Descubra como a Rankdone está revolucionando o recrutamento de TI

Descubra como a Rankdone está revolucionando o recrutamento de TI

A startup Rankdone.com é uma plataforma de testes para fazer seleção em processos de recrutamento.

A Rankdone é uma  start-up que nasceu dentro da 4Linux e este ano ela foi uma das 7 finalistas da 4 edição do Inovabra Startups para ser incubada dentro do InovaBra Habitat que é um ambiente de co-inovação onde empresas, startups, investidores, mentores e empreendedores geram novos negócios e buscam soluções inovadoras com base no networking e na colaboração.

No prédio (22.000m2) do InovaBra Habitat  dezenas de start-ups convivem com áreas de inovação de dezenas de grandes empresas em busca de soluções diferenciadas  para seus problemas  e criam um ambiente propício para inovação.

A equipe de marketing da 4Linux foi visitar a Rankdone dentro do InovaBra Habitat e aproveitou para fazer uma entrevista com os fundadores Marcelo Marques e Rodolfo Gobbi.

Como surgiu a ideia de criar a plataforma Rankdone para testar candidatos para vagas de emprego?

Surgiu de uma demanda interna da 4Linux e de nossa experiência em certificar profissionais pelo LPI. Tínhamos muitas dificuldades para recrutar e selecionar profissionais de Tecnologia. Nosso RH gastava um tempo enorme recrutando e selecionando profissionais para as entrevistas. Quando íamos entrevistar, nos frustrávamos. Os candidatos não passavam nas entrevistas. Os currículos eram até bons e o candidato achava que sabia tudo que estava lá. Na prática não era bem assim. Ai novamente o trabalho de recrutar e selecionar voltava para o RH. Levávamos mais ou menos 2 meses para preencher uma vaga. Lançamos a Rankdone para primeiro resolver nosso problema que reduziu de 2 meses para 1 semana e sem perder tempo do gerente. Ao lançarmos, percebemos que também era uma demanda do mercado e fomos conversar com pessoas do RH para aprimorarmos a plataforma. Isso acabou chamando atenção de grandes empresas que se tornaram nossos clientes rapidamente.

Como  fundadores da Rankdone quais os pontos que vocês acreditam serem os maiores diferencias e benefícios que ela pode trazer aos recrutadores e gestores?

Para os recrutadores:

-O recrutador não precisa ser um especialista em cada assunto. A Rankdone se comporta como um entrevistador técnico muito acurado.

-A Rankdone ranqueia habilidades técnicas e comportamentais. Usamos a linha do prêmio Nobel Daniel Kahneman para testes comportamentais.

-São mais de 1200 testes para as mais diversas vagas e por ser um marketplace de testes, novos testes surgem diariamente.

-O RH tem num único local: Email, currículo, Linkedin, nota e habilidade técnica e comportamental testada do candidato.

-Ganha-se tempo e reduz custo para preencher uma vaga mais rapidamente.

-Não depende de um ATS mas pode se integrar a qualquer ATS do mercado.

-A Rankdone permite feedback automático (não superficial) ao candidato. Imagine o candidato poder receber um email (que vem da própria Rankdone) informando que seria bom ele estudar tais e tais assuntos e com os links de vídeo aulas destes assuntos. Isso faz o candidato voltar melhor numa próxima oportunidade.

Gestores:

-Já existem testes prontos e o gestor pode combinar e criar outras questões do marketplace conforme seu desejo

-A Rankdone mostra não somente a nota mais a qualificação da nota, que chamamos de Cloud-abilities. Imagine poder saber não somente quanto um candidato sabe de Excel, mas do que ele sabe melhor? Macro? Tabela Dinâmica? Isso é o que chamamos de Cloud-abilities

-Pode utilizar a plataforma e selecionar os candidatos sem precisar envolver o RH.

A Rankdone já atendeu e atende grandes clientes, poderia citar alguns?

 KPMG, Deloitte, Mckinsey, Santander, Itaú, Basf em 4 países, alguns clientes sob demanda fora do Brasil. Estamos em projeto piloto para também atender o Bradesco.

O processo do InovaBra Startups, é bastante concorrido, várias Startups participam, o que acredita que fez com que a Rankdone fosse selecionada?

Bota concorrido nisso, rsrsrsr. Na quarta edição foram 7 finalistas de um total de 1500 inscrições.

Acreditamos em dois motivos para termos sido escolhidos:

(1) tínhamos um produto já em produção com clientes de peso.

(2) A forma como resolvemos o problema de ranquear candidatos. Diferente de Inteligência Artificial, nós testamos o candidato no que o gerente quer saber. Quem cria estes testes são professores, profissionais, especialistas. Somos uma espécie de UBER (pois a autoria de testes não é da Rankdone) mas de testes, não de corrida de taxi.

Como acredita que participar do Inovabra Startups irá contribuir para Rankdone?

Fomos os vencedores dentre mais de 1500 Startups que concorreram para o InovaBra Startups. Isso dá um carimbo de profissionalismo na Rankdone que é melhor do que qualquer discurso que eu use. Quem faz o sucesso ou o fracasso de uma Startup é o mercado. Quem manda é o mercado. É a regra do jogo.

 

Evento InovabraRankdone CONTATO

Anterior Oportunidades em TI: Vagas para Programadores e Analistas em São Paulo e Brasília
Próxima Treinamento DevOps: Práticas de Continuos Monitoring na 4Linux

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Descubra as oportunidades com as tecnologias de nuvem da RedHat

Se você não conhece as tecnologias de nuvem criadas e mantidas pela RedHat, agora é o momento para se atualizar! No dia 17 de maio de 2000, a comunidade open

Notícias

Campus Party Brasil 12ª edição: Inovação, Ciência e Cultura Digital

#CPBR12 Entre os dias 12 e 17/02 acontecerá a 12ª edição da Campus Party Brasil em São Paulo. Um evento que irá contar com 5 dias de duração ,1000 horas

Eventos

4Linux homenageia personalidades do mundo de TI em suas salas de aula

Todas as salas de aula da 4Linux prestam uma singela homenagem a alguma personalidade de destaque no mundo de TI. No mês de Setembro a 4Linux recebeu a visita de