Reduza custos com soluções open source para consultorias em TI

Reduza custos com soluções open source para consultorias em TI

Precisa de consultoria de TI, mas está com fluxo de caixa baixo? Sabia que há soluções open source que utilizam softwares que reduzem custos? São serviços que utilizam softwares que são democráticos e abertos para modificações e aprimoramentos. Quer soluções open source para consultorias em empresas? Continue acompanhando o texto!

O que são soluções open source?

As soluções open source são serviços que utilizam softwares open source. Como explica o opensource.com, software open source ou de código aberto é um software com código-fonte livre e que qualquer pessoa pode inspecionar, modificar e aprimorar.

“O código-fonte é a parte do software que a maioria dos usuários de computador nunca vê; é o código que os programadores de computador podem manipular para mudar a forma como um pedaço de software – um programa ou aplicativo – funciona. Os programadores que têm acesso ao código-fonte de um programa de computador podem melhorar esse programa adicionando recursos a ele ou consertando partes que nem sempre funcionam corretamente.”

Software aberto x Software fechado

Ainda de acordo com o opensource.com “alguns softwares possuem código-fonte que apenas a pessoa, equipe ou organização que o criou – e mantém controle exclusivo sobre ele – pode modificar. As pessoas chamam esse tipo de software de ‘proprietário’ ou de ‘código fechado’.
O software de código aberto é diferente. Seus autores disponibilizam seu código-fonte para outras pessoas que desejam visualizar esse código, copiá-lo, aprender com ele, alterá-lo ou compartilhá-lo.”

Conheça a 4Linux

A 4Linux é referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.

Softwares Open Source

A consultoria e todos os serviços e soluções Open Source da 4Linux são entregues usando softwares open source e ela está está sempre envolvida com as comunidades dos softwares que oferece. Conheça alguns deles:

Infraestrutura ágil

A infraestrutura ágil tem o objetivo de transformar a forma como o time de operação lida com a infraestrutura de sua organização, fazendo com que o processo de provisionamento de novos ambientes seja rápido, fácil e “self-service”. Isso permite que o próprio usuário (desenvolvedor) consiga provisionar seu ambiente em poucos minutos. A infraestrutura ágil é compatível com qualquer linguagem de programação, seja ela baseada ou não em uma infraestrutura web.

Consultoria e suporte para big data com Hadoop

Podemos definir o conceito de big data como sendo um alto volume de dados que pode ser originado das mais diversas fontes, podendo assim possuir diversos formatos. E, para lidar com essa massa diversificada de dados é necessário o uso de ferramentas especiais e adequadas, de forma que toda e qualquer informação alocada no ambiente possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil gerando resultados importantes para o negócio.

Ambiente virtual de aprendizagem

O Sistema LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão da Aprendizagem) – também conhecido como plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – é um tipo de aplicação que permite criar, organizar e gerenciar cursos e materiais de ensino que serão disponibilizados aos alunos de forma online, sendo o principal propulsor da popularização da modalidade de cursos à distância.

Ao escolher uma solução open source para sustentar o ambiente de ensino a distância, as instituições de ensino e empresas contarão com uma plataforma flexível. As plataformas open source são altamente flexíveis, possibilitando customizações, personalizações e integrações com outros serviços, se adequando a qualquer tipo de projeto. Além disso, elas ainda contam com os principais recursos tecnológicos exigidos para os dias atuais como: alta disponibilidade, escalonabilidade, monitoramento e backup.

pfSense

O pfSense é uma distribuição do projeto FreeBSD customizada para ser utilizada como uma solução completa e robusta de firewall ou roteador, sendo totalmente livre e open source (código aberto), possuindo seu gerenciamento totalmente baseado em uma interface web simples e intuitiva.
Se tratando de um software open source, consolidou-se rapidamente no mercado se tornando um grande concorrente das principais soluções comerciais disponíveis, passando a ser amplamente utilizado por empresas em substituição dos famosos “apliances firewall”, como: Check Point, Cisco ASA, Juniper, Sonicwall, Netgear, Watchguard, entre outros.

Plataforma de chat rocket.chat

O Rocket.Chat é um software de código aberto que oferece às empresas uma plataforma de comunicação em tempo real (chat) flexível o bastante para estar disponível para várias plataformas, como: acesso via navegador, aplicativos para desktop e smartphone. Ele faz com que a comunicação interna se torne mais eficiente e permite ainda melhor interação com seus clientes através do LiveChat. Se tratando de um software open source, permite a personalização de sua interface com uma variedade de plugins e temas, sendo capaz de integrar com outros softwares.

Outros softwares:

  • DevOps;
  • Ambientes Cloud e Multicloud com AWS, GCP, Azure;
  • Cloud Privada com OpenStack;
  • Integração e entrega contínua CI/CD;
  • Gerência de Configuração Ansible – Chef – Puppet;
  • Containers com Docker, Kubernets e Openshift;
  • Monitoramento TI: Zabbix – Prometheus – Graylog – Grafana;
  • MongoDB;
  • PostgreSQL;
  • Banco de Dados MySQL;
  • Servidor Java EE com JBoss e WildFly;
  • Linux;
  • PHP;
  • Python;
  • Ciência e Engenharia de Dados.

Veja também:

Precisa expandir ou encolher sua infraestrutura de TI de forma ágil?

Maximize seus resultados, treine seus colaboradores com ensino a distância!

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Tendências de TI para 2021: Prepare sua empresa para o futuro
Próxima Descubra as vantagens e benefícios dos softwares Open Source

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Carreiras

Aprenda Linux agora: Aumento de interesse em cursos e soluções durante a pandemia

Veja nesta entrevista com Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux, por que agora é um bom momento para aprender Linux. A área de marketing da 4Linux percebeu pelas nossas redes

Notícias

Descubra como o cão Bob se tornou o primeiro aluno canino da 4Linux

Quem nunca assistiu ou já ouviu dizer sobre o desenho animado da década de 90 que marcou a história – “O Fantástico Mundo de Bob?” Como líder de Vendas e

Negócios

Mercado de TI: Oportunidades e desafios para profissionais qualificados

Empresas disputam profissionais a “peso de ouro” e os salários no segmento de TI disparam. Em matéria de capa veiculada no domingo – dia 5/5/2019 – o jornal “O Estado