Workshop Infraestrutura Ágil: Conheça as ferramentas DevOps da 4Linux

No dia 10/11/2016, aconteceu na sede da 4linux em São Paulo o workshop “Infraestrutura Ágil”. A procura foi grande pois o público estava muito interessado em ouvir sobre  DOCKER, GIT, JENKINS, PUPPET E ANSIBLE. E não é por menos. São ferramentas bases para automações e controles sugeridos pela prática DevOps, que nos últimos anos tornou-se a maior busca das empresas de tecnologia e tema de discussões e notícias.

Para você que não teve a chance de comparecer neste workshop, a 4Linux gravou, editou e o colocou a sua disposição para que você também fique por dentro do tema “Infraestrutura Ágil”. Confira o vídeo abaixo em 2 partes:

O objetivo do workshop foi esclarecer estas questões e para isso a palestrante , Gabriela Dias, Diretora de Operações da 4Linux,  falou sobre o conceito e os benefícios de uma Infraestrutura Ágil. Ela explicou como as configurações de servidores podem ser versionadas no GIT da mesma forma que feito com um código de um software em desenvolvimento. Falou também como funciona a aplicação automatizada de mudanças na infraestrutura com as ferramentas de automação Ansible e Puppet e como tudo é orquestrado e auditável pela ferramenta de integração contínua Jenkins. Além das vantagens em usar containers no Docker.

No final do workshop, em uma demonstração prática, foi criada uma infraestrutura com Apache e DNS Bind a partir do zero em poucos minutos. Alterações são feitas nesses servidores apenas com a criação de uma nova versão do arquivo de configuração versionado. Em momento algum é necessário o acesso direto aos servidores. Todas ações são realizadas automaticamente, aumentando a segurança e a auditabilidade dos sistemas.

Linux é Devops. Devops é Linux. Devops é com a 4Linux. Faça seu projeto conosco.

A 4Linux é pioneira em projetos e treinamento com tecnologias opensource. Contamos com equipe DevOps e oferecemos Consultoria  para implantação de Infraestrutura Ágil. Nossa equipe de desenvolvimento utiliza metodologia Scrum para Desenvolvimento Ágil e ‘Continuos Deploys’ para lançamento de nossas aplicações. Oferecemos o melhor curso de Infraestrutura ágil do País.

CURSOS
CONSULTORIACONTATO

Anterior Software Livre: Uma Questão Econômica Beneficiando o Brasil
Próxima Descubra como Docker, Git, Jenkins, Puppet e Ansible podem beneficiar sua empresa

About author

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Descubra o mundo da Cloud Computing com o curso gratuito da 4Linux

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é a entrega sob demanda de recursos de TI via internet com preços pré-pagos. Ao invés de comprar, possuir e manter centros de dados

Infraestrutura TI

Docker: Ferramenta essencial para desenvolvedores e gestão de aplicativos

O que é o Docker O Docker é uma ferramenta de código aberto para conteinerização que agiliza a criação e a implantação de aplicativos por meio do uso de contêineres.

DevOps

Guia Completo: Como Utilizar o Vagrant para Gerenciar Máquinas Virtuais

Introdução Vagrant é uma ferramenta para criação e gerenciamento de máquinas virtuais de forma automatizada. Ele é usado principalmente para fins de desenvolvimento, permitindo que seja criado um ambiente de