PGConf.Brasil: Conferência de PostgreSQL com Arlindo do Carmo

PGConf.Brasil: Conferência de PostgreSQL com Arlindo do Carmo

A PGConf é uma conferência de nível mundial, que parte dos esforços de profissionais e entusiastas para expandir a comunidade do PostgreSQL, possibilitando que os participantes desenvolvam novos conhecimentos através de palestras e treinamentos.
A PGConf.Brasil é uma renovação a partir das ramificações existentes na comunidade brasileira, em prol do alinhamento com as conferências do resto do mundo.

Entrevistamos o Arlindo do Carmo, que será nosso palestrante no PGconf 2018, vale a pena conferir, ele nos conta o que espera do evento e fala algumas dicas para quem pretende atuar com banco de dados.

  • Você já participou de alguma edição do PGConf?

Não, esta é a minha primeira conferência.

  • Qual sua expectativa para evento?

Existe um grande número de palestras que abordam temas muito importantes quando falamos sobre bancos de dados em 2018. O suporte nativo a JSON é um deles, por exemplo, ao nos permitir armazenar dados de forma alternativa às clássicas linhas e colunas normalizadas em tabelas. Espero aprender mais sobre técnicas sobre alta disponibilidade, impedindo que o consumidor final sofra com qualquer tipo de indisponibilidade do sistema.

  • Qual o tema que será abordado na palestra? Pode dar uma introdução para nós?

O tema é: Sharding e Replicação em PostgreSQL com CitusDB e uma breve introdução é: Um dos maiores desafios de bancos de dados relacionais, quando comparados a soluções NoSQL, é escalar horizontalmente. Frequentemente o modelo relacional pode limitar seu aumento de performance, apenas a melhorias em hardware, remodelagem de dados e tuning de queries. Através da extensão open-source citus, é possível tornar o PostgreSQL um banco de dados distribuído, através de sharding e replicação. Essa extensão visa otimizar aplicações HTAP (Hybrid Transacional/Analytical Processing), onde existem frequentes cargas de dados e a necessidade de análise de dados em tempo real, tanto quanto atender a soluções OLAP. É importante notar que, sendo essa tecnologia uma extensão e não um fork, podemos tirar proveito de todos os recursos já presentes nas versões mais recentes do PostgreSQL.

  • Qual palestra você daria como dica, para que as pessoas não percam?

Escolher apenas um tópico é realmente um desafio, o evento tem muitas palestras, repletas de profissionais mundialmente renomados, e não há sequer uma palestra que não seja de alta relevância. Acredito que palestras que abordem temas como DevOps, banco de dados em Cloud e integrações com ferramentas Big Data serão de altíssimo proveito para o profissional de dados, que quer se manter atualizado.

Saiba mais em, www.pgconf.com.br

Anterior Dominando o Docker Swarm: Implantação de Stack de Serviços em Cluster
Próxima Curso Atualizado de Automação DevOps: Domine Ansible, Chef e Puppet

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Eventos

Digital OpenWeek: Tendências Tecnológicas e Cultura Digital na Caixa

Palestras abordarão temas relacionados ao mundo DevOps. Acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2018 nas instalações tecnológicas da Caixa Econômica Federal em Osasco o evento “Digital

Carreiras

PGCONF 2022: Maior conferência de PostgreSQL do Brasil retorna presencialmente

De volta ao modelo presencial, a PGCONF acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto em São José dos Campos/SP. A 4Linux estará presente como uma das patrocinadoras do evento.

Eventos

Congresso SAE BRASIL: 4Linux e a transição para a mobilidade inteligente

O Congresso SAE BRASIL o maior e mais completo evento de Engenharia da Mobilidade da América Latina. 4linux participou do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da