Reduza custos com instâncias AWS

Reduza custos com instâncias AWS

Acabe com desperdícios com instâncias ligadas sem uso. Projeto de análise e automação da 4Linux permite reduzir gastos com serviços da nuvem AWS

Certamente sua empresa possui instâncias na AWS poucas vezes utilizadas no mês mas que sempre permanecem ativadas, o que gera custos sem necessidade. Esses servidores poderiam ser ligados apenas quando realmente fossem necessários mediante solicitações manuais, em períodos predeterminados ou automaticamente diante de uma demanda.

Ative só quando preciso

A 4Linux cria painéis visuais via web para facilitar a ativação de máquinas virtuais na AWS sempre que preciso. Políticas de acessos podem ser definidas para que um determinado setor possa tenha autonomia nesse processo. É possível inclusive agendar horários para que as instâncias sejam ligadas e desligadas. Não é preciso manter certos servidores ativos durante a madrugada ou fins de semanas, certo?

Sob Demanda

Outra solução é a aplicação de práticas DevOps com a implantação de uma Infraestrutura Ágil. Instâncias podem ser ativadas ou criadas a partir do zero em um processo autônomo mediante a uma demanda. Um bom exemplo desta aplicação são em servidores usados para compilações ou execução de testes unitários e funcionais. Eles podem ser automaticamente criados ou ativados sempre que uma nova versão de um software em desenvolvimento é lançada para que logo depois sejam desligados. Todo esse processo pode ser auditável e notificações são enviadas a cada execução. Tanto instâncias com sistemas operacionais Linux e Windows podem ser automatizados em uma Infraestrutura Ágil.

Uso de containers

A quantidade de instâncias contratada na AWS é outro fator determinante no custo mensal que poderá ser reduzido com a adoção da tecnologia Docker. Esta ferramenta de virtualização para sistemas operacionais Linux permite a criação de containers que partilham recursos entre si. Assim uma única instância na AWS pode conter diversos serviços Linux independentes em execução sem consumir muitos recursos. Containers podem inclusive ser criados temporariamente apenas para execução de tarefas pontuais.

Auto escalonamento

Com uma Infraestrutura Ágil é possível também escalar servidores dinamicamente. Em vez de provisionar instâncias AWS poderosas e caras na expectativa de suportar demandas futuras, instâncias menores e mais baratas podem ser usadas e novas criadas automaticamente sempre que detectada uma alta demanda por recursos.

Consultoria e migração

O projeto de redução de custos com a AWS da 4Linux vai além das automatizações. Contempla também a análise do ambiente na AWS e recomendações sobre o melhor modelo de negócio e tipos de instâncias a serem contratados. Descubra se é melhor contratar instâncias por demanda ou reservadas e quando vale a pena utilizar os serviços pré-configurados da Amazon.

Reduza custos com serviços Cloud com a 4Linux

Anterior Por que aprender front-end ?
Próxima Por que usar firewall pfSense?

About author

Rodrigo Rodrigues Dias
Rodrigo Rodrigues Dias 10 posts

Trabalha com Linux desde 2001, onde começou com o extinto Conectiva Linux. Atuou em empresas de Consultoria e Telefonia IP e é certificado LPIC-3 303/304 e Exin DevOps Master/Professional. Foi Redator das revistas Linux PC Master e as edições extras com os saudosos CDs com as principais distribuições Linux do mercado. Foi também responsável pelo conteúdo da revista .NET, publicação inglesa adaptada ao Brasil e especializada no desenvolvimento e design web. Também foi o principal redator da Revista do CD-ROM, que marcou época. Atua hoje como Líder de Pré-Vendas da 4Linux onde auxilia clientes na definição de seus projetos Open Source. Já ministrou curso de formação Linux e Alta Disponibilidade, foi responsável pela Infraestrutura e Gerência de Projetos na 4Linux.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura

Instalação de uma Wiki em ambiente corporativo

Em ambientes corporativos, onde vários projetos são elaborados, algumas informações são muito importantes e muito específicas aos diretamente envolvidos, como configurações de ambiente e opções dos parâmetros. Neste contexto, a

Infraestrutura

Graylog – Gerenciando todos os seus Logs

Este post tem como objetivo apresentar um guia para instalação e configuração do Graylog em Debian 8 (Jessie), suportado pelos bancos de dados noSQL  MongoDB e ElasticSearch e com alta

Big Data

Instalação do Cuda 9 em distribuições Linux baseadas no Ubuntu

Se você deseja trabalhar com algoritmos de Machine Learning, provavelmente precisará usar processamento paralelo para acelerar os resultados dos seus algoritmos. Muitos frameworks como por exemplo, o TensorFlow, já possuem