Crie sua própria Wiki: Guia passo a passo para instalação e uso

Crie sua própria Wiki: Guia passo a passo para instalação e uso

Uma wiki é uma coleção de páginas da web interconectadas e editáveis colaborativamente. O termo “wiki” é derivado da palavra havaiana “wiki wiki”, que significa “rápido” ou “veloz”. A característica distintiva de uma wiki é a sua natureza aberta e colaborativa, permitindo que múltiplos usuários criem, editem e revisem o conteúdo de forma fácil e rápida.

A wiki mais conhecida e influente é a Wikipedia, uma enciclopédia online gratuita e de código aberto, onde milhares de colaboradores de todo o mundo contribuem para a criação e manutenção do conteúdo. No entanto, existem muitas outras wikis sobre diferentes temas, como wikis corporativas, wikis educacionais, wikis de software e muitas mais.

O que acha de criar uma base de conhecimento no seu ambiente de trabalho ou na cloud que permita documentar informações importantes da sua empresa ou até mesmo utilizar-la para controle pessoal. Vem com a gente!

Requisitos:

-Possuir uma máquina(virtual ou fisica, onprem ou cloud) com Linux instalado(qualquer distribuição que seja possível instalar o docker) com git instalado.

Verificar se o Docker está instalado corretamente com o comando “docker ps” e o docker compose com o comando “docker-compose –version”

Procedimento

1-Realize a instalação do docker e do docker-compose utilizando os procedimentos do site do Docker abaixo.

-https://docs.docker.com/engine/install/
-https://docs.docker.com/compose/

2-Após instalado, realize o clone do repositório que possui o manifesto docker-compose.yml que será utilizado para fazer a implantação.

git clone https://github.com/iamabrantes/wikijs-docker-compose.git

3-Faça a criação e a liberação do diretório que será vinculado ao container docker do banco de dados, esse diretório é muito importante, pois caso esse ambiente tenha que ser migrado basta movimentar a pasta para o mesmo diretório de outro servidor.

sudo mkdir -p /var/volwiki
sudo chmod 777 /var/volwiki
sudo ls -l /var

4-Acesse o diretório do manifesto e faça a implantação.

cd ./wikijs-docker-compose
sudo docker-compose up -d

5-Teste com o comando “docker ps”

6-Acesse o a wiki através do IP da máquina que você implantou o WikiJs e realize as configurações iniciais

Pronto, a partir daí você possui uma solução de base de conhecimento que pode utilizar e compartilhar com a sua empresa para utilização em conjunto ou até mesmo utilizar-la para controle pessoal.

Recomendamos realizar um backup de acordo com a demanda do diretório de banco de dados para facilitar a manutenção, disponibilidade e atualização do seu backup de banco.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

 

Anterior Como implementar a funcionalidade de autocompletar com Elasticsearch
Próxima Criando imagens personalizadas com Packer para Google Cloud Platform

About author

Jonathan Abrantes
Jonathan Abrantes 3 posts

Apaixonado por tecnologia, cultura DevOps e sempre querendo conhecer coisas novas.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Cloud

Entenda o papel crucial do API Gateway na infraestrutura de TI

Com o aumento considerável do uso dos conhecidos cloud providers, alguns tópicos que eram restritos ao vocabulário dos profissionais de infraestrutura acabaram transbordando para outras áreas, em especial para os

Infraestrutura TI

Implantação simplificada do WordPress com Docker e Ansible: Guia passo a passo

A implantação do WordPress pode ser uma tarefa um pouco demorada, desde a configuração do servidor web até a instalação do banco de dados, há vários passos envolvidos. Mas e

Infraestrutura TI

Guia prático: Configurando a fila Dead Letter Queue no Logstash

O Logstash é um pipeline de processamento de dados do lado do servidor de código aberto que ingere dados de várias fontes, transforma-os simultaneamente e os envia para seu “stash”