Presidente da Microsoft reconhece erro histórico sobre open source
Presidente da Microsoft admitiu que Microsoft estava do ‘lado errado’.
No último dia 14 de maio, Brad Smith (presidente da Microsoft) afirmou em evento no MIT que a Microsoft estava “do lado errado da história” em relação ao open source e fez correções de rumo em direção ao lado certo.
Nos últimos anos – quando decidiu investir em soluções para nuvem (Azure) – a Microsoft deu uma forte guinada em direção ao lado certo da história, onde passaram à apoiar e patrocinado vários projetos open source, patrocina inclusive a própria Linux Foundation da qual inclusive hoje faz parte do conselho.
Quem é mais jovem e não conhece todo histórico de troca de farpas, em 2001 o ex-presidente da Microsoft Steve Ballmer chamou o Linux de ‘câncer’. Aqui no Brasil as agressões ao Linux também foram fortes. É famosa a frase atribuída a um diretor da Microsoft Brasil que ao ser questionado sobre o crescimento do Linux, respondeu : ”Linux? Ah! Linux tem em qualquer lugar, em banca de jornal e em caixa de sucrilhos“.
Entre 2005 e 2010, a guerra de informações e contra informações era pesada. Era uma briga de Sansão e Golias. A 4Linux chegou a criar uma peça teatral chamada ‘Tela Azul’ que foi encenada dezenas de vezes e cuja gravação da última apresentação está disponível no youtube. Nesta comédia teatral , de forma bem humorada, apresentávamos o Linux , mostrávamos seus benefícios e aproveitávamos para também dar umas cutucadas.
Naquele tempo gastava-se uma energia enorme para vender Linux pois era necessário explicar o que era open source e todo o modelo de negócio ao redor dele. Atualmente, ainda existem CIOs e líderes de TI que “continuam do lado errado da história”, mas a grande maioria nem mais questiona sobre um software ser ou não open source quando se fala de containers, big data, cloud e outras tecnologias nas quais quase tudo é open source.
Apesar do enorme investimento e das várias ações tomadas pela Microsoft em direção ao lado certo da história, a troca de “gentilezas” entre a Microsoft e a comunidade de código aberto ainda está viva. Em janeiro de 2020, a FSF ( Free Software Foundation) protocolou uma petição e enviou um hard disk em branco para a Microsoft, em tom de desafio, para que ela – que agora ama o open source – gravasse neste HD o código fonte do Windows 7. Até esta data a FSF ainda não havia recebido o HD com o código fonte.
A 4Linux é a empresa referência no Brasil em projetos, consultoria e suporte com software open source. Farpas a parte, estamos do lado certo da história desde 2001.
E você de que lado esteve este tempo todo ?
Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:
About author
Você pode gostar também
Descubra como a Rankdone está revolucionando o recrutamento de TI
A startup Rankdone.com é uma plataforma de testes para fazer seleção em processos de recrutamento. A Rankdone é uma start-up que nasceu dentro da 4Linux e este ano ela foi
Participe do Beta Test da Certificação LPIC-1 na 4Linux em São Paulo
As provas “beta-test” acontecerão no dia 30/06/2018 na sede da 4Linux em São Paulo, confira abaixo os selecionados para fazerem a prova. O Linux e o mundo open source estão
4Linux celebra treinamento de 10.000 alunos com promoções especiais
A 4Linux – tradicional empresa de treinamento de Linux e software Livre – está comemorando durante o mês de abril de 2005 o treinamento de 10.000 alunos. Um número expressivo