Conheça a experiência de um Arquiteto de Software no mundo DEVOPS

Conheça a experiência de um Arquiteto de Software no mundo DEVOPS

No último dia 3 de setembro aconteceu a prova beta test na sede da 4Linux em SP. Foram mais de 150 inscritos que fizeram a prova de seleção na plataforma Rankdone e os 22 melhores foram selecionados para fazerem a prova.

A área de marketing da 4Linux aproveitou a presença destes profissionais que estão na vanguarda deste mundo DEVOPS aqui no Brasil, e fez algumas entrevistas para conhecermos um pouquinho do mundo destes profissionais e o resultado será publicado na série de entrevistas intitulada: “O DEVOPS no meu dia a dia.”

Nesta entrevista vamos conhecer um pouco do envolvimento do Wellinton Pinheiro com a cultura DEVOPS. Ele trabalha como consultor autônomo e é Arquiteto de Software em sua própria empresa que se chama The Code Inside.

Qual o seu trabalho e como a cultura DEVOPS acontece no seu dia a dia?

Eu trabalho como desenvolvedor e automatizo tudo que posso, desde testes até deploy da aplicação. Trabalho bastante com CI/CD, ferramentas como Git, Jenkins, Gitlab CI, Chef e Ansible. A cultura Devops entra para difundir o conhecimento e uma forma ágil e dinâmica de trabalho. Temos vários repositórios que são acessíveis por todos os devs e sysadmins e tentamos manter lá todos os projetos utilizados para fazer deploy, pipelines ou documentação que deve ser compartilhada entre todos. Incentivamos que as pessoas tentem extrair toda informação que fica na cabeça delas e salve de alguma forma em um repositório.

Quando você entrou para o mundo DEVOPS ?

Eu me interesso pelo assunto há um bom tempo, sempre trabalhei com automação de testes e deploys, com Chef e Jenkins. Venho trabalhando mais forte com isso há 1 ano quando entrei em um time que cuidava das ferramentas para desenvolvedores, ou seja, tudo aquilo necessário para facilitar a vida do desenvolvedor.

O que você achou da certificação DEVOPS do LPI e o foco em ferramentas livres de DEVOPS?

Eu gostei bastante!! Achei muito legal o foco em ferramentas open. A prova foi bem diversificada, com questões de vários assuntos. Achei umas duas questões meio dúbias, mas nada que comprometa a qualidade da prova. Na minha opinião a prova está bem alinhada com a realidade do mercado.

Os cursos da 4linux já estão preparados para a certificação DEVOPS do LPI e a 4Linux acaba de lançar um curso preparatório para a Certificação DEVOPS Master da Exin, mais focado em conceitos do que em ferramentas. Você conhece esta certificação? Pretende também se certificar nela, além da certificação do LPI?

Não conheço essa certificação da Exin e provavelmente não farei a prova.

Que dica você dá para quem quer entrar no mundo DEVOPS?

Acho que quem quer entrar nesse mundo tem que entender o que são os Métodos Ágeis, entender qual a real necessidade conseguir fazer com que a informação flua dentro dos times e da empresa. Acredito ser essencial estudar Git, pelo menos alguma ferramenta de CI e outra de provisionamento, como Ansible, Puppet ou Chef.

Wellinton, agradecemos sua participação.

 

Anterior Entenda a importância da semântica do HTML para SEO e acessibilidade
Próxima Conheça as Ferramentas Essenciais para Trabalhar com PostgreSQL

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Big Data

Conexão com Cluster Kafka Hospedado em Kubernetes: Guia Completo

Nesse artigo vamos discutir questões relacionadas a como disponibilizar um cluster kafka hospedado em um k8s para aplicações que estejam hospedadas fora do cluster kubernetes. Não vamos tratar da instalação

DevOps

Prepare-se para o mercado com os novos cursos de certificação DevOps da 4Linux

A 4Linux tem a tradição de inovar e estar sempre oferecendo cursos modernos que preparam os profissionais para ocuparem boas vagas de emprego conforme demanda do mercado de trabalho. O

Containers

Guia Prático: Como Configurar um Cluster de OpenShift Origin

Esse post tem como objetivo criar um cluster de OpenShift Origin com um master e dois nós, a fim de fazer o deploy automático e definir o fluxo de integração