Mais um grande evento, e claro que a 4linux não ficaria de fora -PGConf

Mais um grande evento, e claro que a 4linux não ficaria de fora -PGConf

A PGConf é uma conferência de nível mundial, que parte dos esforços de profissionais e entusiastas para expandir a comunidade do PostgreSQL, possibilitando que os participantes desenvolvam novos conhecimentos através de palestras e treinamentos.
A PGConf.Brasil é uma renovação a partir das ramificações existentes na comunidade brasileira, em prol do alinhamento com as conferências do resto do mundo.

Entrevistamos o Arlindo do Carmo, que será nosso palestrante no PGconf 2018, vale a pena conferir, ele nos conta o que espera do evento e fala algumas dicas para quem pretende atuar com banco de dados.

  • Você já participou de alguma edição do PGConf?

Não, esta é a minha primeira conferência.

  • Qual sua expectativa para evento?

Existe um grande número de palestras que abordam temas muito importantes quando falamos sobre bancos de dados em 2018. O suporte nativo a JSON é um deles, por exemplo, ao nos permitir armazenar dados de forma alternativa às clássicas linhas e colunas normalizadas em tabelas. Espero aprender mais sobre técnicas sobre alta disponibilidade, impedindo que o consumidor final sofra com qualquer tipo de indisponibilidade do sistema.

  • Qual o tema que será abordado na palestra? Pode dar uma introdução para nós?

O tema é: Sharding e Replicação em PostgreSQL com CitusDB e uma breve introdução é: Um dos maiores desafios de bancos de dados relacionais, quando comparados a soluções NoSQL, é escalar horizontalmente. Frequentemente o modelo relacional pode limitar seu aumento de performance, apenas a melhorias em hardware, remodelagem de dados e tuning de queries. Através da extensão open-source citus, é possível tornar o PostgreSQL um banco de dados distribuído, através de sharding e replicação. Essa extensão visa otimizar aplicações HTAP (Hybrid Transacional/Analytical Processing), onde existem frequentes cargas de dados e a necessidade de análise de dados em tempo real, tanto quanto atender a soluções OLAP. É importante notar que, sendo essa tecnologia uma extensão e não um fork, podemos tirar proveito de todos os recursos já presentes nas versões mais recentes do PostgreSQL.

  • Qual palestra você daria como dica, para que as pessoas não percam?

Escolher apenas um tópico é realmente um desafio, o evento tem muitas palestras, repletas de profissionais mundialmente renomados, e não há sequer uma palestra que não seja de alta relevância. Acredito que palestras que abordem temas como DevOps, banco de dados em Cloud e integrações com ferramentas Big Data serão de altíssimo proveito para o profissional de dados, que quer se manter atualizado.

Saiba mais em, www.pgconf.com.br

Anterior Docker Swarm – Criando cluster utilizando Docker Stack Deploy
Próxima Curso de Puppet, Ansible e Chef com novos conteúdos.

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Eventos

Workshop: “Práticas DevOps apoiando a transformação digital”

Em setembro, a 4Linux realizou um workshop no espaço InovaBra Habitat – espaço de coinovação do Bradesco – dedicado à geração de negócios de alto impacto baseado em tecnologias digitais

Eventos

Evento SAE Brasil 2017

O Congresso SAE BRASIL o maior e mais completo evento de Engenharia da Mobilidade da América Latina. 4linux participou do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da

Eventos

4Linux participará de evento de tecnologia organizado pela Caixa Econômica Federal

Palestras abordarão temas relacionados ao mundo DevOps. Acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2018 nas instalações tecnológicas da Caixa Econômica Federal em Osasco o evento “Digital