Automatização de ambientes com Rundeck
Por que automatizar seu ambiente?
Nos últimos anos, a automação tem crescido como um elemento imperativo em todos os negócios. Independente da área, temos observado um notável aumento no uso de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, bem como Automação Robótica de Processos e Análise Preditiva para automatizar tarefas complexas.
Transformar digitalmente uma grande organização ou negócio com automação pode parecer uma tarefa simples a princípio, mas os procedimentos ou arquiteturas envolvidos são bastante complexos.
As empresas que têm como objetivo automatizar seu ambiente precisam analisar e interpretar centenas de arquiteturas, ferramentas e tecnologias inovadoras que se interconectam para garantir que toda a automação esteja funcionando perfeitamente, sem qualquer interrupção. Além disso, operar adequadamente um ambiente de TI exige que a automação, os scripts e os comandos atuais sejam confiáveis e fáceis de executar.
A automatização parcial do ambiente de uma empresa reduz significativamente os custos operacionais e a dependência dos funcionários. É aqui que Rundeck desempenha um papel fundamental, já que ajuda grandes organizações ou empresas que implementaram automação a conectar com precisão ferramentas e infraestrutura em seu fluxo de trabalho, podendo ser utilizado como um hub central ou painel de controle para automação.
O que é Rundeck?
Rundeck é uma ferramenta de orquestração para automação empresarial que pode ser utilizada para gerenciar servidores ou ambientes de nuvem com eficiência. Também é capaz de ser implementado com ferramentas e práticas DevOps modernas, que a maioria das empresas utiliza atualmente.
Para esse processo, o Rundeck fornece recursos como ferramentas de interface de linha de comando (CLI) e uma interface de programação de aplicativos da web. A fim de ser integrado de forma eficiente em qualquer arquitetura de negócios, o Rundeck é escrito em Java e permite que as empresas executem tarefas em um conjunto de “nós”, que são máquinas utilizadas pela ferramenta.A política de controle de acesso do Rundeck é totalmente baseada em funções, portanto, traz mais segurança à automação e também oferece flexibilidade suficiente para que diferentes funcionários possam trabalhar em múltiplas soluções com permissões de acesso de usuário.
Com o Rundeck, as empresas que empregam automação podem aproveitar ao máximo suas ferramentas, tecnologias e recursos por meio de uma única plataforma. Além de padronizar a maneira como operam seus diversos domínios de negócio e pilha de tecnologia.
Rundeck permite executar e agendar tarefas em qualquer número de seus nós a partir de uma interface baseada na web ou de sua linha de comando. Ele também inclui outros recursos que facilitam o uso de seus scripts, incluindo: controle de acesso, construção de fluxo de trabalho, agendamento, registro e integração com fontes externas para dados de nós e opções. A integração é um dos principais benefícios da ferramenta, uma vez que permite se conectar e comunicar com qualquer aplicação/ferramenta que já tenha em uso em seu ambiente, facilitando a criação de rotinas de backup ou inspeção, por exemplo.
Em resumo, o Rundeck é uma ótima ferramenta que pode ser aproveitada por toda sua equipe de forma segura, além de auxiliar significativamente o gerenciamento de seu ambiente/infraestrutura. Você pode obter o Rundeck e informações adicionais a respeito disso em:
https://www.rundeck.com/
About author
Você pode gostar também
Entenda o que é API e como ela funciona no mundo digital
O que é uma API? APIs são mecanismos que permitem que dois software se comuniquem usando um conjunto de definições e protocolos. Ao interagirmos com computadores, celulares ou outros aparelhos,
Previsão de problemas e tendências com Zabbix 3.0: Guia prático
A partir da versão 3.0 do Zabbix dois novos recursos, o forecast e timeleft, permitem fazer previsões sobre análise de dados coletados e criar alertas que antecipem problemas em potenciais.
Guia passo a passo para instalar o Ceph em ambiente mononode
Houve um tempo atrás que tive que criar um Storage para um ambiente de Openstack usando o FreeNAS. Devo dizer que não encontrei uma única documentação que explicasse como seria