Novo Curso Observability and Monitoring Fundamentals

Novo Curso Observability and Monitoring Fundamentals

No atual mundo tecnológico sistemas e aplicações se tornaram cada vez mais complexos e interconectados, a necessidade de monitoramento e observabilidade eficazes é fundamental para garantir o desempenho, a confiabilidade e a integridade desses ambientes. O curso Observability and Monitoring Fundamentals foi cuidadosamente desenvolvido para oferecer aos participantes uma compreensão sólida dos conceitos, técnicas e ferramentas necessários para monitorar, analisar e otimizar sistemas modernos.
Mas implantar um monitoramento não é algo simples, é necessário ter uma base sólida de conhecimento em processos e operações tanto da empresa quanto das várias soluções de mercado para monitoramento.
Um novo conceito é aplicado ao mercado e esse termo tem ganhado cada vez mais destaque em convenções, jornais, palestras e seminários, o termo da vez é Observabilidade ou Observability.

Objetivo do Curso

O curso tem como principal objetivo equipar os participantes com conhecimentos sólidos e práticos para enfrentar as complexidades do monitoramento de sistemas e aplicações em ambientes altamente distribuídos.
Ao final, você estará apto a:
  • Compreender os Conceitos Essenciais: Você irá adquirir uma compreensão clara das definições e importância do monitoramento. Explorar os objetivos e benefícios do monitoramento e como ele evolui para o conceito de observabilidade. Distinguir entre diferentes tipos de monitoramento, incluindo sistemas, redes, aplicações e ambientes físicos.
  • Dominar Componentes de Monitoramento: Aprenderá sobre métricas e indicadores de desempenho, e entender como coletar, armazenar e analisar dados de monitoramento. Explorar as diferenças entre monitoramento ativo e passivo, além de mergulhar nos protocolos de gerenciamento de rede.
  • Explorar Ferramentas de Monitoramento: Vai conhecer as principais ferramentas de monitoramento de código aberto e compreender seus conceitos de utilização. Aprender a monitorar sistemas operacionais, redes e aplicações, abrangendo áreas como CPU, memória, disco, tráfego de rede e disponibilidade de aplicações.
  • Aplicar Boas Práticas: Definir metas e objetivos de monitoramento, planejar estratégias eficientes e explorar os aspectos de monitoramento proativo e reativo. Praticar o monitoramento de uma aplicação completa, incluindo componentes web, serviço, banco de dados e contêineres.
  • Analisar Estudos de Caso e Exercícios Práticos: Analisar cenários reais de monitoramento e trabalhar em exercícios práticos que envolvem a configuração de ferramentas como Zabbix e Status Page. Explorar o mercado de observabilidade e entender as trilhas de aprendizado futuras.
Ao concluir este curso, você estará preparado para enfrentar os desafios dinâmicos do monitoramento de sistemas complexos, contribuindo para a eficiência, a confiabilidade e o sucesso contínuo das aplicações e infraestruturas tecnológicas.
Não perca tempo venha para a escola número 1 em ensino de soluções OpenSource da América latina, venha para 4Linux.
Espero você!
Anterior Kubernetes - Criando um cluster local com Kind
Próxima Por que você deve investir tempo estudando Python

About author

Jeovany Batista
Jeovany Batista 7 posts

Formado em Segurança da Informação, trabalha com tecnologia há 11 anos, atualmente é Analista de Infraestrutura e Monitoramento na 4Linux, nas horas vagas se aventura na culinária e nos games. Entusiasta em opensource tools e no momento curtindo a distro OpenSuse!

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Aprenda a criar mapas de rede com o novo curso de Monitoramento Zabbix

Assista ao vídeo e confira o Screencast Tutorial: Criando mapas de rede para monitoramento com Zabbix. Conheça nosso novo curso Monitoramento de Redes com Zabbix agora com Oracle e Jboss. Baixe também

Monitoramento TI

Entenda a importância da observabilidade em suas aplicações

Saber o comportamento de nossas aplicações tornou-se primordial, mas o comportamento não se resume apenas a saber se a aplicação está funcionando ou se a aplicação está com todas as

DevOps

Prometheus: A revolução do monitoramento open source em TI

Conheça o Prometheus, ferramenta open source de monitoramento adaptada ao atual modelo de TI focada em serviços e opção aos tradicionais Zabbix/Nagios. Compartilhe este post: Share on Twitter Share on