Convencedo sua empresa a se tornar ágil

Convencedo sua empresa a se tornar ágil

O que é ser ágil?

Nos dias de hoje muito se fala em ser ágil, mas o que isso significa de fato para uma empresa? O que é ser ágil? Qual o real benefício disso?

O mundo mudou com os avanços tecnológicos, a forma de entregar e a forma como os clientes esperam receber seus produtos também. É preciso ser mais ágil para entregar com mais assertividade e com mais frequência.

Ser ágil não é apenas entregar mais rápido o produto final para seu cliente, mas sim conseguir mudar facilmente de direção durante o projeto para que o produto final seja exatamente aquilo que o cliente precisa e deseja. Conseguir entregar produtos que não gerem um retrabalho depois de entregues é fundamental para a satisfação do cliente e motivação de equipe. Métodos ágeis podem aumentar a produtividade, priorizando tarefas, evitando desperdícios e retrabalho; porém, como nos tornamos ágeis?

Como alterar a forma de trabalho que há anos a empresa vem fazendo e gerando resultados?

O método de trabalho é algo cultural, algo que foi construído ao longo do tempo e gerou resultados, alterar a forma como se trabalha é também alterar a cultura da empresa e de seus colaboradores, e isso não é algo trivial. Para que isso ocorra será preciso convencer – com fatos – que a nova metodologia pode resolver um problema que atualmente o método utilizado não consegue, e que além de resolver este problema diminuirá custos e gerará resultados satisfatórios para o cliente.

Podemos dizer então que devemos seguir alguns passos para realizar esta transformação, vejamos alguns deles:

  • Identificar a dor

Falar com as pessoas das áreas de negócio, procure saber sobre dificuldades de entrega, prazos, custos, organização, atendimento de expectativas, etc. Com certeza alguém terá algo pra dizer ou sugestão de melhoria, escolha um problema que a ser resolvido, estude-o e entenda-o, o processo como um todo.

  • Encontrar a solução

Após o problema identificado e estudado, é hora de encontrar uma solução para ele utilizando metodologia ágil. Veja como os métodos se encaixam na equipe e como melhoraria as entregas, procure cases que já utilizaram estes métodos para resolver problemas parecidos para comprovar o seu pensamento e sua proposta.

  • Medir

Medir pode parecer uma tarefa simples, mas é muito complicada. Aqui você precisará comprovar através de métricas e indicadores que a alteração da metodologia de trabalho trará benefícios em números como redução de custos, redução do prazo de entrega, aumento de qualidade e produtividade do time.

  • Convencer

Finalmente com todos os dados que você se baseou em mãos, é a hora de apresentá-los. Procure os gestores responsáveis pelo processo que o problema escolhido pertence e apresente os dados, fale de todos os benefícios e melhorias que o novo método irá realizar. Com dados em mãos e bem embasado no tema você terá propriedade do que está falando e possivelmente consiga apoio para realizar as mudanças.

Bom, após tudo isso já estará resolvido? Seremos uma empresa ágil? Ainda não, até você conseguiu o apoio e/ou autorização para realizar mudanças no método de trabalho, mas ainda há um caminho longo até estar trabalhando de forma ágil efetivamente. Como já citado anteriormente, o método de trabalho é cultural e você terá de mudar a cultura dos colaboradores envolvidos, a sugestão é que comece se aproximando e falando dos benefícios da mudança para aqueles que serão mais próximos a você e abertos a uma alteração de como as coisas serão feitas, pois você encontrará muitos outros que serão resistentes a toda essa mudança e pode ser que alguns deles nunca se adaptem, porém começando pequeno, transformando a mentalidade daqueles mais abertos, estes por si próprios irão disseminar os benefícios da metodologia ágil, até que se propague para toda a empresa. Então aí a transformação será completa, e sua empresa será terá uma nova metodologia de trabalho implementada.

 

CURSOSCONSULTORIACONTATO

Anterior Usando o InSpec para teste e auditoria de aplicações e infraestrutura.
Próxima 4Linux lança novo website e quem ganha o presente são os nossos alunos!

About author

Ricardo Caeiro
Ricardo Caeiro 6 posts

Ricardo Caeiro é formado em Redes de Computadores pela BandTec, MBA DevOps Engineering pela FIAP, possui mais de 10 anos de experiência na área da tecnologia da informação, já atuou em diversas frentes da área e hoje realiza consultoria e treinamento de tecnologias de software livre com ênfase em middleware e cultura DevOps.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Provisionamento de hosts automatizado no VMWare-vSphere utilizando Terraform.

Antes de entendermos como o Terraform funciona na prática é necessário compreendermos do que se trata a infraestrutura ágil e onde o Terraform se encaixa. Infraestrutura Ágil Infraestrutura ágil é

Segurança

DevSecOps – Implementação em 6 passos

A cultura DevOps se tornou um marco na história da tecnologia, tanto que muitos recrutadores começaram a utilizar este nome até para descrição de vagas. Mas onde fica a segurança

Negócios

Entenda porque “piloto” com software livre ‘não’ deve ser de graça e porque software livre não é software…é serviço!

Software Livre, apesar de ser um software em seu nome e objetivo, do ponto de vista comercial, deve ser tratado como um serviço e não como um software. No modelo