Automatização de ambientes com Rundeck

Automatização de ambientes com Rundeck

Por que automatizar seu ambiente?

Nos últimos anos, a automação tem crescido como um elemento imperativo em todos os negócios. Independente da área, temos observado um notável aumento no uso de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, bem como Automação Robótica de Processos e Análise Preditiva para automatizar tarefas complexas.

Transformar digitalmente uma grande organização ou negócio com automação pode parecer uma tarefa simples a princípio, mas os procedimentos ou arquiteturas envolvidos são bastante complexos.

As empresas que têm como objetivo automatizar seu ambiente precisam analisar e interpretar centenas de arquiteturas, ferramentas e tecnologias inovadoras que se interconectam para garantir que toda a automação esteja funcionando perfeitamente, sem qualquer interrupção. Além disso, operar adequadamente um ambiente de TI exige que a automação, os scripts e os comandos atuais sejam confiáveis e fáceis de executar.

A automatização parcial do ambiente de uma empresa reduz significativamente os custos operacionais e a dependência dos funcionários. É aqui que Rundeck desempenha um papel fundamental, já que ajuda grandes organizações ou empresas que implementaram automação a conectar com precisão ferramentas e infraestrutura em seu fluxo de trabalho, podendo ser utilizado como um hub central ou painel de controle para automação.

O que é Rundeck?

Rundeck é uma ferramenta de orquestração para automação empresarial que pode ser utilizada para gerenciar servidores ou ambientes de nuvem com eficiência. Também é capaz de ser implementado com ferramentas e práticas DevOps modernas, que a maioria das empresas utiliza atualmente.

Para esse processo, o Rundeck fornece recursos como ferramentas de interface de linha de comando (CLI) e uma interface de programação de aplicativos da web. A fim de ser integrado de forma eficiente em qualquer arquitetura de negócios, o Rundeck é escrito em Java e permite que as empresas executem tarefas em um conjunto de “nós”, que são máquinas utilizadas pela ferramenta.A política de controle de acesso do Rundeck é totalmente baseada em funções, portanto, traz mais segurança à automação e também oferece flexibilidade suficiente para que diferentes funcionários possam trabalhar em múltiplas soluções com permissões de acesso de usuário.

Com o Rundeck, as empresas que empregam automação podem aproveitar ao máximo suas ferramentas, tecnologias e recursos por meio de uma única plataforma. Além de padronizar a maneira como operam seus diversos domínios de negócio e pilha de tecnologia.

Rundeck permite executar e agendar tarefas em qualquer número de seus nós a partir de uma interface baseada na web ou de sua linha de comando. Ele também inclui outros recursos que facilitam o uso de seus scripts, incluindo: controle de acesso, construção de fluxo de trabalho, agendamento, registro e integração com fontes externas para dados de nós e opções. A integração é um dos principais benefícios da ferramenta, uma vez que permite se conectar e comunicar com qualquer aplicação/ferramenta que já tenha em uso em seu ambiente, facilitando a criação de rotinas de backup ou inspeção, por exemplo.

Em resumo, o Rundeck é uma ótima ferramenta que pode ser aproveitada por toda sua equipe de forma segura, além de auxiliar significativamente o gerenciamento de seu ambiente/infraestrutura. Você pode obter o Rundeck e informações adicionais a respeito disso em:

 https://www.rundeck.com/

 

 

 

Anterior Automatizando Tarefas com Shell Script
Próxima Primeiros passos com o Vault da HashiCorp

About author

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Criando um Pendrive Bootável com Múltiplas ISOs no Linux

Criar um pendrive bootável no Linux, não é nada muito complexo, mas para algumas pessoas nem sempre é um processo tão simples quanto desejado. No entanto, com a ferramenta certa,

Infraestrutura TI

Melhore sua produtividade com dicas avançadas do editor VIM

Intro Continuando a série de posts sobre o VIM, irei tratar aqui sobre o uso do vim no dia a dia, em especial para desenvolvedores. Os principais editores de texto

Desenvolvimento

Por que aprender Python pode impulsionar sua carreira em programação

Você que já automatiza suas rotinas com shell script precisa aprender Python. Dizem que se você quer trabalhar no Google o caminho mais fácil é aprender Python. Será que este