ChatBot: Weni e Rocket.chat para atendimento ao cliente omnichannel com soluções open source.

ChatBot: Weni e Rocket.chat para atendimento ao cliente omnichannel com soluções open source.

Com as duas soluções é possível unir o chatbot ao atendimento humano.

O chatbot vem sendo um recurso cada vez mais utilizado pelas instituições que precisam transformar o atendimento. A Weni Plataforma e o livechat Rocket.chat oferecem essa ferramenta integrada ao atendimento humano para as organizações. Ambas as soluções são open source e trazem todos os benefícios que este tipo de software proporciona ao usuários.

Neste post, explicamos como a integração dos dois otimiza a comunicação e o serviço de atendimento ao cliente.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um software utilizado para automatizar o atendimento de conversas via chat incluindo o WhatsApp, estas ferramentas permitem que você construa fluxos de atendimento para os diversos setores da sua empresa incluindo chatbot para vendas e até mesmo chatbot para ecommerce, o atendimento passa a funcionar 7 dias por semana 24 horas por dia, o chatbot para atendimento do WhatsApp pode trazer mais vendas para o seu negócio, melhorar o relacionamento com o cliente e ainda possibilitar a redução de custo operacional.

O que é a Weni Plataforma e quais são as soluções de ChatBot?

A Weni Plataforma cria chatbots e gerencia conversas facilmente por ser utilizada de modo intuitivo. Ou seja, qualquer pessoa pode construir e personalizar assistentes virtuais sem precisar saber programação.

Além disso, o software é multicanal e, portanto, está onde o público fica conectado. Aplicativos como WhatsApp, redes sociais como Facebook e Instagram e até o site da empresa integram com a plataforma. Também é possível unir o chatbot ao atendimento humano, por intermédio da integração Weni Plataforma e Rocket.chat, como explicaremos adiante.

Desta forma, possibilita que o cliente tenha contato com a instituição a qualquer hora do dia e pelo canal que desejar. Este tipo de atendimento revoluciona a forma de comunicação das empresas com o público, porque oferece o atendimento omnichannel.

Inegavelmente, nos dias de hoje, o usuário é imediatista. Esta abordagem ganha a simpatia dos consumidores – envolvendo-os com a marca – por ela estar presente em todos os meios de contato.

A plataforma Weni tem outras integrações estratégicas, por exemplo, com ERPs e CRMs. De que forma? A Weni Plataforma aproveita os dados dos clientes cadastrados para realizar a personalização da comunicação. Seja através do atendimento ou para as estratégias de marketing da empresa.

A plataforma Weni é utilizada por diferentes segmentos de mercado, pois as possibilidades são bem amplas.O uso em instituições de ensino, construção civil, varejo e indústria são apenas alguns exemplos do quão diversificadas são as aplicabilidades dessa solução.

O que é um chatbot nlp ou chatbot para processamento de linguagem natural?

Os chatbots são soluções que trazem inúmeros benefícios para o atendimento, porém por se tratar de um software o processo automatizado nem sempre atende em 100% a necessidade do seu cliente ou usuário que está sendo atendido pelo robô, os chatbots que usam nlp (Processamento de Linguagem Natural) são capazes de aprender como falar com o usuário de forma mais natural, ou seja, ele pode aprender a interpretar as mais diversas frases dentro do seu fluxo de atendimento e ao mesmo tempo responder e direcionar de forma mais adequada o processo de atendimento.

As soluções de chatbots inteligentes da Weni usam NLP.

A Weni Plataforma tem também o próprio sistema de processamento de linguagem natural. Ele é o responsável por dar inteligência aos fluxos conversacionais elaborados na plataforma.
Nesse módulo do programa é possível criar, treinar e traduzir conjuntos de dados contextuais. Desta maneira, a simplicidade da construção dessa inteligência artificial permite que o chatbot atenda melhor às necessidades do seu público. Isso faz com que os assistentes virtuais entendam as intenções dos usuários. Deste modo, as interações são ainda mais naturais, humanizadas e fluídas.

Conheça mais sobre a Weni Plataforma

Weni Plataforma é uma plataforma de baixo código, ou seja, um aplicativo que pode ser utilizado por qualquer funcionário. Não necessariamente um programador faz-se necessário para desenvolvê-lo.

Isso é possível porque o low code permite a customização de soluções semi-prontas e moduladas sem processos complexos que só um profissional de TI conseguiria produzir.
Então, toda a empresa participa do desenvolvimento e da criação dos fluxos de conversa na Weni Plataforma.

Dessa forma, a Weni Plataforma constrói chatbots customizados para atendimento fácil e com fluxos automatizados e que conta com um sistema robusto de processamento de linguagem natural do módulo de IA.

