Descubra o poder do Kubernetes e como ele pode impulsionar suas aplicações

Descubra o poder do Kubernetes e como ele pode impulsionar suas aplicações

 

 

Kubernetes ou “k8s” para os íntimos, é uma ferramenta de código aberto originalmente desenvolvido pela Google, utilizado para a orquestração de containers, ou seja, para implantação, dimensionamento e gerenciamento de aplicações em containers.

Mas o que seriam esses “containers”, voce pode estar se perguntando, bom, containers seriam unidades ou ambientes isolados em uma máquina hospedeira, onde determinadas aplicações são executadas. Uma boa analogia seria pensar em um computador como sendo um navio cargueiro, e assim como o navio possui diversos containers com conteudos isolados, os containers em um computador também possuem cada um uma aplicação sendo executada, de forma isolada dos outros containers no mesmo computador.

containers

– Porque optar por usar/aprender kubertenes?

O Kubernetes é uma ferramenta bastante complexa, possuindo um grande numero de componentes e conceitos relacionados ao gerenciamento de grupos de containers ou “clusters”, porém ele trás um grande número de benefícios que o faz ser muito utilizado no mundo moderno, para citar alguns desses beneficios:

  • Containers possuem uma maior eficiencia para implantar e redimencionar aplicações.
  • A utilização de containers garante que as aplicações serão executadas da mesma forma, independente de onde forem implantados.
  • Aplicativos executados em containers possuem maior portabilidade, podendo ser facilmente implantados em diversos sistemas operacionais e hardwares diferentes.
  • Containers exigem menos recursos do sistema hospedeiro do que máquinas virtuais tradicionais.

– Onde o Kubernetes é utilizado no mundo de hoje?

Como dito anteriormente, o Kubernetes é uma ferramenta utilizada para a orquestração de containers, e containers no mundo de hoje são utilizados para executar todo tipo de aplicações que voce usa no seu dia a dia, um bom exemplo seria a Google, que afirmou durante a GlueCon 2014 estar utilizando tecnologias de containers desde 2004, criando milhares de containers por segundo ao redor do mundo!

– Por onde começar a aprender?

Ficou interessado? A 4Linux possui uma trilha de treinamentos na área pra voce se tornar um especialista no assunto! Desde treinamentos gratuitos contendo todo o material base do mundo dos containers até treinamentos avançados onde voce poderá se aprofundar e se tornar um especialista em Kubernetes! Confira agora mesmo no link abaixo:

Confira nossa nova formação Containers/Kubernetes.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Monitoramento Contínuo: A chave para uma infraestrutura de TI sustentável
Próxima Integração de Chat Funcional com Ferramenta Rocket.Chat: Passo a Passo

About author

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Entenda a interação entre MySQL e o cache de sistema de arquivos do Linux

Neste post veremos a interação entre o MySQL e o cache de sistema de arquivos do Linux, principalmente a respeito da configuração do buffer pool do InnoDB. Utilizamos o MySQL

Infraestrutura TI

Prometheus: A revolução do monitoramento open source em TI

Conheça o Prometheus, ferramenta open source de monitoramento adaptada ao atual modelo de TI focada em serviços e opção aos tradicionais Zabbix/Nagios. Compartilhe este post: Share on Twitter Share on

Infraestrutura TI

Guia prático: Configurando a fila Dead Letter Queue no Logstash

O Logstash é um pipeline de processamento de dados do lado do servidor de código aberto que ingere dados de várias fontes, transforma-os simultaneamente e os envia para seu “stash”