MoodleMoot 2019: Novidades e atualizações do Ambiente Virtual de Ensino Moodle

MoodleMoot 2019: Novidades e atualizações do Ambiente Virtual de Ensino Moodle

O Moodlemoot é uma conferência que vem sendo realizada anualmente desde 2007, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. De acordo com a própria descrição do evento, a conferência é dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle.

A primeira edição de 2019 aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, e é sobre ela que vamos comentar aqui!

A abertura da conferência começou com as novidades apresentadas pelo Daniel Neis, desenvolvedor no Moodle HQ, sobre a nova atualização do Moodle 3.7 e os principais destaques foram:

  • Fórum
  • Classic Theme
  • LTI 1.3
  • OpenBadges v.2
  • Análise de aprendizagem
  • Mensagens em grupo
  • Acessibilidade

Alguns números relevantes também foram informados durante a apresentação, como a correção de 68 Bugs, 169 melhorias, 285 “Issues” trabalhadas, 33 novas funcionalidades, 15 “Tasks” e “sub tasks”, 2.721 files changed (arquivos alterados), 118.261 (inserções) e 88.760 exclusões dentro do Moodle.

Além disso, tivemos uma antecipação de algumas atualizações já do Moodle 3.8, sendo elas:

  • Fórum (em colaboração com a MUA)
  • Datas das atividades relativas às datas de inscrição
  • Integração com H5P
  • Integração com SafeExam Browser
  • Revisão de usabilidade do Seletor de Atividades
  • Continuação das melhorias de acessibilidade e aderências a mais padrões educacionais abertos para interoperabilidade e integração do StudentQuiz.

A data de lançamento para a atualização 3.7 será no dia, 13/05/2019. Para a atualização do Moodle 3.8 as datas estão previstas para os dias:

  • Congelamento de código (não são aceitos novos recursos): 07/10/2019
  • Ciclo de controle de qualidade (início do teste de controle de qualidade): 14/10/2019
  • Data de lançamento (uma vez aprovado pelo controle de qualidade): 11/11/2019

A 4Linux passou a trabalhar com educação à distância em 2002, sendo pioneira no ensino de Linux. E em 2005 passou a utilizar o Moodle, desde então, muita coisa mudou e atualizou também, hoje somos especialista em práticas DevOps e claro que isso interferiu diretamente na forma em que trabalhamos, o que acabou afetando – para melhor – o Moodle.

Leonardo Mendesgerente da área de treinamento da 4Linux –  marcou presença na conferência, palestrando no dia 25/04, com o tema: Moodle no mundo DevOps!

Nesta palestra, o Leonardo explicou como disponibilizar o Moodle de forma “automatizada” em ambientes com escalonamento horizontal na Azure. “Entendemos que o Puppet cria uma automatização dos fluxos de atualização de Plugins, versões do Moodle, aplicação de customização de templates e módulos do Moodle usando ferramentas de Controle de Versão (GitHub, GitLab), Integração Contínua (Jenkins) e Monitoramento (Zabbix)”.

Facilitando a visão e experiência do aluno que utiliza o Moodle e melhorando a administração e performance do ambiente.

A palestra foi gravada e você pode conferi-la abaixo:

 

Outra palestra muito interessante, foi a do Paulo Henrique Souto Maior Serrano, da UFPB – Universidade Federal da Paraíba, com o tema: “Experiência de gamificação cyberpunk no Moodle”. Pense você, jovem, entrando em uma universidade, imaginando como serão as suas aulas, chegando lá você se depara com um professor que utiliza o Moodle para fazer jogos educacionais, mas de uma maneira totalmente inovadora?

Paulo, pensou em como melhorar a experiência do aluno e criou um jogo usando o Moodle e os plugins disponíveis. No momento da criação do jogo, se fez a seguinte pergunta: Que experiência eu quero criar? E decidiu que faria os alunos se conectarem ao ciberespaço.

Se inspirou em nomes como o pesquisador James Paul Gee, o acadêmico Werbach e no pioneiro da gamificação Yu Kai Chou, para montar as diretrizes do jogo. Já no universo cyberpunk, buscou inspiração nos filmes “Blade Runner” e “2001- uma odisséia no espaço”, a série “Black Mirror”, o jogo “Fallout” e o livro “Neuromancer”.

Usando o recurso “Emblemas” do Moodle, o estudante, durante o jogo subiria de nível, de recruta para agente, de agente para detetive, de detetive para investigador e de investigador para superintendente.

Em um determinado momento do jogo, por uma falta de privacidade, intolerável e a sensação constante de vigilância do computador, os moradores daquela cidade se revoltam e criam a “Sociedade Secreta” chamada Nêmesis, passando a existir 3 grupos de trabalho autorizados na Nêmesis: Mecenas, Livre Iniciativa e ProTec

Usando o plugin Stash, cada grupo de trabalho da Nêmesis desenvolve um tipo de código. E a junção dos blocos de código no compilador produz um item ilegal que pode beneficiar quem o conseguiu. Esses itens ilegais, são: Um ponto a mais nas provas ou o direito de retirar uma falta, entre outros itens ilegais. Ou seja, você pode salvar o seu semestre, de uma forma simples e divertida!