Ela pode ser a solução ideal para diversos setores que precisam agilizar processos. Por exemplo, o marketing qualifica leads automaticamente com o envio de mensagens e o SAC, rapidamente, tira as dúvidas dos clientes.

Chatbot integrado a livechats

Neste cenário é que as soluções Weni Plataforma e Rocket.chat se unem, sendo capazes de integrar os chatbots com os sistemas de atendimento humano, os livechats.

Eventualmente, o assistente virtual pode encontrar questionamentos mais complexos, além das perguntas frequentes feitas em larga escala.

Quando esse fato acontece, o chatbot faz a primeira triagem do usuário e encaminha o contato para um atendente ou para a equipe de atendimento. É um trabalho colaborativo realizado entre a automatização do robô e os colaboradores.

A integração do assistente virtual com o livechat libera os funcionários de atendimentos básicos e rotineiros. Assim, mantém apenas o suporte mais complicado, que necessita de maiores análises e da experiência do atendente.

Com o livechat você terá um chatbot no seu site, esta solução é capaz de ser integrada em sites desenvolvidos em qualquer tecnologia, sendo a melhor solução de chatbot para wordpress.

Solução Rocket.Chat

A plataforma de colaboração Rocket.Chat gerencia os dados e melhora a produtividade da equipe. Isso enquanto centraliza as informações em um só lugar. Ela é um hub de comunicação, garantindo agilidade para todos os tamanhos de empresa.

Por ter código aberto, a plataforma está sempre em grande evolução para proporcionar a solução que o negócio precisa. O que isso quer dizer? O código aberto dá acesso completo ao código-fonte possibilitando a customização das funcionalidades.

A plataforma é desenvolvida de forma a atender os requisitos do negócio, estendendo e adicionando funcionalidades conforme for necessário.

Suas características incluem conferência de áudio e vídeo gratuitas, acesso de convidados, compartilhamento de arquivos e de tela, entre outras possibilidades. Inclusive, o live chat.

A plataforma de comunicação da Rocket.chat aliada à Weni Plataforma é a solução omnichannel ideal para as organizações.

Weni Plataforma e Rocket.chat

O Rocket.chat integra-se com a Weni Plataforma e, consequentemente, acelera a interação com os usuários. Essa integração funciona de modo fácil, unindo o chatbot ao livechat e aumentando a automação dos processos.

Para a equipe, o trabalho é otimizado porque os dados e as informações coletadas pelo chatbot são transferidas ao sistema de atendimento humano. Ou seja, é criado um fluxo de operações fluídas que melhora muito a eficiência dos atendentes.

Os dois programas juntos levam a comunicação a outro nível e possibilitam ao usuário atendimento impecável do início ao fim. O chatbot faz a triagem inicial com perguntas pré-definidas utilizando a inteligência artificial.

Ele é programado para atender a diversas demandas simulando a conversa humana. Mas quando compreende alguma solicitação em que não tenha a resposta exata, o contato é encaminhado de forma segmentada para a equipe de atendentes.

Portanto, com a integração Weni Plataforma e Rocket.chat, o assistente virtual direciona ao livechat todo o histórico de conversas para que o atendimento seja ainda mais personalizado e efetivo.

Por isso, quando o assistente virtual executa as tarefas repetitivas do atendimento, a Weni Plataforma conectada ao livechat da Rocket.chat permite que os atendentes humanos consigam focar apenas em demandas complexas e que realmente precisem de uma conversa direcionada.

WhatsApp + Weni Plataforma e Rocket.chat

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens muito utilizado. Ele e o Facebook juntos representam as maiores redes de troca de mensagens, segundo pesquisa realizada pelo site Similar Web.

Por ser tão escalável, ele acaba sendo uma ótima ferramenta de comunicação não só para usuários, mas também para empresas. Desde 2018, o WhatsApp suporta ferramentas que otimizam conversas com as empresas através da versão para negócios, o WhatsApp Business.

Dessa maneira, a solução Weni Plataforma + Rocket.chat com o chatbot para WhatsApp proporciona uma conversa inteligente com o seu usuário: respondendo a perguntas frequentes, otimizando seu SAC e fazendo o papel do FAQ.

A comunicação com o público é realizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, reduzindo assim o tempo de espera no atendimento.

Weni Plataforma e Rocket.chat integrados a API do WhatsApp

Além da versão Business do aplicativo de mensagens, para o alcance do potencial total dessa ferramenta, o mercado percebeu a necessidade da API do WhatsApp.

