Descubra como a Rankdone está revolucionando o recrutamento de TI

Descubra como a Rankdone está revolucionando o recrutamento de TI

A startup Rankdone.com é uma plataforma de testes para fazer seleção em processos de recrutamento.

A Rankdone é uma  start-up que nasceu dentro da 4Linux e este ano ela foi uma das 7 finalistas da 4 edição do Inovabra Startups para ser incubada dentro do InovaBra Habitat que é um ambiente de co-inovação onde empresas, startups, investidores, mentores e empreendedores geram novos negócios e buscam soluções inovadoras com base no networking e na colaboração.

No prédio (22.000m2) do InovaBra Habitat  dezenas de start-ups convivem com áreas de inovação de dezenas de grandes empresas em busca de soluções diferenciadas  para seus problemas  e criam um ambiente propício para inovação.

A equipe de marketing da 4Linux foi visitar a Rankdone dentro do InovaBra Habitat e aproveitou para fazer uma entrevista com os fundadores Marcelo Marques e Rodolfo Gobbi.

Como surgiu a ideia de criar a plataforma Rankdone para testar candidatos para vagas de emprego?

Surgiu de uma demanda interna da 4Linux e de nossa experiência em certificar profissionais pelo LPI. Tínhamos muitas dificuldades para recrutar e selecionar profissionais de Tecnologia. Nosso RH gastava um tempo enorme recrutando e selecionando profissionais para as entrevistas. Quando íamos entrevistar, nos frustrávamos. Os candidatos não passavam nas entrevistas. Os currículos eram até bons e o candidato achava que sabia tudo que estava lá. Na prática não era bem assim. Ai novamente o trabalho de recrutar e selecionar voltava para o RH. Levávamos mais ou menos 2 meses para preencher uma vaga. Lançamos a Rankdone para primeiro resolver nosso problema que reduziu de 2 meses para 1 semana e sem perder tempo do gerente. Ao lançarmos, percebemos que também era uma demanda do mercado e fomos conversar com pessoas do RH para aprimorarmos a plataforma. Isso acabou chamando atenção de grandes empresas que se tornaram nossos clientes rapidamente.

Como  fundadores da Rankdone quais os pontos que vocês acreditam serem os maiores diferencias e benefícios que ela pode trazer aos recrutadores e gestores?

Para os recrutadores:

-O recrutador não precisa ser um especialista em cada assunto. A Rankdone se comporta como um entrevistador técnico muito acurado.

-A Rankdone ranqueia habilidades técnicas e comportamentais. Usamos a linha do prêmio Nobel Daniel Kahneman para testes comportamentais.

-São mais de 1200 testes para as mais diversas vagas e por ser um marketplace de testes, novos testes surgem diariamente.

-O RH tem num único local: Email, currículo, Linkedin, nota e habilidade técnica e comportamental testada do candidato.

-Ganha-se tempo e reduz custo para preencher uma vaga mais rapidamente.

-Não depende de um ATS mas pode se integrar a qualquer ATS do mercado.

-A Rankdone permite feedback automático (não superficial) ao candidato. Imagine o candidato poder receber um email (que vem da própria Rankdone) informando que seria bom ele estudar tais e tais assuntos e com os links de vídeo aulas destes assuntos. Isso faz o candidato voltar melhor numa próxima oportunidade.

Gestores:

-Já existem testes prontos e o gestor pode combinar e criar outras questões do marketplace conforme seu desejo

-A Rankdone mostra não somente a nota mais a qualificação da nota, que chamamos de Cloud-abilities. Imagine poder saber não somente quanto um candidato sabe de Excel, mas do que ele sabe melhor? Macro? Tabela Dinâmica? Isso é o que chamamos de Cloud-abilities

-Pode utilizar a plataforma e selecionar os candidatos sem precisar envolver o RH.

A Rankdone já atendeu e atende grandes clientes, poderia citar alguns?

 KPMG, Deloitte, Mckinsey, Santander, Itaú, Basf em 4 países, alguns clientes sob demanda fora do Brasil. Estamos em projeto piloto para também atender o Bradesco.

O processo do InovaBra Startups, é bastante concorrido, várias Startups participam, o que acredita que fez com que a Rankdone fosse selecionada?

Bota concorrido nisso, rsrsrsr. Na quarta edição foram 7 finalistas de um total de 1500 inscrições.

Acreditamos em dois motivos para termos sido escolhidos:

(1) tínhamos um produto já em produção com clientes de peso.

(2) A forma como resolvemos o problema de ranquear candidatos. Diferente de Inteligência Artificial, nós testamos o candidato no que o gerente quer saber. Quem cria estes testes são professores, profissionais, especialistas. Somos uma espécie de UBER (pois a autoria de testes não é da Rankdone) mas de testes, não de corrida de taxi.

Como acredita que participar do Inovabra Startups irá contribuir para Rankdone?

Fomos os vencedores dentre mais de 1500 Startups que concorreram para o InovaBra Startups. Isso dá um carimbo de profissionalismo na Rankdone que é melhor do que qualquer discurso que eu use. Quem faz o sucesso ou o fracasso de uma Startup é o mercado. Quem manda é o mercado. É a regra do jogo.

 

Evento InovabraRankdone CONTATO

Anterior Oportunidades em TI: Vagas para Programadores e Analistas em São Paulo e Brasília
Próxima Treinamento DevOps: Práticas de Continuos Monitoring na 4Linux

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Treinamentos

Curso de Infraestrutura Ágil com práticas DevOps da 4Linux é revitalizado

Sucesso de vendas desde 2016, 4Linux moderniza seu curso trazendo várias novidades para os alunos. A 4Linux tem muito orgulho de anunciar hoje o re-lançamento do curso “Infraestrutura Ágil com

Notícias

Participe do Beta Test para certificação LPI na 4Linux

O Linux e o mundo open source estão em constante evolução e o LPI trabalha arduamente para garantir que os seus exames de certificação reflitam os mais recentes avanços na

Notícias

Microsoft lança sua própria versão do Linux para soluções de IoT

Em um pequeno evento em São Francisco a Microsoft anunciou dia 16/04/2018 que irá lançar sua própria versão do Linux o que causou grande movimentação na comunidade e discussões em