Open Source: de que lado da história você está?

Open Source: de que lado da história você está?

Presidente da Microsoft admitiu que Microsoft estava do ‘lado errado’.

No último dia 14 de maio, Brad Smith (presidente da Microsoft) afirmou em evento no MIT que a Microsoft estava “do lado errado da história” em relação ao open source e fez correções de rumo em direção ao lado certo.

Nos últimos anos – quando decidiu investir em soluções para nuvem (Azure) –  a Microsoft deu uma forte guinada em direção ao lado certo da história, onde passaram à apoiar e patrocinado vários projetos open source, patrocina inclusive a própria Linux Foundation da qual inclusive hoje faz parte do conselho.

Quem é mais jovem e não conhece todo histórico de troca de farpas, em 2001 o ex-presidente da Microsoft Steve Ballmer chamou o Linux de ‘câncer’. Aqui no Brasil as agressões ao Linux também foram fortes. É famosa a frase atribuída a um diretor da Microsoft Brasil que ao ser questionado sobre o crescimento do Linux, respondeu : ”Linux? Ah! Linux tem em qualquer lugar, em banca de jornal e em caixa de sucrilhos“.

Entre 2005 e 2010, a guerra de informações e contra informações era pesada. Era uma briga de Sansão e Golias. A 4Linux chegou a criar uma peça teatral chamada ‘Tela Azul’ que foi encenada dezenas de vezes e cuja gravação da última apresentação está disponível no youtube. Nesta comédia teatral , de forma bem humorada, apresentávamos o Linux , mostrávamos seus benefícios e aproveitávamos para também dar umas cutucadas.

Naquele tempo gastava-se uma energia enorme para vender Linux pois era necessário explicar o que era open source e todo o modelo de negócio ao redor dele. Atualmente, ainda existem CIOs e líderes de TI que “continuam do lado errado da história”, mas a grande maioria nem mais questiona sobre um software ser ou não open source quando se fala de containers, big data, cloud e outras tecnologias nas quais quase tudo é open source.

Apesar do enorme investimento e das várias ações tomadas pela Microsoft em direção ao lado certo da história, a troca de “gentilezas” entre a Microsoft e a comunidade de código aberto ainda está viva. Em janeiro de 2020, a FSF ( Free Software Foundation) protocolou uma petição e enviou um hard disk em branco para a Microsoft, em tom de desafio, para que ela – que agora ama o open source – gravasse neste HD o código fonte do Windows 7. Até esta data a FSF ainda não havia recebido o HD com o código fonte.

A 4Linux é a empresa referência no Brasil em projetos, consultoria e suporte com software open source. Farpas a parte, estamos do lado certo da história desde 2001.

 

E você de que lado esteve este tempo todo ?

 

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Você conhece o Redis?
Próxima Monitorando MongoDB com Prometheus e Grafana

About author

Rodolfo Gobbi
Rodolfo Gobbi 16 posts

Idealizador e Presidente do Rankdone. Apesar de não ter suas origens na área de RH, aplicou - para desenvolver o Rankdone - seus 20 anos de experiência na contratação de profissionais e na montagem e gerência de equipes técnicas.Atua como Sócio-Diretor da empresa 4linux. Foi fundador e presidente do LPI( Linux Professional Institute) Brasil, a maior certificação profissional linux do mundo. Possui experiência em gerência técnica , comercial e financeira. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo com especialização em Computação, fez Extensão em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.Ministrou diversas palestras em eventos de informática.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

4Linux inova mais uma vez e lança curso de Continuos Monitoring DEVOPS.

Será o nono curso ofertado na carreira DEVOPS. A mais abrangente oferta do Brasil. A 4linux anuncia hoje o lançamento de mais um curso para enriquecer a sua oferta de

Notícias

4Linux estará presente no DevOpsDays São Paulo

4Linux patrocina evento DevOpsDays São Paulo edição 2019! No dia 10/04/2019 acontecerá o evento DevOpsDays São Paulo no hotel Century Paulista, próximo à Avenida Paulista. O evento deste ano está

Negócios

Por que a transformação digital das grandes corporações passa pela adoção de softwares Open Source?

Já é de conhecimento de todos que o atual mercado de trabalho não se parece em nada com o que conhecíamos há 20 anos. Mas na verdade, o grande ponto