As empresas podem ter a conta oficial no WhatsApp somente com esse recurso. A partir dele, é possível traçar as estratégias de comunicação como a criação de chatbots com inteligência artificial e, enfim, integrar os diversos serviços disponíveis, incluindo o livechat.

Entre essas disponibilidades, a API do WhatsApp agrega as ferramentas chatbot e livechat, com a plataforma Weni Plataforma e Rocket.chat trabalhando juntas.

Portanto, todas as funcionalidades do aplicativo de mensagens expandiram para o mundo profissional com a API do WhatsApp permitindo a automação do atendimento com o chatbot e a integração com o sistema de suporte ao vivo, o livechat.

Essa solução permite vários atendentes ligados a um único número de telefone, que pode ser fixo. Afinal, um sistema de suporte completo precisa ter um número de referência, como o telefone da empresa, ao passo que realiza atendimentos simultâneos.

Sendo assim, fortalece a credibilidade da marca, vista como sólida, ao contrário do que seria se disponibilizasse vários números e demonstrasse amadorismo.

Weni WhatsApp Business API

Ressaltamos que a liberação da API somente é feita por um provedor oficial do WhatsApp. Ou seja, é preciso ser um Solution Partner ou Solution Provider do Facebook/WhatsApp para fazer sua conta comercial.

Então, este partner do Whatsapp solicita que a API seja liberada e, quando esta solicitação for aprovada, a empresa terá uma conta oficial com o selo de autenticação do WhatsApp.

A Weni trabalha em parceria com a empresa europeia Dialog 360, Solution Provider do WhatsApp, autorizada a fornecer números oficiais.

A partir da autorização, o negócio ganha uma conta verificada e já pode utilizar todos os recursos oferecidos, inclusive a integração com chatbot e livechat, Weni Plataforma e Rocket.Chat juntos.

Casos de uso da plataforma Weni + API do Whatsapp

A Weni também é fornecedora oficial (Solution Provider) do WhatsApp para projetos que causam grandes impactos sociais, como ONGs e negócios sociais. Essas iniciativas costumam precisar de maior engajamento na comunidade.

Uma ótima forma de conseguir incentivar as pessoas a colaborarem e investirem é através da comunicação. Então, a Weni Plataforma em parceria com a API do WhatsApp, potencializa a voz desses projetos transformando o contato das instituições com seu público.

A chatbot Bela é um case de sucesso da empresa Weni na área da saúde. O chatbot já acumulou mais de 2 milhões de atendimentos relacionados ao coronavírus. Essa assistente virtual acabou tornando-se maior do que se esperava.

A solução emergencial foi construída na Weni Plataforma e desenvolvida em parceria com EloGroup, AWS e Rocket.Chat. Bela surgiu como uma ferramenta para comunicação de organizações com a população sobre o Coronavírus.

Por ser de código aberto e disponível para integrações, a Bela é adaptável aos sistemas de saúde, comunicando de forma segura. Seu objetivo é informar as pessoas, enquanto coleta os dados da conversa. É um instrumento de respostas às dúvidas sobre a COVID-19.

A assistente virtual Bela faz a triagem de acordo com os sintomas mencionados pelo usuário, classificando-o em categorias por nível de risco. Quando o caso demonstra ser crítico, um atendente humano entra em ação. Se houver a necessidade de uma consulta médica, o paciente recebe um link para agendamento de uma teleconsulta.

Sendo assim, a assistente inteligente de telessaúde auxilia no monitoramento dos pacientes com a COVID-19. Suas principais vantagens são a disponibilidade 24 horas, a teleorientação por chat e teleconsulta por vídeo com equipes de saúde e prescrição de medicamentos, exames e atestados com assinatura digital.

Ainda mais, com a coleta de dados, ela ajuda na gestão do cuidado populacional.

Potencial das plataformas Weni e Rocket.chat juntas

O chatbot aliado ao livechat solucionam diversos problemas de comunicação e as ferramentas Weni Plataforma e Rocket.chat agilizam várias demandas.

Por exemplo, para a 4Linux, as plataformas entregam soluções completas no setor de SAC, Financeiro e até no marketing.

Está sendo possível automatizar os atendimentos sem perder a qualidade. Queremos que o nosso SAC tenha a possibilidade de envio de notificações quando uma aula for cancelada, facilitando a comunicação.

Para o setor financeiro, encaminharemos boletos em aberto. Já para o marketing e vendas de projetos de consultoria, faz o levantamento de requisitos do projeto e agiliza a geração das propostas comercials

Tudo isso com múltiplos atendentes disponíveis no sistema de atendimento ao vivo em um mesmo número através da API do WhatsApp: sem amadorismo, com controle e sem inúmeros números de Whatsapp.

 

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