Atualização do curso de Kubernetes: 40 horas de aula e suporte para certificações CKAD e CKA

Atualização do curso de Kubernetes: 40 horas de aula e suporte para certificações CKAD e CKA

Olá para você que trabalha ou tem interesse na área de containers, a 4Linux acaba de atualizar e ampliar o curso de Kubernetes que agora conta com 40 horas de aula. Acompanhe as novidades que incluímos nessa atualização, que agora possui 69 micro aulas:

Suporte as certificações CKAD e CKA

O curso aborda objetivos das certificações Certified Kubernetes Administrator (CKA) e Certified Kubernetes Application Developer (CKAD). Com mais laboratórios práticos, o curso agora consegue cobrir 2 certificações de Kubernetes.

 

Versão atualizada do Kubernetes

O curso foi atualizado com a versões 1.19/1.20/1.21 do Kubernetes. O objetivo é acompanhar as mudanças nas APIs de recursos do Kubernetes. Acompanhe o Ingress em versões mais atuais do Kubernetes:

---
apiVersion: networking.k8s.io/v1
kind: Ingress
metadata:
  name: ingress-nginx
spec:
  rules:
  - http:
      paths:
      - path: /
        pathType: Prefix
        backend:
          service:
            name: nginx
            port:
              number: 80
    host: nginx.4labs.example

 

Novos Containers Runtime

Foram adicionadas a instalação e a configuração dos containers runtime Containerd e CRI-O, além do Docker.

O objetivo é preparar o aluno para a versão 1.23 do Kubernetes, onde o Docker não será mais compatível e será preciso utilizar outro Container Runtime.

 

Balanceador de carga sem provedor de nuvem

Fonte: https://metallb.universe.tf

 

O curso agora conta com um recurso chamado MetalLB, que permite implementar uma balanceador de carga sem precisar de um provedor de nuvem.

O objetivo é utilizar novas tecnologias integradas ao cluster Kubernetes. O Rancher e o Openshift já estão utilizando o MetalLB para fornecer serviços LoadBalancer em bare metal.

 

Construir aplicações com Charts

Foi adicionado ao curso, como criar aplicações no cluster Kubernetes através de Charts. O objetivo é ensinar ao aluno como é possível gerenciar suas aplicações com o Helm, utilizando Charts.

 

Single Master x Multi Master

O curso também agora conta com os métodos de instalação Single Master quando existe somente 1 nó master e Multi Master quando existe 3 nós masters no cluster.

O objetivo é ensinar ao aluno, como criar um cluster Kubernetes altamente disponível.

 

Dashboards

Além do já conhecido Kubernetes Dashbord, foi adicionado ao curso o Portainer Dahboard, que permite o gerenciamento de recursos do cluster, através de um painel gráfico.

 

Projeto PHP 4Linux

Foi adicionado ao curso um projeto de uma aplicação PHP no Cluster Kubernetes com. A aplicação é composta por  um Frontend web e um Backend com banco de dados.

O objetivo é atualizar o projeto ao final de cada aula, criando assim uma experiência no gerenciamento de aplicações em um cluster Kubernetes.

Esperamos que você obtenha muito mais vantagens ao realizar este curso, ampliando seus conhecimentos e atualizando-se cada vez mais!

Esperamos você!

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior DevSecOps: 6 passos para implementar segurança no desenvolvimento de software
Próxima Entenda o que é um chatbot e como ele pode revolucionar o atendimento ao cliente

About author

Você pode gostar também

DevOps

Descubra como o Vagrant pode agilizar a configuração de ambientes virtuais

O que é o Vagrant ? Vagrant é uma solução de gerenciamento e construção de máquina virtuais, com a finalidade de automatizar a construção de laboratórios complexo por um único

DevOps

Automatize processos com Ansible e otimize seu tempo de trabalho

Já parou para pensar como seria incrível executar um comando, e quase que instantaneamente, teríamos um processo que normalmente exigiria alguns bons minutos ou horas para executar, com diversas etapas

DevOps

Como usar o Codeception para criar testes de APIs eficientes

O uso de APIs para uma comunicação padronizada entre aplicações é cada vez mais comum. Ao utilizar APIs testes precisam ser criados para validar seu funcionamento e garantir a comunicação.