Pane em sistema apaga 16.500 processos do TCE-AM: 4Linux é contratada para recuperação
O TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) teve 16.500 processos apagados indevidamente devido a uma pane nos sistemas e-Contas e Spede (Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos) depois que um administrador de sistemas executou indevidamente um script sem fazer a devida checagem.
“ A 4Linux possui uma grande experiencia no banco de dados PostgreSQL e não foi surpresa termos sido lembrados pelo TCE-AM para fazer este trabalho emergencial. A 4Linux construiu e mantém o banco de dados postgreSQL na Caixa Econômica Federal, uma das maiores instalações mundiais do banco de dados postgreSQL”, explica Rodolfo Gobbi, Diretor-Geral.
A 4Linux foi a empresa contratada em caráter emergencial para fazer esta recuperação, e o trabalho vem sendo feito pelo profissional William Welter, especialista em banco de dados postgreSQL e certificado pela EnterpriseDB.
Apesar do TCE ter backup do banco de dados, o incidente havia tornado inacessível os arquivos, bloqueando o acesso ao back-up. O trabalho da 4Linux consiste praticamente em reconstruir o banco de dados a partir do back-up.
“O problema que ocorreu no TCE poderia ter ocorrido com qualquer banco de dados, independente da tecnologia. No momento estamos realizando a identificação dos arquivos recuperados e os associando novamente as suas tabelas nos catálogos do PostgreSQL, o que é uma tarefa complexa já que em alguns cenários foi necessário realizar alterações no código do PostgreSQL”, diz William Welter, especialista PostgreSQL da 4Linux.
O PostgreSQL conta com recursos de backup P.I.T.R. e replicação nativa que poder ser utilizados para restaurar o banco em minutos e sem perdas. O “Recovery Point-in-Time” (PITR) também é chamado de backup incremental de banco de dados ou backup online. O servidor PostgreSQL registra a transação de modificação de dados de todos os usuários como inserir, atualizar ou excluir e gravá-lo em um arquivo de registro de gravação de chamada de arquivo (WAL). Este mecanismo usa os registros de histórico armazenados no arquivo WAL para fazer alterações de roll-forward feitas desde o último backup completo do banco de dados.
Devido ao grande impacto que a pane causou no dia a dia do TCE e dos cidadãos, a notícia foi destaque em mídias especializadas de grande portais da internet:
About author
Você pode gostar também
Melhore a performance do seu banco Postgres com o PGbadger
O seu banco Postgres está lento? Você já alterou diversas configurações e mesmo assim não conseguiu identificar os problemas de performance? Pois bem, há uma luz no fim do tunel!
Maximize o desempenho do seu banco de dados com a ferramenta pg_activity
O monitoramento eficaz de um banco de dados é crucial para manter um desempenho otimizado e garantir a disponibilidade contínua de suas aplicações. Neste post, vamos explorar como a ferramenta
Guia passo a passo para criar um sistema de replicação master/slave em PostgreSQL 9.6
A replicação de dados tem como propósito garantir a alta disponibilidade de dados. Caso o servidor responsável por receber e alterar dados falhe – seja por problemas de hardware, queda