Compartilhando conhecimento em IA – IA Generativa no Treinamento Corporativo: de Trilhas Padrão à Aprendizagem Sob Medida

Compartilhando conhecimento em IA – IA Generativa no Treinamento Corporativo: de Trilhas Padrão à Aprendizagem Sob Medida

Por que sua empresa ainda ensina todo mundo da mesma forma se ninguém aprende igual ao outro?

No universo corporativo, o treinamento tem sido tradicionalmente moldado por estruturas padronizadas: cursos em PowerPoint, vídeos longos e avaliações genéricas. Mas o cenário está mudando. O avanço dos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), como o ChatGPT, trouxe uma nova forma de pensar o ensino: a personalização em escala.

A virada: de conteúdo estático para aprendizado responsivo.

Até pouco tempo, adaptar conteúdos de treinamento para o nível, ritmo e perfil de cada colaborador era impraticável. Demandava esforço humano quase artesanal — caro e demorado. Agora, com a IA generativa, essa adaptação pode acontecer automaticamente, em tempo real e com qualidade.

Imagine um curso de “Segurança da Informação” que detecta se um colaborador tem base técnica ou não. O colaborador mais experiente recebe um conteúdo direto ao ponto, com simulações e desafios avançados. Já o colaborador de outra área recebe uma versão com linguagem acessível e exemplos práticos do seu dia a dia. Ambos assistem o mesmo curso, mas não da mesma forma.

O que está por trás disso?

Por trás desta ‘mágica’ está a integração de dois novos conceitos (MAIC e SINKT) para gerar de fato uma experiência personalizada de ensino que visa aumentar o engajamento dos alunos e a ampliação da retenção do conhecimento.

O conceito MAIC propõe uma nova geração de cursos online em que agentes baseados em modelos de linguagem (LLMs) atuam como professores, assistentes e colegas virtuais, oferecendo uma sala de aula dinâmica, interativa e personalizada. No entanto, para que essa personalização aconteça em tempo real, os agentes precisam entender onde cada aluno está em sua jornada de aprendizagem.

É neste ponto que há a sinergia entre o MAIC e o SINKT (Structure-Aware Inductive Knowledge Tracing Model) , sendo este último um modelo que permite rastrear o conhecimento do aluno mesmo em cenários de dados escassos ou com conteúdo inédito. Ao analisar as respostas anteriores do estudante, o SINKT avalia o nível de domínio de conceitos, prevê o desempenho futuro e identifica lacunas cognitivas. Essa informação pode então ser usada pelos agentes do MAIC para:

  • Adaptar a explicação de conteúdos conforme o entendimento atual do aluno;
  • Sugerir exercícios personalizados com base em suas dificuldades e progressos;
  • Promover discussões dirigidas entre os agentes “colegas” que incentivem o aluno a refletir, perguntar e aprender de forma mais ativa.

A integração entre MAIC e SINKT, portanto, cria um ciclo virtuoso de aprendizagem:

  1. O SINKT fornece inteligência diagnóstica sobre o estado de conhecimento do aluno.
  2. O MAIC utiliza essas informações para personalizar a experiência de ensino.
  3. O aluno interage com o ambiente adaptativo e gera novos dados.
  4. O SINKT atualiza sua visão de conhecimento do aluno, e o ciclo continua.

Essa sinergia eleva o nível de engajamento, pois o aluno sente que o curso “responde” às suas necessidades. Além disso, ao garantir que os desafios estão sempre no ponto ideal entre o que ele já domina e o que precisa aprender, a retenção do conhecimento é significativamente ampliada.

Em suma, MAIC e SINKT juntos representam um salto na direção da educação verdadeiramente personalizada, com potencial real de transformar o ensino online em uma jornada mais motivadora, eficaz e humana.

Benefícios diretos para empresas.

  1. Maior engajamento: quando o conteúdo fala a linguagem do colaborador, a chance de retenção aumenta.
  2. Eficiência de tempo: a IA foca no que cada um precisa aprender, sem desperdiçar horas com o que ele já domina.
  3. Diagnóstico contínuo: é possível prever dificuldades e ajustar trilhas antes mesmo que um problema real aconteça.
  4. Escalabilidade com personalização: treinar 10 ou 10.000 colaboradores com o mesmo nível de cuidado deixa de ser um sonho.

Transformando pesquisa de ponta em soluções práticas para aprendizagem.

A plataforma www.Jedai.ai adota uma abordagem fundamentada em evidências ao incorporar os avanços mais recentes da pesquisa acadêmica para oferecer ensino personalizado com apoio de IA. Seu desenvolvimento é fortemente inspirado em modelos consagrados como o SINKT, que aplica rastreamento de conhecimento com estrutura semântica e predições baseadas em grafos; o MAIC, que introduz agentes inteligentes para adaptar conteúdos em tempo real. Em um campo emergente como o uso de LLMs na educação, onde as práticas ainda estão em rápida experimentação, ancorar o desenvolvimento em artigos científicos garante mais solidez, replicabilidade e eficácia. Mais do que seguir tendências, a Jedai se compromete a transformar pesquisa de ponta em soluções práticas para aprendizagem corporativa e educacional.

Tudo é muito novo, recente e desafiador, mas não dá para negar que a transição de “trilhas padrão” para “aprendizagem sob medida” já começou.

E a sua empresa? Vai liderar ou correr atrás

Anterior E agora, o que fazer com os índices que não são usados?
Próxima Implementando postgres_fdw no PostgreSQL

About author

Rodolfo Gobbi
Rodolfo Gobbi 17 posts

Idealizador e Presidente do Rankdone. Apesar de não ter suas origens na área de RH, aplicou - para desenvolver o Rankdone - seus 20 anos de experiência na contratação de profissionais e na montagem e gerência de equipes técnicas.Atua como Sócio-Diretor da empresa 4linux. Foi fundador e presidente do LPI( Linux Professional Institute) Brasil, a maior certificação profissional linux do mundo. Possui experiência em gerência técnica , comercial e financeira. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo com especialização em Computação, fez Extensão em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.Ministrou diversas palestras em eventos de informática.

View all posts by this author →

Você pode gostar também