Automatização de ambientes com Rundeck

Automatização de ambientes com Rundeck

Por que automatizar seu ambiente?

Nos últimos anos, a automação tem crescido como um elemento imperativo em todos os negócios. Independente da área, temos observado um notável aumento no uso de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, bem como Automação Robótica de Processos e Análise Preditiva para automatizar tarefas complexas.

Transformar digitalmente uma grande organização ou negócio com automação pode parecer uma tarefa simples a princípio, mas os procedimentos ou arquiteturas envolvidos são bastante complexos.

As empresas que têm como objetivo automatizar seu ambiente precisam analisar e interpretar centenas de arquiteturas, ferramentas e tecnologias inovadoras que se interconectam para garantir que toda a automação esteja funcionando perfeitamente, sem qualquer interrupção. Além disso, operar adequadamente um ambiente de TI exige que a automação, os scripts e os comandos atuais sejam confiáveis e fáceis de executar.

A automatização parcial do ambiente de uma empresa reduz significativamente os custos operacionais e a dependência dos funcionários. É aqui que Rundeck desempenha um papel fundamental, já que ajuda grandes organizações ou empresas que implementaram automação a conectar com precisão ferramentas e infraestrutura em seu fluxo de trabalho, podendo ser utilizado como um hub central ou painel de controle para automação.

O que é Rundeck?

Rundeck é uma ferramenta de orquestração para automação empresarial que pode ser utilizada para gerenciar servidores ou ambientes de nuvem com eficiência. Também é capaz de ser implementado com ferramentas e práticas DevOps modernas, que a maioria das empresas utiliza atualmente.

Para esse processo, o Rundeck fornece recursos como ferramentas de interface de linha de comando (CLI) e uma interface de programação de aplicativos da web. A fim de ser integrado de forma eficiente em qualquer arquitetura de negócios, o Rundeck é escrito em Java e permite que as empresas executem tarefas em um conjunto de “nós”, que são máquinas utilizadas pela ferramenta.A política de controle de acesso do Rundeck é totalmente baseada em funções, portanto, traz mais segurança à automação e também oferece flexibilidade suficiente para que diferentes funcionários possam trabalhar em múltiplas soluções com permissões de acesso de usuário.

Com o Rundeck, as empresas que empregam automação podem aproveitar ao máximo suas ferramentas, tecnologias e recursos por meio de uma única plataforma. Além de padronizar a maneira como operam seus diversos domínios de negócio e pilha de tecnologia.

Rundeck permite executar e agendar tarefas em qualquer número de seus nós a partir de uma interface baseada na web ou de sua linha de comando. Ele também inclui outros recursos que facilitam o uso de seus scripts, incluindo: controle de acesso, construção de fluxo de trabalho, agendamento, registro e integração com fontes externas para dados de nós e opções. A integração é um dos principais benefícios da ferramenta, uma vez que permite se conectar e comunicar com qualquer aplicação/ferramenta que já tenha em uso em seu ambiente, facilitando a criação de rotinas de backup ou inspeção, por exemplo.

Em resumo, o Rundeck é uma ótima ferramenta que pode ser aproveitada por toda sua equipe de forma segura, além de auxiliar significativamente o gerenciamento de seu ambiente/infraestrutura. Você pode obter o Rundeck e informações adicionais a respeito disso em:

 https://www.rundeck.com/

 

 

 

Anterior Automatizando Tarefas com Shell Script
Próxima Primeiros passos com o Vault da HashiCorp

About author

Você pode gostar também

Monitoramento TI

Como instalar o Zabbix 5.0 com o TimescaleDB no Ubuntu 20.04

O TimescaleDB é uma extensão do PostgreSQL que utiliza séries temporais sobre um banco de dados SQL convencional e com isso obtemos o melhor que os dois mundos podem nos

Infraestrutura TI

Conhecendo o Kernel Linux pelo /proc (Parte 2) – Memória

Para você que está acompanhando nossa série sobre o Kernel Linux, daremos continuidade ao que iniciamos no último post, falando agora um pouco sobre memória e se você ainda não

Infraestrutura TI

Descubra como monitorar sua JVM com Prometheus e Grafana

Saiba o que ocorre com a sua JVM! O monitoramento e a visibilidade do ambiente de TI sempre foram de grande importância para seus gestores e administradores, seja para avaliação