Déficit de Profissionais de TI: Como a Capacitação pode ser a Solução
Na área de Tecnologia da Informação (TI), o problema vai muito além da famosa crença de que “santo de casa não faz milagres”.
A falta de profissionais de TI é grande em todo o mundo e não exclusivamente no Brasil. Há números que mostram um déficit de 200.000 profissionais, outros estudos falam em 50.000 e outros em 100.000. Qualquer que seja o número real, podemos afirmar que é um número alto e tende a se agravar, pois os jovens profissionais estão preferindo por seguir carreiras na área de humanas, fazendo com que a procura por cursos na área de exatas venha caindo ano após ano.
Com esta falta de profissionais em TI e o grande aumento de projetos no setor – principalmente para transformação digital – as empresas que necessitam destes profissionais começam a “roubar” profissionais uma das outras, o que inflaciona o salário destes profissionais, podendo chegar até a inviabilizar projetos e o surgimento de startups no setor.
Uma das alternativas para minimizar este problema é capacitar os profissionais da própria empresa através de cursos de TI que sejam rápidos e práticos, e assim promovê-los, no entanto os gerentes da área de TI com os quais converso ainda são muito contrários a esta alternativa, pois alegam que:
- Não têm tempo para formar novos profissionais, pois a equipe está sobrecarregada;
- Precisam de gente pronta para entregar o projeto no presente e não no futuro, ou seja , precisam de alguém “pronto” que já “chegue produzindo”;
- Se investirem em capacitação da equipe o “passe” de seu funcionário ficará valorizado e com o mercado aquecido ele irá embora, pois ele não tem autonomia sobre a política de cargos e salários da empresa que depende da área de RH e o problema pode ficar ainda maior.
Sendo assim, gostaria de citar 2 frases para forçar uma reflexão sobre o tema:
“Só há uma coisa pior que formar colaboradores e eles partirem… é não os formar e eles permanecerem”.
Henry Ford – fundador da Ford.
“Forma bem os teus colaboradores para que possam partir. Trata-os bem para que eles queira ficar”.
Richard Branson – grupo Virgin.
A experiência da 4Linux na formação e retenção dos talentos de TI
A 4Linux é uma empresa de consultoria e também um centro de treinamento que atua exclusivamente com software open source (Linux, DevOps, Python) e outras tecnologias que estão na crista da onda da TI.
A 4Linux forma seus próprios profissionais e para isso conta com 3 grandes facilitadores:
- Por ser um centro de treinamento ocupamos as vagas “não vendidas” em nossos cursos para formar e capacitar nossos profissionais. Para isso, o RH da 4Linux organiza frequentemente “caça-talentos“, onde escolhemos jovens profissionais que na nossa visão evoluirão rapidamente e passarão a produzir e fazer entregas relevantes em pouco tempo;
- Por sermos uma empresa de consultoria temos obrigatoriamente que trabalhar com tecnologias de vanguarda na qual profissionais com uma boa formação técnica e grande capacidade de evoluir é até mais interessante do que um profissional mais experiente, mas que também traz seus “vícios” adquiridos em empregos e tecnologias utilizadas na carreira.
- Para escolher os talentos certos, usamos a plataforma Rankdone (www.rankdone.com) pela qual aplicamos testes técnicos de forma online e específicos para a vaga em questão, isso nos permite eliminar a subjetividade das escolhas e trazer realmente profissionais com capacidade técnica acima da média. Para os finalistas, aplicamos testes comportamentais, de fit cultural e também provas práticas. Tudo isso antes de chamarmos os 3 melhores ranqueados para a entrevista final. Para retê-los, temos um plano de cargos e salários pelo qual procuramos fazer recompensas rápidas e frequentes com aumentos salarias conforme as “entregas’” vão acontecendo. É fato que não conseguimos reter todos, mas também não fazemos loucuras em nossa folha de pagamento e quando perdemos nossos bons funcionários, geralmente perdemos para grandes empresas ou para vagas fora do Brasil. E quando alguém se vai, outro é promovido e a vaga é preenchida com alguém da própria equipe e novos talentos são buscados no mercado e o ciclo se repete.
Veja o que diz Daniele Tartuce, Gerente de RH da 4Linux sobre cursos dados aos funcionários: “Ao disponibilizar treinamentos para a sua equipe, estes aumentaram a satisfação dos funcionários em relação a empresa, aumentam a produtividade dos colaboradores e a harmonia no trabalho da equipe, que se beneficiará com o nivelamento dos membros do time. Os gestores farão menos trabalhos operacionais ao delegarem tarefas a outros profissionais com a certeza de que eles serão capazes de resolver a questão de forma autônoma e eficaz.”
Mesmo que sua empresa não tenha estes facilitadores o centro de treinamento da 4Linux oferece algumas facilidades para empresas:
Turmas in-company: Como fazer um treinamento corporativo sem atrapalhar a rotina dos funcionários? Esse é um dos principais obstáculos aos olhos de gestores e empresários. A boa notícia é que hoje existe a possibilidade de contratar empresas especializadas que irão elaborar um treinamento segundo as necessidades do seu negócio. As turmas in-company facilitam a logística pois evitam deslocamentos de toda a equipe e otimizam o uso do tempo. Também podem ter conteúdos educacionais customizados e focados. Saiba Mais…
Passaporte de cursos: O passaporte 4Linux dá uma grande flexibilidade pois permite que diferentes profissionais da equipe possam fazer qualquer curso regular da 4Linux em datas a escolher. Saiba mais…
Metodologia Blended Learning e Cursos on-line: Por também sermos uma empresa de consultoria temos ciência que já se passou o tempo de treinamentos longos e demorados para a área de TI. Esses cursos precisam ser rápidos e assertivos, ensinando o que realmente importa para o dia a dia do profissional. Implementamos a metodologia blended learning em nossos cursos que permite um aprendizado mais flexível e rápido. Na 4Linux os alunos ficam “fluentes” mais rápidos. Entenda porque neste vídeo.
Pense nisso…
Ao capacitar seus colaboradores regularmente, a empresa estará mais preparada para atender seus clientes, pois contará com profissionais capazes de agir e executar suas funções da melhor maneira possível e pensar em soluções inovadoras com o que há de mais atual no mercado, com isso, a organização garante um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes!
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