Conquiste melhores posições com a certificação Linux Essentials

Atendendo à solicitações do mercado, o Linux Professional Institute criou o exame Linux Essentials, composto por uma série de questões que avaliam capacidades essenciais de um administrador de sistemas Linux.

Os exames do LPI – Linux Professional Institute têm a fama de serem difíceis. De fato, com a duração de 90 minutos cada, sem a possibilidade de consulta, os exames exigem que o candidato, além de estudar muito, tenha uma vivência prática com o Linux a ponto de saber de cor comandos e suas chaves, arquivos de configuração e seus parâmetros e características do núcleo do sistema operacional.

A percepção dessa dificuldade, porém, tem o viés da valorização do profissional que passou pelos exames de certificação e consegue as melhores posições no mercado de trabalho, ainda carente de gente que conheça bem Linux e softwares livres.

Ao longo dos anos, profissionais certificados e empresas vem contribuindo para a melhoria das questões dos exames de certificação do LPI e, mais recentemente, houve uma pressão para que fosse criado um exame mais simples, de menor duração e que desse ao candidato uma boa noção do que o mercado de trabalho exige como essencial para um administrador de sistemas Linux. Esse exame deveria, também, ter um custo menor, permitindo o acesso de estudantes do ensino médio e aqueles que acabam de ingressar no ensino superior, que estão buscando seu primeiro emprego e para quem essa será, provavelmente, a primeira prova de certificação. Assim nasceu a prova Linux Essentials.

Para obter o certificado Linux Essentials, o candidato deve ter uma boa noção do Linux e do mercado de software livre e seus principais aplicativos. Ele deve conhecer os principais componentes do sistema operacional e saber como trabalhar na linha de comando, assim como ter conhecimentos básicos de segurança, gestão de usuários e grupos e permissões de acesso. Além disso, esse exame serve muito bem como um primeiro passo para certificações mais avançadas.

Com a proliferação de aplicativos móveis e serviços em nuvem (ambos dominados pelo Linux), há mais vagas de empregos do que profissionais para preenchê-las e as empresas já estão buscando formas de reter seus profissionais, e investindo neles. Segundo o Open Source Jobs Report de 2016, 79% das empresas tem essa preocupação. O mesmo relatório aponta que a contratação de profissionais que conhecem software livre irá crescer mais do que a contratação de qualquer outro tipo de profissionais nos próximos anos.

Ao procurar um emprego, demonstre que você já se preocupa com a evolução de sua carreira apresentando seu certificado Linux Essentials.

 

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Software Livre: Entenda por que é um serviço e não uma licença de uso
Próxima Guia prático: Como otimizar buscas no MongoDB com Aggregate

About author

Você pode gostar também

Treinamentos

Curso de Infraestrutura Ágil com práticas DevOps da 4Linux é revitalizado

Sucesso de vendas desde 2016, 4Linux moderniza seu curso trazendo várias novidades para os alunos. A 4Linux tem muito orgulho de anunciar hoje o re-lançamento do curso “Infraestrutura Ágil com

Notícias

Conheça o que um SysAdmin Linux e Engenheiro DEVOPS precisam para se destacar

O que um SysAdmin Linux ou um Engenheiro DEVOPS necessita conhecer para realizar bem as suas atividades do dia a dia? É esta questão que a Job Task Analysis (JTA)

Negócios

Presidente da Microsoft reconhece erro histórico sobre open source

Presidente da Microsoft admitiu que Microsoft estava do ‘lado errado’. No último dia 14 de maio, Brad Smith (presidente da Microsoft) afirmou em evento no MIT que a Microsoft estava