Descubra o poder do Kubernetes e como ele pode impulsionar suas aplicações

Descubra o poder do Kubernetes e como ele pode impulsionar suas aplicações

 

 

Kubernetes ou “k8s” para os íntimos, é uma ferramenta de código aberto originalmente desenvolvido pela Google, utilizado para a orquestração de containers, ou seja, para implantação, dimensionamento e gerenciamento de aplicações em containers.

Mas o que seriam esses “containers”, voce pode estar se perguntando, bom, containers seriam unidades ou ambientes isolados em uma máquina hospedeira, onde determinadas aplicações são executadas. Uma boa analogia seria pensar em um computador como sendo um navio cargueiro, e assim como o navio possui diversos containers com conteudos isolados, os containers em um computador também possuem cada um uma aplicação sendo executada, de forma isolada dos outros containers no mesmo computador.

containers

– Porque optar por usar/aprender kubertenes?

O Kubernetes é uma ferramenta bastante complexa, possuindo um grande numero de componentes e conceitos relacionados ao gerenciamento de grupos de containers ou “clusters”, porém ele trás um grande número de benefícios que o faz ser muito utilizado no mundo moderno, para citar alguns desses beneficios:

  • Containers possuem uma maior eficiencia para implantar e redimencionar aplicações.
  • A utilização de containers garante que as aplicações serão executadas da mesma forma, independente de onde forem implantados.
  • Aplicativos executados em containers possuem maior portabilidade, podendo ser facilmente implantados em diversos sistemas operacionais e hardwares diferentes.
  • Containers exigem menos recursos do sistema hospedeiro do que máquinas virtuais tradicionais.

– Onde o Kubernetes é utilizado no mundo de hoje?

Como dito anteriormente, o Kubernetes é uma ferramenta utilizada para a orquestração de containers, e containers no mundo de hoje são utilizados para executar todo tipo de aplicações que voce usa no seu dia a dia, um bom exemplo seria a Google, que afirmou durante a GlueCon 2014 estar utilizando tecnologias de containers desde 2004, criando milhares de containers por segundo ao redor do mundo!

– Por onde começar a aprender?

Ficou interessado? A 4Linux possui uma trilha de treinamentos na área pra voce se tornar um especialista no assunto! Desde treinamentos gratuitos contendo todo o material base do mundo dos containers até treinamentos avançados onde voce poderá se aprofundar e se tornar um especialista em Kubernetes! Confira agora mesmo no link abaixo:

Confira nossa nova formação Containers/Kubernetes.

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Monitoramento Contínuo: A chave para uma infraestrutura de TI sustentável
Próxima Integração de Chat Funcional com Ferramenta Rocket.Chat: Passo a Passo

About author

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Como Configurar Alta Disponibilidade de Interfaces de Rede com Bonding no Linux

Quando falamos de infraestrutura, um dos pré-requisitos é se pensar em alta disponibilidade, seja ela de: Máquinas Virtuais Storages Máquinas Físicas Links de Internet E etc. Nesse post vou explicar

Infraestrutura TI

Proteja seu e-mail contra spam e vírus com ferramentas open source

Um dos maiores ou até mesmo o maior problema quando falamos de e-mail é o recebimento de spam e vírus, um incomodo enorme tanto para o cliente final como a

Treinamentos

Novos cursos 4Linux: domine Docker, Kubernetes e OpenShift

Docker, Kubernetes e OpenShift estão entre as tecnologias abrangidas nos novos cursos. A 4Linux lançou nesta semana três novos cursos para atender a crescente procura por profissionais que conheçam containers