Workshop sobre infraestrutura ágil.

No dia 10/11/2016, aconteceu na sede da 4linux em São Paulo o workshop “Infraestrutura Ágil”. A procura foi grande pois o público estava muito interessado em ouvir sobre  DOCKER, GIT, JENKINS, PUPPET E ANSIBLE. E não é por menos. São ferramentas bases para automações e controles sugeridos pela prática DevOps, que nos últimos anos tornou-se a maior busca das empresas de tecnologia e tema de discussões e notícias.

Para você que não teve a chance de comparecer neste workshop, a 4Linux gravou, editou e o colocou a sua disposição para que você também fique por dentro do tema “Infraestrutura Ágil”. Confira o vídeo abaixo em 2 partes:

O objetivo do workshop foi esclarecer estas questões e para isso a palestrante , Gabriela Dias, Diretora de Operações da 4Linux,  falou sobre o conceito e os benefícios de uma Infraestrutura Ágil. Ela explicou como as configurações de servidores podem ser versionadas no GIT da mesma forma que feito com um código de um software em desenvolvimento. Falou também como funciona a aplicação automatizada de mudanças na infraestrutura com as ferramentas de automação Ansible e Puppet e como tudo é orquestrado e auditável pela ferramenta de integração contínua Jenkins. Além das vantagens em usar containers no Docker.

No final do workshop, em uma demonstração prática, foi criada uma infraestrutura com Apache e DNS Bind a partir do zero em poucos minutos. Alterações são feitas nesses servidores apenas com a criação de uma nova versão do arquivo de configuração versionado. Em momento algum é necessário o acesso direto aos servidores. Todas ações são realizadas automaticamente, aumentando a segurança e a auditabilidade dos sistemas.

Linux é Devops. Devops é Linux. Devops é com a 4Linux. Faça seu projeto conosco.

A 4Linux é pioneira em projetos e treinamento com tecnologias opensource. Contamos com equipe DevOps e oferecemos Consultoria  para implantação de Infraestrutura Ágil. Nossa equipe de desenvolvimento utiliza metodologia Scrum para Desenvolvimento Ágil e ‘Continuos Deploys’ para lançamento de nossas aplicações. Oferecemos o melhor curso de Infraestrutura ágil do País.

CURSOS
CONSULTORIACONTATO

Anterior Software livre e de código aberto na economia.
Próxima Workshop Infraestrutura ágil com Docker Git Jenkins Puppet e Ansible -Parte1.2

About author

Você pode gostar também

Infraestrutura

Terraform #parte3 – Criando dependências entre recursos

Esta é o terceiro capítulo da nossa série de postagens sobre Terraform, neste post iremos falar sobre as dependências entre recursos. Caso tenha perdido o início da nossa série, recomendo

Infraestrutura

Linux Bonding: Alta Disponibilidade em Interfaces de Rede

Quando falamos de infraestrutura, um dos pré-requisitos é se pensar em alta disponibilidade, seja ela de: Máquinas Virtuais Storages Máquinas Físicas Links de Internet E etc. Nesse post vou explicar

Infraestrutura

Open vSwitch: O que é? O que come? Onde vive?

Você que tem trabalhado com containers e VMs (máquinas virtuais) em nuvens públicas e privadas já deve ter ouvido falar do Open vSwitch (OVS). Ele é um switch virtual que