Workshop Infraestrutura Ágil: Conheça as ferramentas DevOps com a 4Linux

Workshop Infraestrutura Ágil: Conheça as ferramentas DevOps com a 4Linux

Aconteceu na sede da 4linux em São Paulo o workshop “Infraestrutura Ágil”. A procura foi grande pois o público estava muito interessado em ouvir sobre  DOCKER, GIT, JENKINS, PUPPET E ANSIBLE. E não é por menos. São ferramentas bases para automações e controles sugeridos pela prática DevOps, que nos últimos anos tornou-se a maior busca das empresas de tecnologia e tema de discussões e notícias.

Para você que não teve a chance de comparecer neste workshop, a 4Linux gravou, editou e o colocou a sua disposição para que você também fique por dentro do tema “Infraestrutura Ágil”. Confira o vídeo abaixo em 2 partes:

O objetivo do workshop foi esclarecer estas questões e para isso a palestrante , Gabriela Dias, Diretora de Operações da 4Linux,  falou sobre o conceito e os benefícios de uma Infraestrutura Ágil. Ela explicou como as configurações de servidores podem ser versionadas no GIT da mesma forma que feito com um código de um software em desenvolvimento. Falou também como funciona a aplicação automatizada de mudanças na infraestrutura com as ferramentas de automação Ansible e Puppet e como tudo é orquestrado e auditável pela ferramenta de integração contínua Jenkins. Além das vantagens em usar containers no Docker.

No final do workshop, em uma demonstração prática, foi criada uma infraestrutura com Apache e DNS Bind a partir do zero em poucos minutos. Alterações são feitas nesses servidores apenas com a criação de uma nova versão do arquivo de configuração versionado. Em momento algum é necessário o acesso direto aos servidores. Todas ações são realizadas automaticamente, aumentando a segurança e a auditabilidade dos sistemas.

Linux é Devops. Devops é Linux. Devops é com a 4Linux. Faça seu projeto conosco.

A 4Linux é pioneira em projetos e treinamento com tecnologias opensource. Contamos com equipe DevOps e oferecemos Consultoria  para implantação de Infraestrutura Ágil. Nossa equipe de desenvolvimento utiliza metodologia Scrum para Desenvolvimento Ágil e ‘Continuos Deploys’ para lançamento de nossas aplicações. Oferecemos o melhor curso de Infraestrutura ágil do País.

 

CURSO    CONSULTORIA    CONTATO

 

Anterior UCC-Caixa ganha prêmio global com apoio da 4Linux e Moodle
Próxima Piwik: A alternativa open source ao Google Analytics para análise de métricas

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Eventos

Campus Party Brasília 2019: Inovação e Tecnologia no Estádio Mané Garrincha

Estádio Mané Garrincha será palco da 3ª edição da Campus Party Brasília ! Este é um um dos eventos tecnológicos mais importantes do país e está com data marcada para

Eventos

Participe do The Developers Conference 2018 em São Paulo

Nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de Julho de 2018 acontecerá em São Paulo o The developers conference, também conhecido como TDC. O The Developer’s Conference é um grande encontro de

Eventos

4Linux marca presença em evento sobre Cyber Segurança e Forense Computacional

A 4Linux foi convidada a participar do CATI/SEACOMP – evento que aconteceu entre os dias 21e 25/10 – representando o 11º Congresso Acadêmico de Tecnologia e Informática (CATI) e a