rocket.chat;
  • Ciência e Engenharia de Dados.

Etapas da consultoria 4Linux:

Os serviços de consultoria da 4Linux abrangem:

  • Prospecção de softwares livres e open source para novas necessidades;
  • Prova de conceito;
  • Homologação;
  • Definição de arquitetura;
  • Planejamento de capacidade;
  • Implementação;
  • Mentoring.

 

Veja também:

Precisa expandir ou encolher sua infraestrutura de TI de forma ágil?

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Terraform: A ferramenta definitiva para Infraestrutura como Código
Próxima Criando um Container do Docker (Sem o Docker!)

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Negócios

Capacite-se em TI com os Cursos de Formação da 4Linux

No mercado de TI, é sempre necessário manter-se atualizado perante as novidades do setor, que surgem em ritmo frenético, pois a todo momento há novas atualizações em torno de algum

DevOps

Transformando sua empresa com a metodologia ágil: um guia passo a passo

O que é ser ágil? Nos dias de hoje muito se fala em ser ágil, mas o que isso significa de fato para uma empresa? O que é ser ágil?

DevOps

Descubra como a cultura DevOps pode impulsionar sua empresa

O DevOps é utilizado por grandes empresas globais como a Amazon e pode ser considerado uma cultura disruptiva que quebra padrões e processos tradicionais, gera valor mais rápido aos negócios