Novo Curso Observability and Monitoring Fundamentals
Objetivo do Curso
- Compreender os Conceitos Essenciais: Você irá adquirir uma compreensão clara das definições e importância do monitoramento. Explorar os objetivos e benefícios do monitoramento e como ele evolui para o conceito de observabilidade. Distinguir entre diferentes tipos de monitoramento, incluindo sistemas, redes, aplicações e ambientes físicos.
- Dominar Componentes de Monitoramento: Aprenderá sobre métricas e indicadores de desempenho, e entender como coletar, armazenar e analisar dados de monitoramento. Explorar as diferenças entre monitoramento ativo e passivo, além de mergulhar nos protocolos de gerenciamento de rede.
- Explorar Ferramentas de Monitoramento: Vai conhecer as principais ferramentas de monitoramento de código aberto e compreender seus conceitos de utilização. Aprender a monitorar sistemas operacionais, redes e aplicações, abrangendo áreas como CPU, memória, disco, tráfego de rede e disponibilidade de aplicações.
- Aplicar Boas Práticas: Definir metas e objetivos de monitoramento, planejar estratégias eficientes e explorar os aspectos de monitoramento proativo e reativo. Praticar o monitoramento de uma aplicação completa, incluindo componentes web, serviço, banco de dados e contêineres.
- Analisar Estudos de Caso e Exercícios Práticos: Analisar cenários reais de monitoramento e trabalhar em exercícios práticos que envolvem a configuração de ferramentas como Zabbix e Status Page. Explorar o mercado de observabilidade e entender as trilhas de aprendizado futuras.
About author
Você pode gostar também
Graylog – Gerenciando todos os seus Logs
Este post tem como objetivo apresentar um guia para instalação e configuração do Graylog em Debian 8 (Jessie), suportado pelos bancos de dados noSQL MongoDB e ElasticSearch e com alta
Descubra como o Helm facilita a instalação de aplicações no Kubernetes
O que é? O Helm é um gerenciador de pacotes para o Kubernetes que permite que os desenvolvedores e operadores configurem e implantem mais facilmente aplicativos nos clusters do Kubernetes.
Novidades do PostgreSQL 16
Com o lançamento da nova versão 16 do PostgreSQL, teremos melhorias significativas em seu desempenho, com notáveis aprimoramentos na paralelização de consultas, carregamento em massa de dados e replicação lógica.