Precisa expandir ou encolher sua infraestrutura de TI de forma ágil?

Precisa expandir ou encolher sua infraestrutura de TI de forma ágil?

Conheça nossa solução baseada 100% em software open source.

Estamos vivendo um momento ímpar. De repente, as empresas foram obrigadas a se reinventar. O negócio foi afetado e como a “TI é o negócio” a infraestrutura computacional de inúmeras empresas estão passando por ajustes, seja para crescer ou seja para encolher abruptamente.

Para as empresas que já estavam vivenciando o processo de transformação digital os termos escalabilidade, IaC e orquestração de containers já estavam na pauta do dia a dia.

Neste cenário, surgem perguntas a serem respondidas:

  • Como identificar rapidamente os problemas ?
  • Como avaliar a aplicação com o seu crescimento de utilização?
  • Como preparar meu ambiente para as altas demandas de agora e do futuro?
  • Como gastar menos em momentos de baixa demanda?

Buscando respostas a estes questionamentos, apresentamos soluções – não só com o objetivo de ‘apagar o incêndio’ – mas também de ser o alicerce dessa evolução e tornar esta situação complicada em um mecanismo ágil e autogerenciado.

Para isso, nossas soluções – baseada em softwares open source – abrangem quatro pontos cruciais para garantir que essa evolução seja permanente:

  1. Monitoramento. (Elastic Stack, Prometheus, Grafana)
  2. Automação de Configurações. (Ansible)
  3. Automação de Infraestrutura. (Terraform)
  4. Orquestração de Containers. (Docker, Kubernetes, OKD, OpenShift)

Com estas soluções – detalhadas mais abaixo – temos condições de viabilizar a resposta ‘SIM’ para as 4 perguntas abaixo:

  • Seu ambiente está preparado para suportar alta demandas abruptas?
  • Seu ambiente está versionado e automatizado?
  • Sua equipe tem informações suficientes para agir em casos de problemas?
  • Os gastos com o seu ambiente estão bem dimensionados?

Entre em contato conosco para identificamos as suas necessidades e – juntos – fazermos parte desta (re)evolução.

Monitoramento

Imagine conseguir analisar um ambiente com históricos de registros, métricas de utilização, prever anomalias, gerar gráficos focados no negócio e fazer análise de performance de aplicação (APM), tudo isso de forma centralizada.

Para viabilizar a solução de monitoramento preditivo temos duas frentes: o Elastic Stack, que apresenta essas possibilidades com seu conjunto de Ferramentas: Beats, ElasticSearch, Kibana e Logstash, e a integração do Prometheus, que garante uma gama de possibilidades de monitoramento baseado em seus exportadores, com Grafana, para apresentar uma visualização eficaz e adaptável ao formato do negócio.

Automação de Configurações e Infraestrutura

Para falar de nossa solução de automação é impossível não citar o Ansible e Terraform. A utilização em conjunto dessas tecnologias permite que qualquer ambiente trabalhe com versionamento e em cima do conceito de IaC (Infraestrutura como Código).

O Ansible se destaca pelo fato de conseguir agilizar e garantir as configurações em multiplataformas, seja Windows ou Linux, que podem ser configuradas via scripts simples e de fácil manutenção escritos em YAML.

O Terraform é a ferramenta mais adequada para criar componentes multicloud, seja cloud privada ou pública. Sua grande gama de providers, permite que a criação de instâncias, componentes de rede, load balancers, autocaling e entre outros, seja facilitada e altamente gerenciável.

Ambas as ferramentas, tornam a criação de um fluxo de execução totalmente acessível e descomplicado.

Orquestração de Containers

Para finalizar o conjunto de boas práticas, trabalhamos com as principais soluções de containers.

Com uma diversidade de componentes e funcionalidades, o Kubernetes é hoje o principal meio para orquestração de containers. Sua facilidade em gerar projetos containerizados com crescimento horizontal, segurança e garantia do estado desejado da aplicação é o que torna essa ferramenta tão poderosa.

Um passo mais a frente temos também como opção o OKD, uma plataforma completa é poderosa para a orquestração de containers baseada em Kubernetes, suas facilidades são únicas, já que, por padrão, apresenta uma Dashboard de Gerencia intuitiva e completa, garantindo a divisão por projetos e a segregação de acessos por equipes, o que permite que os containers de um ambiente sejam utilizados de uma forma amistosa entre as equipes de Desenvolvimento e Operações mantendo o foco principal no negócio com agilidade e qualidade em suas entregas.

 

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Primeiros passos com PromQL
Próxima Maximize seus resultados, treine seus colaboradores com ensino à distância!

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 61 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura

Dica da semana convertendo um shell script em binário.

Na dica da semana de hoje, aprenderemos como converter um shell script em binário, uma prática muito utilizada quando queremos esconder o código fonte de um determinado shell script. Vamos

DevOps

Os cursos da trilha DEVOPS da 4Linux estão alinhados com as novas demandas do mercado de trabalho.

A 4Linux tem a tradição de inovar e estar sempre oferecendo cursos modernos que preparam os profissionais para ocuparem boas vagas de emprego conforme demanda do mercado de trabalho. O

DevOps

DevOps – o que é e quais são seus benefícios?

Provavelmente você conheça o termo DevOps e tenha dúvida sobre do que realmente se trata. Há quem defenda que se trata de uma cultura, outros apostam que seja uma metodologia, há quem