Curso 4Linux: Domine a orquestração de microsserviços em nuvem!

Curso 4Linux: Domine a orquestração de microsserviços em nuvem!

Quer se tornar mestre na orquestração de microsserviços nas duas maiores plataformas de nuvem, Google Cloud e Amazon Web Services? Temos o curso perfeito para você!

A 4Linux acaba de criar o curso EKS e GKE: Kubernetes Gerenciado em Cloud

O que você vai aprender:

Preparando a infraestrutura em Nuvem

Introdução às principais plataformas: Google Cloud Platform & Amazon Web Services. Explore os recursos do Google Kubernetes Engine e Amazon Elastic Kubernetes Service, criando projetos, configurando acessos, criando instâncias e muito mais em ambas as plataformas.

Cluster GKE e EKS

Provisione cluster Kubernetes na GCP e AWS. Aprenda como gerenciar seu cluster Kubernetes GKE e EKS, através de um painel e linha de comando.

Instalação de aplicações no Kubernetes

Navegue pelo universo Helm, aprenda a instalar e gerenciar aplicativos poderosos como provedor de storage remoto NFS, e um Ingress que permite tráfego externo do cluster através um LoadBalancer.

Workloads

Práticas avançadas de Kubernetes através de deploy, exposição de servições via console, gerenciamento de Ingress com HTTP/HTTPS, Horizontal Pod Autoscaler, backup de Workload e até a gestão no Marketplace.

CLI

Domine o CLI! configurando acesso do cliente ao cluster Kubernetes, permitindo via linha de comando a execução de deploy, exposição de serviços, gerenciamento do Ingress HTTP e HTTPS, Secrets, ConfigMap e Autoscaling.

      

Imagens de Containers

Imersão em Imagens de Containers, aprendendo a construção de imagens usando Dockerfile, técnicas de segurança de imagens e o gerenciamento de repositórios no Google Artifact Registry e Amazon Elastic Container Registry.

Gerenciamento de Volumes

Aprenda a utilizar diversos tipos de volumes no Kubernetes, sendo local, em bloco ou distribuído. Durante o curso vamos levantar uma aplicação contendo 11 microsserviços, onde podemos implementar o uso de volumes persistentes.

Monitoramento e Segurança

Mantenha seu cluster sempre seguro e monitorado através da visualização de métricas e logs no Google Cloud Monitoring e Amazon CloudWatch.

GitOps com ArgoCD

Do básico à gestão avançada e ambientes Canary, vamos aprender como instalar o ArgoCD no cluster GKE e EKS, além de provisionar todo o ambiente usando um repositório Git com os manifestos YAML de nosso projeto. Atravé do Argo Rollouts vamos implementar a estrategia de deploy Canary Releases, permitindo a implementação de uma nova versão de uma aplicação no cluster Kubernetes.

Malha de serviço com Istio

Explore o poderoso Istio, aprendendo desde seus conceitos básicos até o gerenciamento avançado de tráfego. Vamos aprender como realizar a instalação do Istio em um cluster GKE e EKS, além de implementar observabilidade através do Prometheus, Grafana, Jaeger e Kiali.

Rancher

Aprenda como instalar o Rancher e também como importar um clusters Kubernetes GKE e EKS. O Rancher fornece uma interface de usuário unificada que permite aos usuários gerenciar todos os recursos da nuvem, incluindo servidores, contêineres e redes.

Projeto Loja Online

O projeto Loja Online é um aplicativo de demonstração de microsserviços em nuvem, formando por microsserviços de 11 camadas. O aplicativo é de comércio eletrônico baseado na web onde os usuários podem procurar itens, adicioná-los ao carrinho e comprá-los.

Durante o curso o projeto sera construído a partir das seguintes tarefas:

  • Construir imagens Docker para cada microsserviço através do Dockerfile.
  • Enviar as imagens dos microsserviços para o servidor de registro de imagens da GCP/AWS.
  • Criar volume em bloco na Nuvem GCP/AWS para ser utilizado pelo deploy do Redis.
  • Criar volume distribuído NFS para ser utilizado pelo deploy do Frontend.
  • Realizar o Deploy de todos os microsserviços em um cluster GKE/EKS.
  • Implementar autoscaler baseado no uso de CPU para o microsserviço de Frontend.
  • Implementar GitOps (Deploy Canary) para o microsserviço através do ArgoCD.
  • Implementar Malha de serviço para os microsserviços através do Istio.
  • Gerenciar todo o ambiente através do Painel do Rancher.

No final deste curso, você terá as habilidades práticas para orquestrar e gerenciar microsserviços em ambientes de nuvem, usando as melhores práticas e ferramentas do mercado.

Para marcar o lançamento do curso: EKS e GKE: Kubernetes Gerenciado em Cloud, a 4Linux está com preço promocional!

Adquirindo o novo curso: EKS e GKE: Kubernetes Gerenciado em Cloud você terá o 50% de desconto do preço de tabela, mas atenção, a promoção válida para primeira turma:

Turma Lançamento: 544 EKS e GKE: Kubernetes Gerenciado em Cloud
Data: 04/12/2023 a 15/12/2023
Período: Live Class – Noturno – Segunda a Sexta das 18h30 as 22h30

 

 

Anterior Docker: Ferramenta essencial para desenvolvedores e gestão de aplicativos
Próxima Descubra o poder do comando sed para manipulação de texto no Linux

About author

Você pode gostar também

Cloud

Certificações Google Cloud: Aumente suas habilidades e avance na carreira

De acordo com um relatório de habilidades e salários de 2019 da Global Knowledge, 52% das organizações e departamentos de TI precisam de pessoal de TI qualificado para atingir suas

Treinamentos

4Linux inova com espaço para atualização de práticas pedagógicas

Começando o ano a todo vapor, a 4Linux está cheia de novidades! No mês de Março, os construtores (nome que recebem os consultores que também são instrutores de treinamento) da

Treinamentos

Por que a 4Linux é a melhor opção para cursos EAD em TI no Brasil

A tecnologia é a maior prova de que estamos vivendo tempos que mudam rapidamente. As novas formas de nos comunicarmos fez que todo o resto do mundo sofresse mudanças, inclusive