Transformação Digital em Cooperativa de Crédito com Plataforma de Ensino a Distância

Transformação Digital em Cooperativa de Crédito com Plataforma de Ensino a Distância

Case – Com mais de 600 cursos na plataforma e mais de 4 mil alunos eles viram a necessidade de ir para um ambiente com maior escalabilidade, desempenho e suporte de especialistas na plataforma.

O cliente:

Considerado o maior Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Brasil. O Sistema Cooperativo se desafiou a ser e fazer a diferença, e hoje é referência Nacional e Internacional em Crédito Solidário, sendo a maior cooperativa do Brasil, contando com mais de 200 mil famílias cooperadas em nove estados brasileiros.
Tendo iniciado no sudoeste do Paraná, onde também está instalada a sede da Central, atualmente o Sistema tem uma área de abrangência com postos de atendimento em Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com expansão contínuas.

O objetivo principal do cliente é promover cada vez mais a inclusão financeira e o desenvolvimento social em cada região em que está inserida, aproximando dos cooperados os produtos e serviços financeiros.

Qual era o problema ou a necessidade do cliente?

Os cooperados precisam estar constantemente atualizados. Os treinamentos, não eram mais simples treinamentos, o cliente começou a ministrar cursos de especialização e MBA na área de Cooperativismo, a plataforma de ensino a distância precisava ter melhor desempenho e uma estrutura com suporte a falhas. Outra necessidade conhecida era a falta de atualizações do Moodle, pois a versão que estava sendo utilizada já não é mais suportada pelos mantenedores da ferramenta, a falta de atualizações pode gerar problemas por não suportar novos plugins, falta de correção de bugs e o não acesso aos novos recursos disponíveis à plataforma que são liberados em suas releases, tanto majoritárias quanto minoritárias. O cliente não tinha ambiente de testes e homologação e havia indisponibilidades no ambiente de produção quando algum teste se fazia necessário.

Por que a opção por manter o Moodle:

O cliente analisou outras opções de LMS mas optou por manter o Moodle. O Moodle é um LMS OpenSource que já era utilizado pelo sistema de cooperativas e atendia muito bem todas as necessidades O investimento que seria feito para utilização de uma nova plataforma que não fosse o Moodle seria muito maior. Além do custo com licenças, haveria o custo com a capacitação da equipe e dos 4000 alunos que já estavam habituados no uso da plataforma. Outro ponto que foi considerado fortemente diz respeito a migração dos 600 cursos já existentes na plataforma e a necessidade de adaptação dos mesmos caso fosse para um novo LMS.

Por que a 4Linux foi escolhida?

Uma das premissas do projeto era a necessidade de migrar para um ambiente SaaS, com controle de versão e a possibilidade de atualizações mais constante da plataforma e que isso fosse suportado pela empresa contratada por especialistas tanto em Infraestrutura como no Moodle.
A 4Linux oferta serviços Moodle na modalidade SaaS integrado com pipelines DevOps na qual é possível gerenciar versões, além de possuir especialistas em Infraestrutura SaaS , DevOps e Moodle para fazer a migração e todas as atualizações necessárias.

Quais os desafios foram vencidos durante a implantação:

O principal desafio do projeto foi a atualização da plataforma Moodle sem perdas de conteúdo e em tempo curto. A plataforma antiga estava 9 versões majoritárias defasadas (mais de 100 versões minoritárias) o que representa mais de 4 anos de atualizações pendentes.
Outro pré-requisito do projeto era o melhor desempenho da plataforma, para uma melhor experiência dos alunos, e para isso foi implementado tunning em todos os servidores envolvidos no projeto: Banco de Dados, Servidor Web, Clusterização dos dados e Servidor de Cache da Aplicação.

Resultados obtidos pós implantação.

O ambiente foi migrado para uma estrutura em Cloud com servidores em Cluster(o cliente optou pela AWS mas a 4Linux poderia fazer esta implementação também na Azure ou GoogleCloud ). Os servidores foram configurados para ter alta performance trazendo uma melhor experiência do usuário. O resultado da migração apresentou uma performance do ambiente melhor do que o esperado, pois além do tunning feito foi utilizado um novo tema na plataforma ( customizado pela 4Linux) que tornou a navegação ainda mais rápida. Além da implantação do ambiente de produção foi concebido para o cliente um ambiente de teste e de homologação apartado dos servidores de produção, para que não haja tempo de indisponibilidade em produção caso queiram testar um novo recurso ou plugin do Moodle.

Anterior DevOpsDays Maringá: Evento internacional de tecnologia chega ao Paraná
Próxima Aprenda a usar a base de dados Pagila para testes no PostgreSQL

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Descubra as vantagens de usar o Linux como Sistema Operacional

O Linux está sempre presente… Provavelmente você já deve ter utilizado algum sistema Linux ou baseado nele. Sim, se você já usou um sistema Android, um MacOs, IOS ou se

Notícias

Metodologias Ágeis: A Ascensão das Carreiras de Product Owner e Scrum Master

As metodologias ágeis tem conquistado cada vez mais espaço dentro das corporações. Quem – há 5 anos atrás – diria que os profissionais ou as carreiras “product owner” e “scrum

Notícias

Campus Party Brasil 12ª edição: Inovação, Ciência e Cultura Digital

#CPBR12 Entre os dias 12 e 17/02 acontecerá a 12ª edição da Campus Party Brasil em São Paulo. Um evento que irá contar com 5 dias de duração ,1000 horas