Transforme sua empresa com soluções open source para alta demanda

Transforme sua empresa com soluções open source para alta demanda

Conheça nossa solução baseada 100% em software open source.

Estamos vivendo um momento ímpar. De repente, as empresas foram obrigadas a se reinventar. O negócio foi afetado e como a “TI é o negócio” a infraestrutura computacional de inúmeras empresas estão passando por ajustes, seja para crescer ou seja para encolher abruptamente.

Para as empresas que já estavam vivenciando o processo de transformação digital os termos escalabilidade, IaC e orquestração de containers já estavam na pauta do dia a dia.

Neste cenário, surgem perguntas a serem respondidas:

  • Como identificar rapidamente os problemas ?
  • Como avaliar a aplicação com o seu crescimento de utilização?
  • Como preparar meu ambiente para as altas demandas de agora e do futuro?
  • Como gastar menos em momentos de baixa demanda?

Buscando respostas a estes questionamentos, apresentamos soluções – não só com o objetivo de ‘apagar o incêndio’ – mas também de ser o alicerce dessa evolução e tornar esta situação complicada em um mecanismo ágil e autogerenciado.

Para isso, nossas soluções – baseada em softwares open source – abrangem quatro pontos cruciais para garantir que essa evolução seja permanente:

  1. Monitoramento. (Elastic Stack, Prometheus, Grafana)
  2. Automação de Configurações. (Ansible)
  3. Automação de Infraestrutura. (Terraform)
  4. Orquestração de Containers. (Docker, Kubernetes, OKD, OpenShift)

Com estas soluções – detalhadas mais abaixo – temos condições de viabilizar a resposta ‘SIM’ para as 4 perguntas abaixo:

  • Seu ambiente está preparado para suportar alta demandas abruptas?
  • Seu ambiente está versionado e automatizado?
  • Sua equipe tem informações suficientes para agir em casos de problemas?
  • Os gastos com o seu ambiente estão bem dimensionados?

Entre em contato conosco para identificamos as suas necessidades e – juntos – fazermos parte desta (re)evolução.

Monitoramento

Imagine conseguir analisar um ambiente com históricos de registros, métricas de utilização, prever anomalias, gerar gráficos focados no negócio e fazer análise de performance de aplicação (APM), tudo isso de forma centralizada.

Para viabilizar a solução de monitoramento preditivo temos duas frentes: o Elastic Stack, que apresenta essas possibilidades com seu conjunto de Ferramentas: Beats, ElasticSearch, Kibana e Logstash, e a integração do Prometheus, que garante uma gama de possibilidades de monitoramento baseado em seus exportadores, com Grafana, para apresentar uma visualização eficaz e adaptável ao formato do negócio.

Automação de Configurações e Infraestrutura

Para falar de nossa solução de automação é impossível não citar o Ansible e Terraform. A utilização em conjunto dessas tecnologias permite que qualquer ambiente trabalhe com versionamento e em cima do conceito de IaC (Infraestrutura como Código).

O Ansible se destaca pelo fato de conseguir agilizar e garantir as configurações em multiplataformas, seja Windows ou Linux, que podem ser configuradas via scripts simples e de fácil manutenção escritos em YAML.

O Terraform é a ferramenta mais adequada para criar componentes multicloud, seja cloud privada ou pública. Sua grande gama de providers, permite que a criação de instâncias, componentes de rede, load balancers, autocaling e entre outros, seja facilitada e altamente gerenciável.

Ambas as ferramentas, tornam a criação de um fluxo de execução totalmente acessível e descomplicado.

Orquestração de Containers

Para finalizar o conjunto de boas práticas, trabalhamos com as principais soluções de containers.

Com uma diversidade de componentes e funcionalidades, o Kubernetes é hoje o principal meio para orquestração de containers. Sua facilidade em gerar projetos containerizados com crescimento horizontal, segurança e garantia do estado desejado da aplicação é o que torna essa ferramenta tão poderosa.

Um passo mais a frente temos também como opção o OKD, uma plataforma completa é poderosa para a orquestração de containers baseada em Kubernetes, suas facilidades são únicas, já que, por padrão, apresenta uma Dashboard de Gerencia intuitiva e completa, garantindo a divisão por projetos e a segregação de acessos por equipes, o que permite que os containers de um ambiente sejam utilizados de uma forma amistosa entre as equipes de Desenvolvimento e Operações mantendo o foco principal no negócio com agilidade e qualidade em suas entregas.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Guia completo sobre PromQL: a linguagem de consulta do Prometheus
Próxima Investir na Qualificação dos Colaboradores: A Chave para a Competitividade Empresarial

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 89 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Monitoramento TI

Como monitorar seu ambiente MongoDB com Prometheus e Grafana

O MongoDB é uma das soluções de NoSQL mais utilizadas na atualidade. Ele é um tipo de banco baseado em documentos assim como o AWS DocumentDB, Couchbase Server e Apache

Containers

Guia passo a passo: Instalação e uso do Minishift para desenvolvimento

O Minishift compõe uma versão simplificada do Openshift Origin. Pode ser instalado no VirtualBox e utilizado como ambiente de desenvolvimento. O objetivo deste artigo, é mostrar a instalação e uso dessa plataforma, até

Monitoramento TI

Descubra como o Helm facilita a instalação de aplicações no Kubernetes

O que é? O Helm é um gerenciador de pacotes para o Kubernetes que permite que os desenvolvedores e operadores configurem e implantem mais facilmente aplicativos nos clusters do Kubernetes.