Crie sua própria Wiki: Guia passo a passo para instalação e uso

Crie sua própria Wiki: Guia passo a passo para instalação e uso

Uma wiki é uma coleção de páginas da web interconectadas e editáveis colaborativamente. O termo “wiki” é derivado da palavra havaiana “wiki wiki”, que significa “rápido” ou “veloz”. A característica distintiva de uma wiki é a sua natureza aberta e colaborativa, permitindo que múltiplos usuários criem, editem e revisem o conteúdo de forma fácil e rápida.

A wiki mais conhecida e influente é a Wikipedia, uma enciclopédia online gratuita e de código aberto, onde milhares de colaboradores de todo o mundo contribuem para a criação e manutenção do conteúdo. No entanto, existem muitas outras wikis sobre diferentes temas, como wikis corporativas, wikis educacionais, wikis de software e muitas mais.

O que acha de criar uma base de conhecimento no seu ambiente de trabalho ou na cloud que permita documentar informações importantes da sua empresa ou até mesmo utilizar-la para controle pessoal. Vem com a gente!

Requisitos:

-Possuir uma máquina(virtual ou fisica, onprem ou cloud) com Linux instalado(qualquer distribuição que seja possível instalar o docker) com git instalado.

Verificar se o Docker está instalado corretamente com o comando “docker ps” e o docker compose com o comando “docker-compose –version”

Procedimento

1-Realize a instalação do docker e do docker-compose utilizando os procedimentos do site do Docker abaixo.

-https://docs.docker.com/engine/install/
-https://docs.docker.com/compose/

2-Após instalado, realize o clone do repositório que possui o manifesto docker-compose.yml que será utilizado para fazer a implantação.

git clone https://github.com/iamabrantes/wikijs-docker-compose.git

3-Faça a criação e a liberação do diretório que será vinculado ao container docker do banco de dados, esse diretório é muito importante, pois caso esse ambiente tenha que ser migrado basta movimentar a pasta para o mesmo diretório de outro servidor.

sudo mkdir -p /var/volwiki
sudo chmod 777 /var/volwiki
sudo ls -l /var

4-Acesse o diretório do manifesto e faça a implantação.

cd ./wikijs-docker-compose
sudo docker-compose up -d

5-Teste com o comando “docker ps”

6-Acesse o a wiki através do IP da máquina que você implantou o WikiJs e realize as configurações iniciais

Pronto, a partir daí você possui uma solução de base de conhecimento que pode utilizar e compartilhar com a sua empresa para utilização em conjunto ou até mesmo utilizar-la para controle pessoal.

Recomendamos realizar um backup de acordo com a demanda do diretório de banco de dados para facilitar a manutenção, disponibilidade e atualização do seu backup de banco.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

 

Anterior Como implementar a funcionalidade de autocompletar com Elasticsearch
Próxima Criando imagens personalizadas com Packer para Google Cloud Platform

About author

Jonathan Abrantes
Jonathan Abrantes 3 posts

Apaixonado por tecnologia, cultura DevOps e sempre querendo conhecer coisas novas.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Como Implementar a Análise de Qualidade de Código com DevOps e SonarQube

Dentro da ótica do DevOps e de como implementar agilidade com qualidade, temos os testes automatizados como um dos principais pilares para manter a essência do CI (Continuous Integration), porém

Containers

Guia Prático: Como Configurar um Cluster de OpenShift Origin

Esse post tem como objetivo criar um cluster de OpenShift Origin com um master e dois nós, a fim de fazer o deploy automático e definir o fluxo de integração

DevOps

Descubra o novo curso da 4Linux: Infraestrutura ágil com práticas DEVOPS

Aprenda a “versionar” a sua infraestrutura de TI como se ela fosse um software. A 4Linux está anunciando hoje o lançamento do seu mais novo curso: “ Infraestrutura ágil com