Conheça mais sobre os serviços de Gestão de Riscos e Testes de Intrusão

Conheça mais sobre os serviços de Gestão de Riscos e Testes de Intrusão

Tecnologia de informação está cada vez mais relacionada aos processos produtivos e já mudou a forma de fazer negócios. Se a evolução dos setores de TI possibilitou maior produtividade e inovação também geraram novos desafios para gerenciamento de riscos e vulnerabilidades envolvidas. E com serviços de TI cada vez mais onlines e uso efetivo de computação na nuvem, nunca o negócio da empresa esteve tão exposto.

A 4Linux irá auxiliar sua empresa a operar com mais confiança com adoção de práticas para identificar e mensurar riscos envolvidos em processos e serviços de TI e assim preservar a privacidade. Implantamos processos gerenciais, práticos e essenciais na proteção de suas informações, manutenção da disponibilidade de seus serviços e cumprimento de exigências regulatórias.

Descubra como definir e implantar um processo de gestão de riscos operacionais aderente às principais práticas e exigências de mercado, como ISO 27005, ISO 27001, ISO 9001 e BACEN. As práticas são ajustadas realidade da empresa para possibilitar sua adesão.

Transforme as atitudes reativas em proativas através da visão baseada em riscos. Reduza despesas e custos do negócio e tome as melhores decisões de investimentos com o uso da gestão de riscos. Conheça seus ativos, vulnerabilidades, controles e saiba criar planos de ação para redução de riscos operacionais

Nossos serviços abrangem:

  • Definição de critérios de impacto, probabilidade e aceite de riscos
  • Definição de escopo
  • Definição de ativos
  • Identificação de vulnerabilidades em sistemas
  • Identificação de fragilidades em processos
  • Identificação e estimativa/priorização de riscos
  • Definição dos controles a serem implantados para mitigação dos riscos, levando em consideração eficácia, custos e tempo de implantação
  • Criação do plano de tratamento de riscos (PTR)
  • Criação de indicadores de monitoramento e gestão
  • Treinamento para a equipe dar continuidade ao processo de acompanhamento e melhoria contínua

Testes de Intrusão

A privacidade das informações digitais da sua empresa depende de como seus serviços e sua estrutura de TI está configurada. Invasores podem explorar brechas na segurança para obter informações financeiras, pessoais, privilegiadas e estratégicas e assim obter vantagens, aplicar fraudes e/ou divulgar seus dados. Ataques podem ocorrer a partir da internet, por meio de vírus, malwares ou hackers, ou de dentro da empresa, por colaboradores e visitantes.

https://www.xlabs.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/07/Vuln-Pen.jpg.png

Além do problema com a privacidade, ataques podem gerar perda de dados e comprometimento serviços que podem levar a prejuízos irreversíveis. Um ataque pode ainda ser disfarçado de forma a não ser percebido até que seja tarde de mais.

Para proteção é essencial a execução de Testes de Intrusão. Durante o processo serão realizados verificações minuciosas e aplicados ataques simulados para identificação de vulnerabilidades presentes em sistemas e infraestruturas. Um teste de intrusão diferencia-se de qualquer outro serviço por realmente explorar as fragilidades encontradas, para entender a extensão do problema e reportá-lo ao cliente. Desta forma, é possível priorizar correções pela gravidade do problema, traçando um plano de ação inteligente.

Brechas de segurança pode ser causadas por falhas em políticas de acesso e segurança, senhas fracas, exploids instalados sem conhecimento, firewalls e IDS mal configurados, serviços em execução sem necessidade ou mal configurados, bugs em softwares, sistemas desatualizados, sensibilidade a ataques de negação de serviço e muitos outras razões.

O resultado da análise é apresentado ao cliente com soluções possíveis a serem aplicadas. Uma vez feitas as modificações na infraestrutura e nos sistemas, os testes poderão ser executados novamente para certificação de que as vulnerabilidades foram corrigidas.

Nosso serviço oferece duas abordagens para uma completa visão das fragilidades:

  • Testes Externos
    Atuamos na tentativa e invasão dos sistemas de nossos clientes a partir da internet, sem conhecimento prévio de nenhuma informação privilegiada, fidelizando ao máximo a perspectiva de um hacker.
  • Testes Internos
    Partimos da perspectiva de um colaborador ou visitante com acesso à rede interna da organização. Simulando um dos mais populares tipos de incidentes de segurança no mundo hoje, fraudes e vazamento de informações do negócio da empresa cometidas por funcionários ou ainda um hacker que obteve acesso a uma estação de trabalho através de um malware

Saiba mais:

Anterior Por que usar firewall pfSense?
Próxima Software Livre não é software, é serviço

About author

Rodrigo Rodrigues Dias
Rodrigo Rodrigues Dias 10 posts

Trabalha com Linux desde 2001, onde começou com o extinto Conectiva Linux. Atuou em empresas de Consultoria e Telefonia IP e é certificado LPIC-3 303/304 e Exin DevOps Master/Professional. Foi Redator das revistas Linux PC Master e as edições extras com os saudosos CDs com as principais distribuições Linux do mercado. Foi também responsável pelo conteúdo da revista .NET, publicação inglesa adaptada ao Brasil e especializada no desenvolvimento e design web. Também foi o principal redator da Revista do CD-ROM, que marcou época. Atua hoje como Líder de Pré-Vendas da 4Linux onde auxilia clientes na definição de seus projetos Open Source. Já ministrou curso de formação Linux e Alta Disponibilidade, foi responsável pela Infraestrutura e Gerência de Projetos na 4Linux.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Infraestrutura

Subutai: Uma nova maneira de pensar sobre nuvens

A famosa “Cloud Computing”, a ideia de que todos os tipos de tecnologias podem ser entregues totalmente pela Internet está crescendo cada vez mais e mudando tudo! Isso afeta nossas

Infraestrutura

Acessos remoto centralizado com Apache Guacamole

Neste post falo sobre uma ferramenta bastante interessante do projeto Apache chamado Guacamole que irá resolver problemas de acessos remotos a servidores em sua empresa. É uma mão na roda.

Infraestrutura

MongoDB Aggregation

Descubra como processar documentos distintos agrupados em uma única saída para facilitar a geração de resultados e performance quando preciso efetuar buscas em banco de dados MongoDB A seguir explicarei