Descubra como o Ansible e o IaC podem revolucionar sua infraestrutura de TI

Descubra como o Ansible e o IaC podem revolucionar sua infraestrutura de TI

O termo IaC – Infrastructure as Code – dá nome aos processos de provisionamento de infraestrutura tecnológica (principalmente em Cloud Computing) através de códigos, viabilizando o versionamento e a colaboração também para este segmento.

Entre as ferramentas que viabilizam o desenvolvimento de uma infraestrutura como código, podemos falar do Ansible, mantido pela RedHat – que através de uma linguagem simples (o YAML) pode tanto gerenciar, quanto provisionar ambientes inteiros, tratando-se de ambientes em Cloud Computing: desde roteadores, associação de endereços IP até instâncias de máquinas virtuais, além de gerenciar configurações como definir programas instalados e conteúdo de arquivos.

Com a forte adoção da ferramenta pela comunidade, a RedHat criou o Ansible Galaxy um portal onde qualquer pessoa poderia publicar seu código em Ansible já preparado para automatizar alguma tarefa. A intenção é que os códigos desenvolvidos para o Ansible Galaxy sigam um padrão e sejam portáveis, ou seja, que funcionem em diferentes ambientes, independente da distribuição Linux ou até sistema operacional, chamamos esse padrão de Role, afim de que outras pessoas possam colaborar com otimizações ou até para aqueles que apenas precisam da solução pronta.

Você pode acessar o Ansible Galaxy e encontrar códigos desenvolvidos pela comunidade através do endereço  https://galaxy.ansible.com/.

Para executar um código desenvolvido por outra pessoa, antes de qualquer coisa é necessário ter o Ansible instalado no seu computador e configurado para alcançar os dispositivos que você quer aplicar alguma solução, a seguir basta executar o comando abaixo para começar o download do código escolhido – no exemplo deste artigo vamos usar uma Role para automatizar a instalação do Docker desenvolvido pelo usuário Jeff Geerling, grande contribuidor de código para Ansible.

$ ansible-galaxy install geerlingguy.docker

Para executar o código e instalar o Docker nos seus dispositivos basta escrever um script simplesmente referenciando os hosts e a Role do Geerling.

---
- hosts: all
roles:
- geerlingguy.docker

Pronto! Agora é só aguardar enquanto o Ansible instala o Docker nos seus dispositivos.

 

CURSOSCONSULTORIA    CONTATO

 

Anterior Campus Party Brasil 12ª edição: Inovação, Ciência e Cultura Digital
Próxima Guia prático: aprenda a utilizar o Git e integrar com o Github

About author

Jonathan Alves
Jonathan Alves 4 posts

Jonathan Dantas Alves, atua como Analista de Infraestrutura em Software Livre, formado em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia IBTA. Possui experiência em ferramentas voltadas para aplicação da cultura Devops, com ênfase em monitoramento. Detém expertise como instrutir de cursos voltados ao Sistema Operacional Linux, possui Certificação Zabbix e LPIC2

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Conheça a experiência de um Arquiteto de Software no mundo DEVOPS

No último dia 3 de setembro aconteceu a prova beta test na sede da 4Linux em SP. Foram mais de 150 inscritos que fizeram a prova de seleção na plataforma

Infraestrutura TI

Aprenda a usar o comando chattr para bloquear arquivos e diretórios

Nesta dica da semana da 4Linux, iremos aprender o comando chattr, utilizado para bloquear arquivos e diretórios, ou seja criar restrições de acesso a diretórios e arquivos. O que é?

Treinamentos

Descubra o mundo da Cloud Computing com o curso gratuito da 4Linux

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é a entrega sob demanda de recursos de TI via internet com preços pré-pagos. Ao invés de comprar, possuir e manter centros de dados