Curso gratuito de gerenciamento de Logs: novas ferramentas e cenários

Curso gratuito de gerenciamento de Logs: novas ferramentas e cenários

Olá para você que trabalha ou tem interesse no gerenciamento de Logs! A 4Linux acaba de atualizar e ampliar seu curso de Logs totalmente gratuito, que agora conta com novas ferramentas e cenários. Acompanhe as novidades que incluímos nessa atualização:

Coletando logs de containers com Graylog

Além de coletar logs do Rsylogs, o curso agora aborda o gerenciamento de logs de containers no Graylog. Durante o curso, um ambiente WordPress é provisionado através de containers e aprendemos como visualizar seus logs no Graylog.

Extratores baseados em Regex com Graylog

Nessa atualização vamos aprender como buscar nos logs, um ou mais detalhes de um ambiente, como por exemplo o código 404 em uma página web, indicando que o endereço buscado não existe.

Dashboads no Graylog

Gráficos de pizza e contagem de acessos são mostrados nessa atualização. O objetivo é informar através de gráficos, as estatísticas de acesso de uma página web usando o Graylog.

Alertas no Graylog

O curso também aborda agora o envio de alertas por e-mail e RocketChat. O objetivo é alertar o comportamento de um ambiente, como por exemplo quando uma página web gera um código 404.

 

 

Utilizando o FileBeat para envio de arquivos logs

O Filebeat é muito útil para coleta de logs de acesso ou de erro e possui diversos módulos para leitura de logs tais como nginx, Apache web server, Mysql etc. O objetivo nessa atualização do curso é abordar a utilização do Filebeat para coletar arquivos de logs e e​_nviar suas entradas para o Elasticsearch e/ou Logstash.

Gerenciar filtros de logs com o Logstash

O Logstash é utilizado para processar os logs de aplicações e enviá-los para o Elasticsearch. O objetivo nessa atualização do curso é abordar a instalação e a configuração da pilha ELK (Elastic, Logstash e Kibana).

Dashboads com Kibana

O Metricbeat foi desenvolvido para atender os usuários que queriam monitorar servidores em nível de sistema, coletando dados como: Uso de CPU, Memória, Sistema de Arquivos, I/O de Disco, I/O e estatísticas de redes. O objetivo nessa atualização do curso é utilizar o Metricbeat para visualizar as métricas de um host.

Gerenciar logs na AWS

Agora o curso aborda a visualização de logs da instância no console do Cloudwatch. O objetivo nessa atualização do curso é abordar a visualização de logs de um servidor web e containers na AWS.

Gerenciar logs na GCP

O curso passou a abordar também a visualização de logs da instância no console da GCP. O objetivo nessa atualização do curso é abordar a visualização de logs de um servidor web e containers na GCP.

Rsylosg

Além de todas as novidades apresentadas, o curso continua abordando os seguintes tópicos sobre Rsyslog:

  • Configuração padrão de rsyslog em Ubuntu, Debian e CentOS
  • Entendendo o que são os facilities e os severity levels
  • Gerenciar Logs Remotos
  • Log remoto utilizando a criptografia TLS
  • Armazenamento de logs Rsyslog no MySQL

Esperamos que você obtenha muito mais vantagens ao realizar este curso, ampliando seus conhecimentos e atualizando-se cada vez mais!

Inscreva-se gratuitamente.

Esperamos você!

 

Líder em Treinamento e serviços de Consultoria, Suporte e Implantação para o mundo open source. Conheça nossas soluções:

CURSOSCONSULTORIA

Anterior Descubra as vantagens e como utilizar o banco de dados NoSQL MongoDB
Próxima Curso Python Fundamentals: Sua porta de entrada para o mundo Python

About author

Você pode gostar também

Infraestrutura TI

Descubra o poder do Kubernetes e como ele pode impulsionar suas aplicações

    Kubernetes ou “k8s” para os íntimos, é uma ferramenta de código aberto originalmente desenvolvido pela Google, utilizado para a orquestração de containers, ou seja, para implantação, dimensionamento e

Infraestrutura TI

Como utilizar o Celery para paralelização de atividades em Python

O Celery é uma fila de tarefas assíncrona de trabalho, implementada em python, com base na passagem de mensagens distribuídas. Está focado na operação em tempo real, mas também oferece

Banco de Dados

Entenda o Middleware: A espinha dorsal da conectividade digital

No cenário tecnológico atual, a conectividade é a espinha dorsal que sustenta nossa vida digital. Imagine um ecossistema complexo de aplicativos, serviços e dispositivos, todos operando em conjunto perfeito. Essa