Descubra o Rankdone: a inovação que está revolucionando o recrutamento de RH
Os sócios da 4Linux, Rodolfo Gobbi e Marcelo Marques, lançaram um novo empreendimento fora da área de TI. Nesta entrevista eles apresentam o Rankdone.
O que é o Rankdone?
O Rankdone é um software comercializado como serviço em nuvem (SaaS) para que os profissionais de Recursos Humanos ranqueiem habilidades técnicas de candidatos que concorrem a qualquer vaga no mercado de trabalho. Os testes – criados de maneira colaborativa por especialistas – são comercializados em um marketplace e aplicado on-line nos candidatos.
O que vocês, que não são do ramo de RH, entendem de recrutamento e seleção?
O Uber e Waze não vieram da indústria de automóveis, o Whatsapp não veio da indústria de telecomunicações, o Twitter e Youtube não vieram da indústria de mídia; nós não acreditamos que qualquer inovação para RH virá da indústria que o abastece hoje. Nem o próprio Linkedin veio dela. Ai enxergamos uma oportunidade. Entendemos que é uma área muito desatendida. Apesar de não sermos profissionais de RH, durante nossos 30 anos de vida profissional e gerencial já fizemos incontáveis entrevistas e participamos de centenas de processos seletivos. Sempre tínhamos a certeza de que gastávamos mais tempo do que o esperado para tentar encontrar o profissional adequado. Quando encontrávamos ainda surgiam dúvidas se ele era o melhor perfil para aquela vaga. O Rankdone visa não desgastar o Recrutador e nem o Candidato num processo seletivo.
Como nasceu o Rankdone?
Queríamos empreender em outra área usando o nosso conhecimento em Tecnologia. O Rankdone nasceu de uma outra ideia que foi apresentada (Hackmee) a dezenas de CIOs e ao ouvirmos estes profissionais percebemos que eles tinham um problema em comum: repor vagas com agilidade e com a pessoa certa veja video recrutador inglês O Rankdone reduz o tempo e dinheiro investidos pelo Recrutador sem desprezar nenhum candidato que possua as habilidades técnicas para a vaga. Hoje, por falta de tempo e pela quantidade de currículos, o Recrutador pode deixar de incluir alguns bons candidato.
Mas aplicar testes on-line em candidatos parece ser algo trivial e disponível na internet?
Sim. Mas o que não é trivial é o MarketPlace colaborativo com capacidade para agrupar um milhares de especialistas que manterão centenas de milhares de testes abrangentes e atualizados. Também não é trivial oferecer milhares de testes para as mais diferentes carreiras a um preço acessível. Isso somente será possível devido ao marketplace e ao poder das redes sociais colaborativas. O RH paga caro nos poucos testes atualmente disponíveis.
Quais inovações o Rankdone traz ao mercado?
- Inverte-se o processo na seleção. Não é necessário ler 1000 ou 100 currículos. Após o ranqueamento, basta ler os 5 ou 10 melhores;
- Como num grande mercado, os testes são criados por especialistas e vendidos em um MarketPlace, como ocorre hoje vendas de aplicativos no GooglePlay e na AppleStore e quem dá o preço é o autor;
- Os testes podem ser traduzidos, permitindo que o autor alcance reputação internacional. Sua remuneração é em Paypal e em dolar;
- O próprio gestor técnico, que tem uma necessidade de vaga a ser preenchida, pode criar os testes (ou comprar os que já existem) e passar para o RH dispará-lo para diversos candidatos;
- As questões são ‘tagueadas’ por habilidades técnicas, o que traduz de maneira visual as habilidades dos candidatos. A leitura de um ranqueamento é uma tradução quase que gráfica do currículo, só que medida em habilidades técnicas.
Qual é o modelo de negócio do Rankdone?
- Os recrutadores compram os testes e os autores ficam com 70% do valor da venda. Muito parecido com o modelo de negócios do Google Play. Inclusive no quesito de fazer uso gratuito de alguns testes;
- Pagamento mensal das empresas que querem fazer usos de específicos e customizados do Rankdone.
- Criação de testes específicos (Taylor Made) para vagas específicas, quando solicitados por empresas.
Como é feito o ranqueamento dos candidatos?
Em uma tela bastante intuitiva, o recrutador seleciona (1) o teste que ele que raplicar, (2) insere os e-mails dos candidatos que ele recrutou e (3) faz o disparo. Após esses três passos, ele aguarda os candidatos fazerem o teste dentro do prazo que o próprio recrutador definiu e depois – em um clique – faz o ranqueamentos.
Por que vocês acreditam que o tempo de recrutamento diminui com o Rankdone?
