Alavanque seu negócio com a cultura DevOps: saiba como implementar

Alavanque seu negócio com a cultura DevOps: saiba como implementar

Estamos caminhando para fim de 2021 e muitas empresas ainda precisam se recuperar dos efeitos da pandemia e alavancar. Enquanto isso, outras se mantêm fortes e em crescimento, como as grandes empresas de tecnologia Adobe, Facebook, Netflix e Amazon. Sabe o que elas têm em comum? Elas utilizam DevOps e além disso referências globais no assunto.
DevOps é uma cultura disruptiva que quebra padrões e processos tradicionais, gera valor mais rápido aos negócios e impulsiona várias áreas da empresa. Além disso, não é necessário ter uma mega empresa para implementar ou aproveitar os benefícios da cultura DevOps! Continue acompanhando o texto, saiba mais sobre DevOps e conheça a Consultoria DevOps da 4Linux!

O que é Devops?

O termo DevOps surge da junção das palavras “desenvolvimento” e “operações”. Ele se dá a partir da união de ferramentas e mudança de mindset visando organizar processos de forma a otimizar seus resultados.

DevOps é a combinação de operações e desenvolvimento de software que reduz ou quase elimina a desconexão entre os administradores de sistemas que executam a infraestrutura e os desenvolvedores de software que desenvolvem aplicativos. O DevOps surgiu a partir da necessidade de agilizar as entregas na área de tecnologia da informação, aperfeiçoando a comunicação, colaboração e integrando desenvolvedores e administradores da infraestrutura.

Ao contrário do que muitos pensam, DevOps não é só automatizar processos,  vai muito além disso. Seu principal pilar parte de uma cultura organizacional que permita atingir os objetivos compartilhados por todo o fluxo de valor da TI. Somente com a cooperação entre as áreas, processos flexíveis e feedback constante a cultura DevOps entra em uma empresa para ficar e para contribuir de forma eficaz com o negócio.

Há quem defenda que DevOps se trata de uma cultura, outros apostam que seja uma metodologia, há quem diga que é um cargo e outros que veem como uma nova forma de pensar. Já os estudiosos consideram o DevOps como um termo em evolução e que não deve ser limitado neste momento.

Benefícios DevOps

Empresas e organizações afirmam que os benefícios DevOps são surpreendentes e podem causar revoluções em todo o processo de trabalho. De forma macro, ajuda na alta produtividade, alta qualidade na entrega de software e baixo custo de produção.

Em uma pesquisa realizada com departamentos de tecnologia da informação de algumas empresas, a DevOps Adoption, apresentou como benefícios:

• Aumento de satisfação de clientes;
• Melhoria na eficiência de negócio;
• Aumento de tempo da aplicação no ar;
• Aumento da agilidade do negócio;
• Aumento na conversão de clientes;
• Aumento do valor para o negócio;
• Redução de custos de TI;
• Aumento da produtividade de funcionários;
• Aumento da satisfação dos funcionários.

Com a implementação DevOps é possível ainda notar que a capacidade de pesquisa e inovação da empresa é aprimorada, visto que os colaboradores são incentivados a melhorar os produtos e serviços e por vezes buscam soluções criativas e que saem de sua zona de conforto.

Desta forma, seus colaboradores estarão com uma visão voltada e focada no desempenho e performance, tornando-se mais produtivos e é possível encontrar e destacar novos talentos em seu negócio.

Como implementar o DevOps na empresa?

O primeiro passo para implementar o DevOps em sua empresa é elencar as metas que deseja alcançar e contar com as ferramentas ideais e eficazes para potencializar o desempenho.

Algumas das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que apostam no DevOps são divididas em cinco grupos, sendo eles: Repositório de código-fonte (Git, CloudForce, TFS, Subversion); servidor de compilação (SonarQube, Jenkins, Artifactory); gerenciamento de configuração (Puppet, Ansible Salt, Chef); automação de teste (Selenium, Water) e infraestrutura virtual (Amazon Web Services, Microsoft Azure e VMware vCloud).

Para fazer essa implementação você pode contar com uma consultoria DevOps profissional.

Consultoria DevOps da 4Linux

Quer mudar sua empresa de patamar em 2021 com DevOps? Sabia que a 4Linux oferece consultoria para implementação do DevOps? Uma empresa especialista em implementar soluções com software open source, que é o caso do DevOps, e já implementou mais de 1000 projetos em mais de 380 diferentes clientes.

O que é uma consultoria de TI?

Como explicamos aqui no blog uma consultoria de TI é um serviço especializado que fornece um conjunto de técnicas, conhecimentos e competências para que uma determinada empresa possa atingir os seus objetivos referentes a uma determinada tecnologia. Uma empresa pode contratar um serviço de consultoria para diversas necessidades, desde uma simples análise no ambiente – a fim de investigar algum problema que o time interno não conseguiu detectar – até a construção de um novo sistema de atendimento aos clientes ou ainda uma integração via API para os softwares utilizados por ela.

Etapas da Consultoria DevOps 4Linux:

Os serviços de Consultoria DevOps 4Linux abrangem:
• Prospecção de softwares livre e open source (DevOps);
• Prova de conceito;
• Homologação;
• Definição de arquitetura;
• Planejamento de capacidade;
• Implementação;
• Mentoring.

Conheça a 4Linux

A 4Linux é referência em serviços de TI baseados em softwares livres e open source. Ela é líder de mercado em cursos de Linux e open software com uma equipe altamente especializada. A empresa busca sempre inovar e sabe que o mundo caminha para padrões abertos. Por isso, as ofertas de serviços demonstram aos clientes os benefícios e vantagens de uma solução de TI que utilize software livre e open software.
Veja também: Quando contratar suporte especializado para sua empresa?
Solicite um orçamento!

Gostou de conhecer a Consultoria DevOps da 4Linux? Para solicitar um orçamento para a sua empresa basta entrar em contato pelo link acima. Se preferir mande mensagem para: 11 96429-0501, ligue para: 11 2125-4747/11 2125-4748 ou mande um e-mail para: propostas@4linux.com.br.

Além dos serviços de consultoria, a 4Linux oferece suporte e desenvolvimento PHP e Python, além de cursos e formações.

Para ver mais artigos, eventos e notícias é só acompanhar o blog da 4Linux!

Consultoria DevOps da 4Linux!

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Entenda a LGPD e como ela impacta a segurança dos seus dados
Próxima Descubra as Oportunidades no Mercado DevOps em Ascensão

About author

Joyce Bambach Luiz
Joyce Bambach Luiz 75 posts

Responsável pela área de Marketing e Relacionamento da 4Linux, com mais de 10 anos de experiência no segmento de tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Entenda o que é e como funciona uma Máquina Virtual

O que é uma Máquina Virtual? Uma máquina virtual (VM) é um ambiente virtual que funciona como uma simulação de um computador, com sua própria CPU, memória, interface de rede

Cloud

Automatização de ambientes com Rundeck

Por que automatizar seu ambiente? Nos últimos anos, a automação tem crescido como um elemento imperativo em todos os negócios. Independente da área, temos observado um notável aumento no uso

Containers

Kubernetes – Configurando um Cluster Multi-Master

Neste post vamos configurar um cluster Kuberentes Multi-Master apenas com a sua máquina. Mas antes de falarmos sobre um cluster em Kubernetes trabalhando em modo Multi-Master… Uma palavra sobre containers…