4Linux: Empresa Líder em Treinamentos de Software Open Source

4Linux: Empresa Líder em Treinamentos de Software Open Source

Como explica o opensource.com software open source ou de código aberto é um software com código-fonte que qualquer pessoa pode inspecionar, modificar e aprimorar.

O código-fonte é a parte do software que a maioria dos usuários de computador nunca vê; é o código que os programadores de computador podem manipular para mudar a forma como um pedaço de software – um programa ou aplicativo – funciona. Os programadores que têm acesso ao código-fonte de um programa de computador podem melhorar esse programa adicionando recursos a ele ou consertando partes que nem sempre funcionam corretamente.

Software aberto x Software fechado

Ainda de acordo com o opensource.com “alguns softwares possuem código-fonte que apenas a pessoa, equipe ou organização que o criou – e mantém controle exclusivo sobre ele – pode modificar. As pessoas chamam esse tipo de software de ‘proprietário’ ou de ‘código fechado’”.
O software de código aberto é diferente. “Seus autores disponibilizam seu código-fonte para outras pessoas que desejam visualizar esse código, copiá-lo, aprender com ele, alterá-lo ou compartilhá-lo.

Vantagens do software Open Source

• Mais segurança e confiabilidade

Uma das vantagens de adotar softwares open source é que eles oferecem mais segurança e confiabilidade em relação aos softwares comuns. Nos softwares abertos é possível analisar o programa para verificar se os fatores de proteção foram implementados. Já nos softwares fechados não é possível verificar se existem práticas de segurança no desenvolvimento do produto.

• Possibilidade de personalização

Outra vantagem de utilizar softwares abertos é a possibilidade de personalização do sistema. Isso permite, por exemplo, que uma empresa compre um software com licença open source e faça as modificações de acordo com a sua necessidade de negócio e ainda o distribua livremente para a utilização dos funcionários.

• Suporte mais independente

Além de mais segurança e personalização com os softwares open source é possível ter um suporte mais independente, sem a dependência de um fornecedor único. Sabe por quê? Porque os softwares abertos possuem muitos desenvolvedores e todos eles podem tentar achar a solução para o problema.

• Excelente relação custo-benefício

Um grande benefício do open source é a excelente relação custo-benefício, pois a maioria dos softwares desse tipo é gratuita. Às vezes é necessário pagar um valor para comprar o software, mas não é necessário pagar pelas licenças do usuário, por exemplo. Além disso, a empresa pode utilizá-lo diversas vezes e ir implementando melhorias, de acordo com as necessidades.

• Mais flexibilidade

Para terminar nossa lista de vantagens vale citar a flexibilidade, pois com open source é possível adicionar e retirar os recursos oferecidos. Assim, o desenvolvedor pode, por exemplo, retirar alguns recursos oferecidos pelo software e usar apenas os que são úteis para a empresa.

Viu as vantagens dos softwares open source? O mundo caminha para padrões abertos e cada vez mais as empresas vão adotar os softwares livres e é fundamental que os profissionais de TI estejam capacitados para utilizá-los. Sua equipe de TI está apta? E você, profissional ou estudante de TI, os domina?

Para dominar os softwares livres continue acompanhando o texto e conheça os treinamentos de software Open Source da 4Linux!

Veja também: Reflita, quando vale a pena contratar suporte para software open source?

4Linux: Líder em Treinamentos Open Source

A 4Linux é uma empresa referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos de Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.

Treinamentos para equipes

As metodologias de ensino dos cursos têm o objetivo de deixar o colaborador “fluente” o mais rápido possível e é ensinado o que é mais relevante, pois tempo é dinheiro. Seja presencialmente, em casa ou na empresa, os cursos são oferecidos sempre com a mesma qualidade e com horários flexíveis, que não atrapalham a produtividade do colaborador.

Veja também: Por que uma certificação faz tanta diferença para o profissional de TI ?

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Soluções open source para consultoria empresarial
Próxima Conhecendo o kernel Linux pelo /proc (parte 5) – Recursos da memória virtual

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 68 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Negócios

Software Livre não é software, é serviço

Software Livre ( FOSS ), apesar de ser um software em seu nome e objetivo, do ponto de vista comercial, deve ser tratado como um serviço e não como um

Negócios

Porque o software open source se fortaleceu em tempos de Corona vírus ?

O Corona vírus nos obrigou a um isolamento social sem precedentes em nossa história recente. Independente se teremos ou não recessão após este isolamento forçado, o software open source mostra

Carreiras

Certificações Linux – Um passo a frente nos processos seletivos

Quando entramos no mercado da Tecnologia da Informação sempre escutamos sobre  certificações não importando em que especialização você vai focar, se tu optar por redes vai ouvir falar de CCNA