Por 3 fatores principais:
- Correto entendimento da vaga pelo RH – Gasta-se tempo para que o RH tenha o claro entendimento do perfil profissional que o gestor técnico está buscando preencher. Um teste escolhido pelo gestor e aplicado nos candidatos minimiza o problema de comunicação entre RH e Gestor Técnico;
- Menos tempo gasto lendo currículos – com o poder das redes sociais, mais notadamente o LinkedIn, a capacidade do RH de conseguir recrutar aumentou muito mas a capacidade de selecionar continua sendo feito a moda antiga. Se ao anunciar a vaga no LinkedIn o recrutador receber centenas de currículos ele terá que ler todos eles. Com o Rankdone, ao invés do recrutador ler todos o currículo para separar aqueles que tem o perfil para preencher a vaga, ele somente lerá os currículos de quem fez o teste e obteve a habilidade técnica em pontuação desejada pelo gestor. Sobra mais tempo para avaliações psicológicas, entrevistas e obtenção de referências.
- Entrevistas somente com quem realmente tem perfil técnico – Ao se trazer um candidato errado para uma entrevista o gestor técnico (e também o candidato) perdem muito tempo. Imagine quanto custaria 3 gerentes entrevistando um profissional com perfil técnico errado. Além disso, as perguntas técnicas feitas em entrevista dependem do dia e do humor do gerente técnico e podem não ter critérios iguais para todos os candidatos resultando em uma avaliação desigual.
O Rankdone irá para outros países?
O Rankdone já nasceu global. Já temos cases fora do Brasil apresar de ser extremamente novo. Uma questão criada em alemão pode facilmente ser traduzida e disponibilizada em inglês ou português ou vice-versa. Como estamos tendo procura fora do Brasil, estamos incentivando os autores especialistas à criarem questões em inglês.
O Rankdone é apenas para vagas da área de Tecnologia?
Não. É para qualquer área que possa medir habilidades. Na Austrália, usaram o Rankdone para ranquear Garçons, Bartender e Maitre. Uma outra empresa usou para medir o conhecimento de seus próprios funcionários em Excel. Outra ranqueou as habilidades de vendedores para móveis finos.
As questões terão um selo de qualidade do Rankdone?
Sim, e os testes ficam melhor a cada ranqueamento. A plataforma Rankdone possui um sistema de reputação para que os próprios clientes qualificam os testes, apontam erros e denunciam plágio. Os melhores (4 ou 5 estrelas) acabam sendo mais vendidos, os medianos podem, através de dicas da plataforma, ser alterados para um melhor resultado.
Como funciona a reputação do autor?
Através de seleção natural como acontece na Amazon para livros. Um explicação detalhada pode ser lida em https://www.rankdone.com/sistema-de-reputacao.html
Quero fazer um teste. Como criar uma boa questão?
- Tenha sempre em mente que o objetivo de um teste em processo seletivo é separar um grupo de outro, ou seja, os que atendem dos que não atendem. Um teste onde todos tiram zerou ou tiram nota 10 não serve para nada.
- O autor precisa ser criativo. Evite questões “O que é”, “Qual o comando”. Procure criar questões com cenários, como por exemplo: “Imagine que você tenha 4 servidores, um RedHat, um Windows, um Ubuntu….”
- Evite respostas óbvias mesmo que a questão seja complexa. Comece sua questão pelas alternativas – 5 alternativas é o ideal;
- Insira Tags que representem o que sua questão vai medir. Uma questão de performance em Kernel para RedHat deve ter as Tags “Kernel” “Performance” RedHat” para que seja facilmente encontrada no Marketplace
- Coloque um tempo justo para o candidato responder a questão. Não seja rigoroso e nem bonzinho;
- Você decide o preço de sua questão, mas imagine que o mundo verá sua questão para juntar num teste. Pense grande, pense cauda longa.
- Não copie questões disponíveis na internet para colocar no Rankdone. O autor que comete plágio tem sua reputação prejudicada e é punido no Rankdone.
Se alguém tiver alguma pergunta, como deve proceder?
Pode enviar um e-mail para contactus@rankdone.com
Acesse- www.rankdone.com
About author
Você pode gostar também
Curso de Infraestrutura Ágil com práticas DevOps da 4Linux é revitalizado
Sucesso de vendas desde 2016, 4Linux moderniza seu curso trazendo várias novidades para os alunos. A 4Linux tem muito orgulho de anunciar hoje o re-lançamento do curso “Infraestrutura Ágil com
Curso gratuito de Linux e prova preparatória para certificação na 4Linux
A 4Linux informou que o curso Linux Beginners in Cloud Online (4449) será disponibilizado gratuitamente a todos os interessados, o curso é preparatório para a prova de certificação Linux Essentials.
DevOpsDays Maringá: Evento internacional de tecnologia chega ao Paraná
Sétima edição no Brasil e a primeira a ser realizada no estado do Paraná, o DevOpsDays Maringá reunirá especialistas para expor e debater temas do mundo DevOps. O DevOpsDays terá