Presidente da Microsoft reconhece erro histórico sobre open source

Presidente da Microsoft reconhece erro histórico sobre open source

Presidente da Microsoft admitiu que Microsoft estava do ‘lado errado’.

No último dia 14 de maio, Brad Smith (presidente da Microsoft) afirmou em evento no MIT que a Microsoft estava “do lado errado da história” em relação ao open source e fez correções de rumo em direção ao lado certo.

Nos últimos anos – quando decidiu investir em soluções para nuvem (Azure) –  a Microsoft deu uma forte guinada em direção ao lado certo da história, onde passaram à apoiar e patrocinado vários projetos open source, patrocina inclusive a própria Linux Foundation da qual inclusive hoje faz parte do conselho.

Quem é mais jovem e não conhece todo histórico de troca de farpas, em 2001 o ex-presidente da Microsoft Steve Ballmer chamou o Linux de ‘câncer’. Aqui no Brasil as agressões ao Linux também foram fortes. É famosa a frase atribuída a um diretor da Microsoft Brasil que ao ser questionado sobre o crescimento do Linux, respondeu : ”Linux? Ah! Linux tem em qualquer lugar, em banca de jornal e em caixa de sucrilhos“.

Entre 2005 e 2010, a guerra de informações e contra informações era pesada. Era uma briga de Sansão e Golias. A 4Linux chegou a criar uma peça teatral chamada ‘Tela Azul’ que foi encenada dezenas de vezes e cuja gravação da última apresentação está disponível no youtube. Nesta comédia teatral , de forma bem humorada, apresentávamos o Linux , mostrávamos seus benefícios e aproveitávamos para também dar umas cutucadas.

Naquele tempo gastava-se uma energia enorme para vender Linux pois era necessário explicar o que era open source e todo o modelo de negócio ao redor dele. Atualmente, ainda existem CIOs e líderes de TI que “continuam do lado errado da história”, mas a grande maioria nem mais questiona sobre um software ser ou não open source quando se fala de containers, big data, cloud e outras tecnologias nas quais quase tudo é open source.

Apesar do enorme investimento e das várias ações tomadas pela Microsoft em direção ao lado certo da história, a troca de “gentilezas” entre a Microsoft e a comunidade de código aberto ainda está viva. Em janeiro de 2020, a FSF ( Free Software Foundation) protocolou uma petição e enviou um hard disk em branco para a Microsoft, em tom de desafio, para que ela – que agora ama o open source – gravasse neste HD o código fonte do Windows 7. Até esta data a FSF ainda não havia recebido o HD com o código fonte.

A 4Linux é a empresa referência no Brasil em projetos, consultoria e suporte com software open source. Farpas a parte, estamos do lado certo da história desde 2001.

 

E você de que lado esteve este tempo todo ?

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Descubra o Redis: a solução open source para armazenamento de dados
Próxima Como monitorar seu ambiente MongoDB com Prometheus e Grafana

About author

Rodolfo Gobbi
Rodolfo Gobbi 16 posts

Idealizador e Presidente do Rankdone. Apesar de não ter suas origens na área de RH, aplicou - para desenvolver o Rankdone - seus 20 anos de experiência na contratação de profissionais e na montagem e gerência de equipes técnicas.Atua como Sócio-Diretor da empresa 4linux. Foi fundador e presidente do LPI( Linux Professional Institute) Brasil, a maior certificação profissional linux do mundo. Possui experiência em gerência técnica , comercial e financeira. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo com especialização em Computação, fez Extensão em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.Ministrou diversas palestras em eventos de informática.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Linux: 30 anos transformando o mundo da tecnologia e startups

Linux tem uma importância que vai além dos 30 anos do seu nascimento. 100% das Startups hoje no mundo bebem da fonte que o Linux proporcionou. Toda uma indústria foi

Negócios

Consultoria 4Linux: A Vacina que Sua Empresa Precisa para Alavancar em 2021

Vacina, nos últimos meses é uma das palavras que os brasileiros mais têm ouvido e a que está na boca de todos os brasileiros. Mas, você sabia que a 4Linux

Containers

Atualização do Curso “Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis da 4Linux”!

Preparados para uma jornada intensiva no universo do Kubernetes? Estamos empolgados em anunciar a atualização do nosso curso “Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis“, que oferece uma abordagem abrangente e prática