Novo Curso Observability and Monitoring Fundamentals

Novo Curso Observability and Monitoring Fundamentals

No atual mundo tecnológico sistemas e aplicações se tornaram cada vez mais complexos e interconectados, a necessidade de monitoramento e observabilidade eficazes é fundamental para garantir o desempenho, a confiabilidade e a integridade desses ambientes. O curso Observability and Monitoring Fundamentals foi cuidadosamente desenvolvido para oferecer aos participantes uma compreensão sólida dos conceitos, técnicas e ferramentas necessários para monitorar, analisar e otimizar sistemas modernos.
Mas implantar um monitoramento não é algo simples, é necessário ter uma base sólida de conhecimento em processos e operações tanto da empresa quanto das várias soluções de mercado para monitoramento.
Um novo conceito é aplicado ao mercado e esse termo tem ganhado cada vez mais destaque em convenções, jornais, palestras e seminários, o termo da vez é Observabilidade ou Observability.

Objetivo do Curso

O curso tem como principal objetivo equipar os participantes com conhecimentos sólidos e práticos para enfrentar as complexidades do monitoramento de sistemas e aplicações em ambientes altamente distribuídos.
Ao final, você estará apto a:
  • Compreender os Conceitos Essenciais: Você irá adquirir uma compreensão clara das definições e importância do monitoramento. Explorar os objetivos e benefícios do monitoramento e como ele evolui para o conceito de observabilidade. Distinguir entre diferentes tipos de monitoramento, incluindo sistemas, redes, aplicações e ambientes físicos.
  • Dominar Componentes de Monitoramento: Aprenderá sobre métricas e indicadores de desempenho, e entender como coletar, armazenar e analisar dados de monitoramento. Explorar as diferenças entre monitoramento ativo e passivo, além de mergulhar nos protocolos de gerenciamento de rede.
  • Explorar Ferramentas de Monitoramento: Vai conhecer as principais ferramentas de monitoramento de código aberto e compreender seus conceitos de utilização. Aprender a monitorar sistemas operacionais, redes e aplicações, abrangendo áreas como CPU, memória, disco, tráfego de rede e disponibilidade de aplicações.
  • Aplicar Boas Práticas: Definir metas e objetivos de monitoramento, planejar estratégias eficientes e explorar os aspectos de monitoramento proativo e reativo. Praticar o monitoramento de uma aplicação completa, incluindo componentes web, serviço, banco de dados e contêineres.
  • Analisar Estudos de Caso e Exercícios Práticos: Analisar cenários reais de monitoramento e trabalhar em exercícios práticos que envolvem a configuração de ferramentas como Zabbix e Status Page. Explorar o mercado de observabilidade e entender as trilhas de aprendizado futuras.
Ao concluir este curso, você estará preparado para enfrentar os desafios dinâmicos do monitoramento de sistemas complexos, contribuindo para a eficiência, a confiabilidade e o sucesso contínuo das aplicações e infraestruturas tecnológicas.
Não perca tempo venha para a escola número 1 em ensino de soluções OpenSource da América latina, venha para 4Linux.
Espero você!
Anterior Kubernetes - Criando um cluster local com Kind
Próxima Por que você deve investir tempo estudando Python

About author

Jeovany Batista
Jeovany Batista 10 posts

Formado em Segurança da Informação, trabalha com tecnologia há 11 anos, atualmente é Analista de Infraestrutura e Monitoramento na 4Linux, nas horas vagas se aventura na culinária e nos games. Entusiasta em opensource tools e no momento curtindo a distro OpenSuse!

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Guia prático: Configurando a fila Dead Letter Queue no Logstash

O Logstash é um pipeline de processamento de dados do lado do servidor de código aberto que ingere dados de várias fontes, transforma-os simultaneamente e os envia para seu “stash”

Monitoramento TI

Descubra o Opensearch: a ferramenta opensource para análise de logs e monitoramento

Heeey! Podemos nos referir ao Opensearch como um fork do Elasticsearch e Kibana 7.10. Basicamente, o Opensearch é uma ferramente de monitoração de aplicação e análise de logs totalmente opensource

Banco de Dados

Como monitorar seu ambiente MongoDB com Prometheus e Grafana

O MongoDB é uma das soluções de NoSQL mais utilizadas na atualidade. Ele é um tipo de banco baseado em documentos assim como o AWS DocumentDB, Couchbase Server e Apache