Tendências de TI para 2021: Prepare sua empresa para o futuro
2020 foi um ano de grandes desafios para as empresas e elas tiveram que se reinventar e aderir rapidamente a novas tecnologias. A pandemia fez com que aumentasse o uso de novas tecnologias e as empresas precisam estar preparadas para este ano. Então, veja 3 tendências de TI que sua empresa precisa se atentar em 2021.
3 Tendências de TI 2021
1- Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial já é utilizada atualmente pelas empresas e otimiza a realização de grandes volumes de trabalho. Em 2021 a tendência é que ela seja usada por grandes empresas para como auxilio na segurança cibernética, evitando ataques e roubo de dados.
2- 5G
O uso do 5G não se concretizou totalmente no Brasil neste ano, mas as empresas estão se preparando para esse momento. E, em 2021 é importante que elas adotem novas tecnologias que atendam à demanda da nova rede 5G.
3- Containers
Por fim há os containers, tecnologia na nuvem que permite o desenvolvimento de um sistema operacional totalmente virtual e que não exige muito espaço de armazenamento. Em 2021 a tendência é que essa tecnologia atraia ainda mais empresas que precisam dimensionar códigos com rapidez.
Para colocar em prática essas novas tendências tecnológicas e começar 2021 com toda a força as empresas podem contar com uma consultoria de TI, como a Consultoria 4Linux In-Company! Continue acompanhado o texto e conheça a Consultoria 4Linux In-Company!
Veja também: Quando contratar suporte especializado para sua empresa?
O que é uma consultoria de TI?
Como explicamos aqui no blog uma consultoria de TI é um serviço especializado que fornece um conjunto de técnicas, conhecimentos e competências para que uma determinada empresa possa atingir os seus objetivos referentes a uma determinada tecnologia. Uma empresa pode contratar um serviço de consultoria para diversas necessidades, desde uma simples análise no ambiente – a fim de investigar algum problema que o time interno não conseguiu detectar – até a construção de um novo sistema de atendimento aos clientes ou ainda uma integração via API para os softwares utilizados por ela.
Consultoria 4Linux In-Company
A Consultoria 4Linux In-Company oferece suporte e manutenção aos ambientes que necessitam de atendimento aos problemas emergenciais em regime 24×7. A empresa é especialista em implementar soluções com software open source e já implementou mais de 1000 projetos em mais de 380 diferentes clientes.
O serviço de consultoria envolve várias etapas desde a prospecção de softwares, passando pela definição de arquitetura, planejamento de capacidade, implementação até o mentoring da equipe. Seja na versão “community” ou na versão “enterprise”, ela faz a ponte entre as comunidades ou os fornecedores de software open source com o mundo corporativo.
Etapas da consultoria 4Linux In-company:
Os serviços de consultoria da 4Linux abrangem:
• Prospecção de softwares livres e open source para novas necessidades;
• Prova de conceito;
• Homologação;
• Definição de arquitetura;
• Planejamento de capacidade;
• Implementação;
• Mentoring.
Quem é a 4Linux?
A 4Linux é uma empresa que oferece consultoria em TI e que é referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos de Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.
Cases de sucesso com Consultoria 4Linux In-Company
A 4Linux possui vários cases de sucesso de consultoria e presta serviços para empresas de diversas áreas como financeiro, telecom, recursos humanos, educação, logística, saúde, agrícola, administração pública, software, cooperativa, indústria e cartórios.
Veja um case de uma empresa do setor financeiro, que é uma das principais empresas de recompensas do Brasil. A 4Linux prestou um serviço de consultoria para expandir o ambiente de monitoramento já existente desenvolvido por terceiros.
Sobre o cliente: Criada em 2014 a partir da união entre dois dos maiores bancos brasileiros, esta empresa é uma das principais empresas de recompensas do Brasil, com mais de 19 milhões de clientes e dezenas de parceiros de resgate de recompensas e de acúmulo de pontos. Os participantes contam com mais de 700 mil opções de resgate de produtos e serviços reunidos em um marketplace próprio. Com o objetivo de oferecer a melhor experiência no resgate de pontos para todos os perfis de clientes, a tecnologia é usada intensivamente.
Sobre o projeto: O cliente já possuia um ambiente de monitoramento baseado no software Prometheus que é integrado ao Grafana para exibição gráfica das métricas coletadas no ambiente, essencialmente monitorando o orquestrador de containers Kubernetes, que é a solução que está sustentando todos os micro serviços da companhia. Os alertas gerados pelo monitoramento notificam as equipes através de um canal no Slack. Havia uma necessidade de expandir este monitoramento para outros serviços utilizados pela empresa que passaram a ser relevantes para o cenário como um todo.
Desafios na implementação
• Aproveitar um ambiente já existente feito por terceiros é sempre um desafio em um serviço de consultoria;
• Cliente desejava implementar alta disponibilidade no Prometheus aproveitando as instalações já existentes;
• Utilizar um banco de dados para retenção de métricas por prazo mais longo;
• Criar regras de alertas customizadas;
• Integrar as notificações com o Jira;
• Customizar dashboards para as novas ferramentas a serem monitoradas.
Solução implementada
A 4Linux executou um serviço de consultoria para expandir o ambiente de monitoramento já existente, que passaria a contar com alta disponibilidade na ferramenta Prometheus e ainda a implantação de um banco de dados Time Series – TimescaleDB para retenção da métricas coletadas pelos exportadores. Também seriam feitos ajustes de configurações e tunning no ambiente atual para que seguissem as boas práticas de segurança e performance. Novos exportadores foram configurados contemplando o monitoramento de novas soluções e dashboards foram criadas para cada um deles.
Benefícios e resultados
• Ambiente de monitoramento mais amplo, seguro e com maior retenção das métricas coletadas;
• Foram criados alertas, enviados e gerenciados pelo alertmanager para os novos serviços contemplados no ambiente (Jenkins, RabbitMQ e Redis);
• Dashboards configuradas com base nos itens que são essenciais para o negócio;
• Status de um novo deploy executado pelo Jenkins pode ser acompanhado diretamente pela Dashboard do Grafana;
• Foi instalado o banco de dados Time Series – TimescaleDB que aumentou a retenção de métrica.
Conheça outros cases de sucesso
Veja também: Porque o software open source se fortaleceu em tempos de Corona vírus?
Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:
About author
Você pode gostar também
4Linux: Liderança em Consultoria e Suporte em Tecnologias Open-Source
A tecnologia da informação e os softwares tomaram conta do mundo. Uma empresa referência no assunto, a 4Linux, detêm a liderança no mercado com aprendizagem em Linux e nas tecnologias
Software Livre: Uma Questão Econômica Beneficiando o Brasil
Este artigo, Jon ‘maddog’ Hall – dá mais de uma dezena de motivos pelos quais o software livre deve ser tratado como uma questão econômica. O Software de Código Aberto
Tecnologia e Negócios: A Importância do Suporte Técnico Especializado
Atualmente podemos afirmar que toda empresa, é uma empresa de tecnologia com foco em alguma área de negócio, por exemplo, as instituições bancárias são uma empresa de tecnologia que possuem