Para fazer esse bloco de código, o professor usou o recurso de Acompanhamento de conclusão e Restrições de curso que existe no Moodle.

Além disso, o Paulo, criou um ambiente diferente para receber os cidadãos nesse ciberespaço, linguagens como: “Saudações Mamíferos”, “Caros conspiradores”, “A felicidade é obrigatória”, “Seu esforço será recompensado”, “O computador amigo está observando você”, fazem parte do jogo e tudo isso com uma voz sintetizada, além de conter recursos como: ChatBot e um Mapinha interativo!

No decorrer do jogo, os alunos, ops, os “conspiradores” tem que tomar uma série de decisões, que resultará em uma surpresa no final. Essa surpresa, só sendo convidado para o ciberespaço para descobrir!

Com alguns simples recursos e plugins, foi criado um jogo sensacional e fácil de usar dentro do Moodle, melhorando a interação entre professor e aluno.

E por último, mas não menos importante, a palestra feita pela Ana Paula Oliveira da Silva e o Igor Lima Rodrigues, ambos da Universidade Estadual do Ceará e Instituto Federal do Ceará, com o tema: H5P para Iniciantes: Construindo conteúdo digital interativo para o Ambiente Moodle.

Quem trabalha com o Moodle com certeza já ouviu falar dele, o H5P nada mais é do que uma solução gratuita e de código livre para criação e manutenção de atividades interativas, ou seja, jogos educacionais e conteúdo dinâmicos. O H5P fez um sucesso significativo e por isso, será integrado na versão 3.8. Mas, enquanto ele ainda não é integrado, quais são as novidades?

As novidades são a inclusão de novos recursos na plataforma, como:

  • Vídeo interativo: Já assistiram o filme “Black Mirror” ? Aquele filme onde você toma as decisões pelo personagem principal? É dessa forma que funciona, ou seja, o professor faz um vídeo e o aluno toma algumas decisões durante a reprodução, e para cada decisão há diversas conclusões.

Outras novidades são:

  • Aponte corretamente: Em um vídeo ou imagem, haverá questões a serem respondidas para enfim completar a atividade.
  • Arraste e solte: Nesta opção, o aluno poderá arrastar tanto um texto para um determinado local como uma imagem, como uma espécie de quebra cabeça.
  • Sequenciamento de imagens: O aluno aqui irá colocar as imagens na sequência conforme solicitado pelo professor na pergunta. Como por exemplo: Colocar em ordem fatos históricos ou fotos de todos os presidentes de um determinado país.
  • Linha do tempo: Para os professores que querem ou precisam trabalhar com linhas do tempo, esse recurso é o ideal. Aqui o aluno além de preencher os campos com os dados solicitados, poderá incluir também “eras” e “marcos” na história de um determinado acontecimento.
  • Justaposição de imagens: Posicionar duas coisas contrastantes lado a lado ou próxima uma da outra. Funciona bem caso queira fazer algum tipo de comparação.
  • Colagens: Uma sequência de imagens ou imagens que não se completam, poderão ser colocadas juntas em apenas 01 imagem.
  • Tour Virtual 360º: Esse é um dos recursos mais legais que foram apresentados, sabe quando você usa o Google Maps? E você clica na foto do endereço, esse tipo de imagem é 360º. Você consegue visualizar todas as áreas como se estivesse andando!

Trazendo essa experiência para o Moodle, imagine que um dos exercícios propostos é que seja feita a troca de toda a infraestrutura das salas da 4Linux, mas você não lembra das salas e nem de sua infraestrutura, com o tour virtual 360º, você poderá “andar” pelas salas sem ter que ficar naquele processo de “próxima imagem” o que já economiza o seu tempo e torna o trabalho mais ágil.

Os desafios percebidos pelo pessoal do H5P, é a interface em inglês, nem todo mundo domina a língua estrangeira e isso pode causar algum desconforto. A incorporação, curadoria e o treinamento dos professores para utilizarem tanto o programa como para inseri-los no Moodle ou em outro ambiente de aprendizagem virtual.

A comunidade de usuários do Moodle cresce a cada dia, não é atoa que essa edição foi a maior de todas, vindo pessoas das mais diversas universidades, colégios e empresas de todo o Brasil! A conexão, troca de informações e experiências no dia a dia do Moodle era presente em cada rodinha feita pelos usuários, a facilidade em descobrir novos recursos e melhorar o funcionamento da plataforma, assim como novas ideias para implantar e criar mais integração entre os usuários, administradores, professores e alunos. Lembrando que o Moodle é um software livre, então você pode contribuir, para que a cada atualização fique melhor, fazendo com que a comunidade de usuários aumente!!

A próxima edição do MoodleMoot 2019 – Brasil, acontece em outubro em São Luís – Maranhão.

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