Curso gratuito de Linux com conteúdo modernizado.

Curso gratuito de Linux com conteúdo modernizado.

Sabe aquela frase onde diz: “tudo que é de graça é mais gostoso”? pois é.. agora imagina ter acesso a maior empresa de treinamentos Open Source do Brasil sob a forma de um curso totalmente gratuito de Linux.

A 4Linux está completando 20 anos. São 20 anos treinando pessoas e empresas, formando profissionais e disseminando a cultura open source e de software livre, e mais, permitindo que vários profissionais tenham acesso às melhores e mais conceituadas certificações mundiais, um exemplo disso é a certificação Linux Professional Institute (LPI). A dobradinha curso de Linux + certificação LPI é o carrochefe dos nossos treinamentos.

Agora, você deve estar querendo saber do curso gratuito, bom vamos lá, pois, serão muitas novidades e lançamentos neste ano em que completamos 20 anos de vida.

Nesse post anunciamos o relançamento do curso gratuito Linux Fundamentals, que é o nosso novo curso focado em abrir as portas do mundo Linux para todos aqueles que quiserem entrar. É um curso com para iniciante, para quem quer conhecer o mundo Linux, ou está pensando em trocar de área de atuação e gostaria de saber por onde começar, acredito que esta pode ser uma excelente oportunidade. 

Agora, se você está pensando que não tem computador adequado para acompanhar o treinamento, ou não vai ter infraestrutura para realizar os exemplos mostrados no curso, não se preocupe: ter acesso à internet é o único pré-requisito que o curso exige, o resto deixa com a gente.

O curso começa mostrando uma visão de mercado, a importância do Linux no mundo atual e quais são as principais profissões do mercado que utilizam Linux. Aborda também a importância de certificar-se, reforçando o fato de que atualmente os profissionais certificados mais procurados são: LPI (Linux Professional Institute), RedHat e Linux Foundation. Esta última, vem crescendo com o tempo, e é importante comentar que até mesmo a Microsoft fechou parceria com a Linux Foundation no mesmo ano em que disponibilizou o SQLServer para plataformas Linux.

Em seguida aprenderemos a executar comandos para realizar tarefas básicas no sistema GNU/Linux, como, por exemplo, a inicialização de uma sessão, só que antes disso é demonstrado quão importante é compreender as características que esse sistema herda do padrão Unix, a estrutura do sistema operacional GNU/Linux e os conceitos de shell e bash.

Falamos também em como é fundamental saber onde buscar informações para manter-se sempre atualizado, demonstramos como consultar as documentações existentes e como buscar informações sobre o que precisamos.

E pra finalizar, trocamos uma ideia sobre hierarquia dos diretórios, até porque é vital entender bem sobre a FHS para prova da LPI, além de ser através dela que nós devemos fazer nossas atividades com o GNU/Linux em nosso dia-a-dia.

Curtiu?? Tudo isso de graça. Além de todo esse conteúdo, ainda disponibilizamos no curso Laboratórios/Quiz para você que quer sentir o termômetro de uma prova de certificação, no caso da LPI-LE – Linux Essentials, entender como são as questões, bem como as dicas para se dar bem na prova

São 3 laboratórios cada um com 5 questões juntamente com as resoluções todas explicadas bonitinhas para você.

Bom.. tá dado a dica.. entre em contato conosco e aproveita .. te espero lá no curso.. forte abraço

Inscreva-se e inicie seus estudos.

Anterior Jitsi: Solução aberta completa para videoconferências.
Próxima Introdução ao Pacemaker e Corosync - Parte 1

About author

Joatham Silva
Joatham Silva 11 posts

Joatham Pedro - Analista de Sistemas Federal, Analista de Segurança/Infraestrutura, Consultoria e Treinamento, Mestre em Sistemas em Computação, - C|EH - C|HFI - EMC - LPIC 3 - CLA - EXIN

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Gerenciando identidades e acessos com Keycloak – parte 1

O Keycloak [1] é um software open source de gerenciamento de identidade e acesso voltado para WebApps e RESTful web services. Inicialmente desenvolvido em 2014 pela comunidade de JBoss. Em

Infraestrutura TI

Conhecendo o Kernel Linux pelo /proc (parte 3) – Mapeamento de memória virtual

Como vimos nos posts anteriores, o Linux trabalha com conceito de memória virtual, ou seja, cada processo tem seu próprio endereçamento virtual totalmente isolados dos outros processos, porém o que

Infraestrutura TI

Configuração do Moodle Universal Cache (MUC)

O que é O MUC (Moodle Universal Cache) é um tipo de cache e um cache nada mais é do que um repositório de dados, que torna mais fácil e